/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Volkswagen do Brasil firma acordo com Prefeitura de São José dos Pinhais para implantação de projeto de educação infantil
A Volkswagen do Brasil assinou na última sexta-feira, dia 27, convênio com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) para a adoção do projeto “Brincar” na rede municipal de educação infantil. O acordo, o primeiro da empresa com a administração na cidade, prevê a implantação do projeto educacional, criado e coordenado pela Fundação Volkswagen, que tem como objetivo capacitar professores e fornecer material didático para o desenvolvimento de atividades voltadas à educação de crianças com até seis anos de idade. A meta é encerrar 2010 com o “Brincar” já em 65 escolas públicas da cidade, capacitando mais de 80 professores e atingindo cerca de 2.100 alunos.
A assinatura do contrato ocorreu na unidade Volkswagen em São José dos Pinhais e contou com a presença do Prefeito da cidade, Ivan Rodrigues, da Secretária de Educação, Tania Centeno, e do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente da Fundação Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn, além de outros diretores da empresa.
Brincar: formação de educadores
O projeto “Brincar” visa preparar os professores para desenvolver nas crianças aspectos como raciocínio lógico, linguagem, imaginação, memória e comportamento em sociedade, por meio de brincadeiras pedagógicas. Dentre os conteúdos de formação do Brincar, estão as técnicas para interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço das atividades e a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade.
Recentemente o programa ganhou um novo material didático, composto pelo livro de apoio e orientação “Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância”, por um CD e por fichas de aplicação prática das brincadeiras e canções infantis. A ficha de aplicação prática da “bola de gude”, por exemplo, além de ensinar as regras do jogo, conta que ele existe desde o Egito antigo, há mais de 6.000 anos.
De acordo com a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, o material foi desenvolvido para proporcionar ao professor ferramentas de ensino de qualidade, considerando o fato de que as crianças agora entram mais cedo na escola. “Com decisão do governo em ampliar o ciclo básico de ensino para nove anos, aumentou também a demanda por novos materiais pedagógicos para a educação infantil”, afirma.
Lançado em 2005, o Brincar chegará em 2010 a 81 municípios brasileiros, beneficiando diretamente 855 educadores e quase 20 mil estudantes.
Nova biblioteca: incentivo à leitura dos colaboradores
Reafirmando seu compromisso com o incentivo à leitura dos brasileiros, a Volkswagen do Brasil – que recentemente patrocinou a Bienal Internacional do Livro de São Paulo -, aproveitou a ocasião para inaugurar as instalações da Biblioteca Volkswagen da fábrica de São José dos Pinhais. Com um acervo inicial de 2.500 livros, a Biblioteca tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares.
São José dos Pinhais recebe a segunda unidade da Biblioteca Volkswagen. A primeira funciona na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), cujo acervo já atinge 6.500 títulos entre temas técnicos, de interesse geral e best sellers. Os locais reservados aos dois acervos são modernos, contam com equipamentos novos e bibliotecários treinados para oferecer o melhor atendimento. Funciona também como um local de promoção de eventos culturais e rodas de leitura.
Sobre a Fundação Volkswagen
Com 30 anos de trabalhos no Brasil, Fundação Volkswagen realiza e incentiva práticas sociais voltadas seus colaboradores e à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e o desenvolvimento social de pessoas de baixa renda. Entre os diversos projetos da Fundação, além do “Brincar”, destaca-se o “Entre na Roda”, que capacita professores e voluntários das comunidades para a utilização de técnicas de contação de histórias. A Fundação doa um baú com cerca de 200 títulos aos participantes – para 2010, a previsão é distribuir 244.500 livros. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil e disseminar o hábito pela leitura. A iniciativa está presente não só em escolas, mas também em presídios, comunidades quilombolas, escola de samba e hospitais.
O “Estudar pra Valer” promove encontros de formação de educadores, acompanha atividades em sala de aula e fornece material de apoio para professores e alunos do 1º ao 9º ano. Em 2003, foi reconhecido pela UNESCO como uma das cinco inovações em educação na América Latina e Caribe. O “Coral da Gente” é formado por crianças de baixa renda da comunidade de Heliópolis, em São Paulo (SP), e foi criado por iniciativa do maestro Sílvio Baccarelli. Por meio de aulas de música, as crianças são convidadas a ampliar seu universo cultural, complementando a educação que recebem no convívio com a família e na escola.
A Fundação Volkswagen também cuida do “Pró-Educar Brasil” e do “Costurando o Futuro”. O primeiro oferece bolsas de estudos para a formação universitária de professores da região de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, buscando a eficácia no atendimento à comunidade beneficiada com o objetivo de promoção social por meio de uma educação de qualidade. O “Costurando o Futuro” oferece alternativa de geração de trabalho e renda por meio de uma oficina de costura na qual a matéria-prima básica é composta por uniformes sem condições de uso descartados pelos colaboradores da Volkswagen do Brasil
