Marchionne ressalta importância do Brasil para a estratégia da Fiat no mundo
Uma palestra sobre a indústria automobilística mundial para cerca de 2.000 concessionários reunidos no XX Congresso da Fenabrave e uma homenagem recebida por empresários italianos e brasileiros do Gruppo Esponenti Italiani (GEI) foram os eventos que marcaram a passagem do CEO mundial do Grupo Fiat, Sérgio Marchionne, pelo Brasil, na última sexta-feira (10/09). No dia anterior, Marchionne realizou uma série de encontros de trabalho com os dirigentes das empresas do Grupo no Brasil: Fiat Automóveis, CNH, Iveco, FPT Powertrain Technologies, Magneti Marelli, Comau e Teksid.
“Posso garantir que pretendemos consolidar nossa presença e liderança no Brasil”, afirmou Marchionne, após uma série de reuniões com os dirigentes de todos os negócios do Grupo Fiat no Brasil para discutir estratégias para o futuro. “Pretendemos preservar e desenvolver a preciosa contribuição do Brasil ao Grupo Fiat”, completou, ao proferir a conferência magna de abertura do Congresso da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de todas as marcas no Brasil. O CEO do Grupo Fiat foi o principal convidado do congresso e foi bastante aplaudido pelos presentes, ao fazer uma ampla análise da atual situação da indústria automobilística mundial e dos desafios necessários para sua recuperação. Ele também ressaltou o ótimo momento vivido pela economia brasileira e pelas empresas do Grupo Fiat no Brasil.
Ao saudar os concessionários, Marchionne destacou a importância da parceria estratégica adotada entre as empresas do grupo e seus distribuidores no Brasil. “Vocês são os embaixadores de nossas marcas e são cruciais nos esforços em manter e reformar o relacionamento com os consumidores”, afirmou.
Homenagem
Ainda na sexta-feira, Sergio Marchionne recebeu o prêmio “Amerigo Vespucci”, concedido pelo Gruppo Esponenti Italiani (GEI) a personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento comum e a integração entre Brasil e Itália. Esta foi a quinta edição do prêmio, que homenageou também o economista Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O GEI comemora 10 dez anos de existência no Brasil e é presidido por Valentino Rizzioli, presidente da CNH e vice-presidente da Fiat no Brasil.
Em seu agradecimento, Sergio Marchionne afirmou que recebeu a homenagem “em nome das 240.000 pessoas da Fiat e da Chrysler no mundo, que todos os dias dedicam com paixão todas as suas habilidades para que estas sejam empresas sérias e respeitadas”. Ele destacou as pessoas que trabalham no Brasil: “Foi graças a elas que hoje podemos nos sentir orgulhosos do que foi construído e daquilo que continuaremos a construir juntos”.
O prêmio Amerigo Vespucci é uma reprodução de uma das caravelas das expedições do navegador florentino que explorou a costa brasileira no Século XVI e cujo nome inspirou a América.