Texto: Imprensa Gincana do Caminhoneiro
À medida que a 22ª GINCANA DO CAMINHONEIRO vai chegando à reta final, aumenta ainda mais a adrenalina durante a etapa classificatória. E não é pra menos! Está em jogo a oportunidade de ganhar um caminhão VW Constellation 24.250 zerinho! E agora, só restam três vagas para a grande final da competição de slalom mais famosa das estradas, que conta com promoção da Revista Caminhoneiro, patrocínio da MAN Latin America, através da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e apoio da Cummins Brasil e Goodyear do Brasil.
Marcada para o período de 18 a 20 de novembro, a sexta e última etapa da 22ª GINCANA DO CAMINHONEIRO deve reunir mais de 600 competidores no Posto Texano – no km 123 da BR 277, em Campo Largo, região da Grande Curitiba/PR – , para classificar os três últimos caminhoneiros para a grande final do evento, que acontecerá dia 21 de novembro, no mesmo local; oportunidade em que contemplará o primeiro colocado com um caminhão Volkswagen Constellation 24.250; o segundo, com um automóvel Gol 1.0 e o terceiro, com um notebook.
Para participar do desafio, o caminhoneiro deve apresentar CNH categorias C, D ou E, e inscrever-se gratuitamente. Inscrito, o caminhoneiro aguarda a sua vez para mostrar que é bom de braço, ziguezagueando entre cones no comando de um caminhão, com a meta de percorrer o percurso pré-estabelecido no menor tempo e com menos faltas (ou seja, sem derrubar nenhum cone!), para atingir o tempo pré-classificatório estabelecido pela organização.
Meta atingida, o caminhoneiro pré-classificado parte para uma segunda fase, onde fará o percurso novamente, com um traçado de maior dificuldade. Vale dizer que a performance dos competidores é avaliada por uma dupla de cronometristas homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo que, com auxílio de foto-célula, indica os melhores tempos da etapa, afinal, milésimos de segundos são decisivos para a classificação.
Até o momento, quinze caminhoneiros (entre eles, uma mulher!) se deram bem na competição, conquistando uma vaga para a disputa derradeira. Confira quadro abaixo:
1ª Etapa – 26 a 28/3 – Canoas/RS
Marcio Piacentini – Ibicaré/SC
Clari Pivetta – Ibicaré/SC
Hélio Moacir Chianfa – Arapongas/PR
2ª Etapa – 23 a 25/4 – Campo Grande/MS
João Edson Lazaroto – Colombo/PR
Carlos Alberto de Marco Migliorini Jr. – Arapongas/PR
Sandro João Dani – Ibicaré/SC
3ª Etapa – 11 a 13/6 – Montes Claros/MG
Daniel Bero – Quatro Barras/PR
Alexandre Sakai – Bauru/SP
Roberto Polli – Colombo/PR
4ª Etapa – 6 a 8/8 – São Luís/MA
Valdiclei Prestes – Colombo/PR
Edvandro Resende – Curitiba/PR
Fernando Sakai – Bauru/SP
5ª Etapa – 24 a 26/9 – Araporã/MG
Ismael Enik – Campo Largo/PR
Amíria Regina Mottin Strapasson – Colombo/PR
Mauro Augusto Chianfa – Arapongas/PR
Merece ser destacado que, além da prova do slalom, a 22ª GINCANA DO CAMINHONEIRO também tem uma preocupação em passar informação ao profissional da estrada. Durante os três dias do evento, serão realizadas palestras sobre produtividade e lucratividade ministradas pelo engenheiro João Roberto Valdivia. Sob o patrocínio da MAN Latin America, através da marca VW Caminhões e Ônibus, as palestras apresentam os principais elementos que podem ajudar a reduzir custos operacionais do dia-a-dia do transportador.
A sexta e última etapa da 22ª Gincana do Caminhoneiro acontece de 18 a 20 de novembro, no Posto Texano (Rod. BR 277, km 123), em Campo Largo/PR, das 8h às 18h.






