Outros
Ford apresenta a futura geração da Ranger global no Salão da Austrália
A futura geração da Ranger Global faz sua estréia hoje, no Salão Internacional da Austrália. Membro mais recente da família de veículos globais da Ford, a nova Ranger traz grandes inovações, seja em potência, segurança e capacidade de carga, seja em economia de combustível, conforto e design, que a colocam na liderança da categoria. Além da reconhecida força para o trabalho, ela oferece interior espaçoso, conforto e uma experiência de direção sofisticada que os consumidores só esperariam encontrar em um automóvel.
A nova Ranger é construída sobre uma nova plataforma global da Ford e da Mazda, que substitui com tecnologia de última geração as duas plataformas produzidas atualmente.
Destinada a atender mais de 180 mercados em cinco continentes, a nova Ranger Global será oferecida como uma família completa de picapes, com três versões de carroceria, tração 4×2 e 4×4 e até cinco opções de acabamento, dependendo de cada região. Todas as novidades da picape serão reveladas oportunamente, bem como a data de introdução nos mercados da América do Sul.
Totalmente nova
A produção inicia a sua curva de aceleração a partir de meados do ano que vem em Rayong, na Tailândia, para a região da Ásia-Pacífico. Embora não haja planos para a sua introdução nos Estados Unidos ou no Canadá, a nova Ranger Global será vendida em 180 países, tornando-se um dos produtos mais abrangentes da marca. Isso mostra a importância das picapes médias em diferentes mercados mundiais e o peso da Ranger dentro do portfólio global de produtos da Ford.
A Ranger também sinaliza como a Ford está usando seus recursos globais de forma mais eficiente, dentro do plano ONE Ford. O time de desenvolvimento do produto teve como base a cidade de Melbourne, na Austrália.
“Conhecemos picapes como ninguém e reunimos a nossa melhor experiência em todo o mundo para criar a nova Ranger”, diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento Global de Produto da Ford. “Focando nossos recursos globais em uma única plataforma, podemos entregar avanços significativos, com equipamentos e tecnologias inovadoras, além de uma economia de combustível impressionante, que por si só já é uma razão de compra.”
A nova Ranger Global reflete a visão da Ford em relação aos crescentes desejos dos compradores de picapes médias em todo o mundo. “As picapes médias são extremamente importantes para os clientes de diversas regiões do mundo”, diz Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford. “Para muitos, ela é o único veículo da casa, chefiada por um profissional que trabalha duro e do qual as outras pessoas dependem. Essas pessoas precisam de uma picape capaz de dar conta do recado – e ficarão surpresas como as novas tecnologias da Ranger que facilitam o trabalho. Elas também querem, cada vez mais, refinamentos hoje só encontrados em automóveis, e a Ranger também inova nesse ponto”.
Herança forte
Suas novidades incluem o chassi, a suspensão dianteira e traseira e o sistema de direção, com capacidade de carga e reboque ampliada. O interior oferece um novo padrão de espaço, silêncio e conforto, além de tecnologias e equipamentos que estão um passo à frente na categoria.
Novo design
As extensas pesquisas feitas com clientes do segmento em todo o mundo revelaram coincidências surpreendentes em relação ao gosto e design. Embora as necessidades e expectativas possam variar nos 180 mercados em que a picape será vendida, o design Raça Forte da Ranger encontrou eco em todos.
Internamente, o estilo de acabamento varia, mas todas as partes foram projetadas para ser intercambiáveis. Os materiais são resistentes para suportar o contato com ferramentas ou botas sujas, em situações normais de trabalho. Seus 20 porta-objetos incluem porta-luvas com capacidade para um laptop e um compartimento escondido sob o banco traseiro para equipamentos eletrônicos.
Diversos itens foram otimizados para reduzir o custo de manutenção, especialmente com combustível. A aerodinâmica da carroceria foi aperfeiçoada com simuladores de ponta, iguais aos da Fórmula 1, e mais de 1.000 testes do veículo completo para chegar à forma perfeita.
Novos motores
A linha conta também com três opções de transmissão: a manual de cinco velocidades; a manual de seis velocidades, acionada por uma alavanca curta, que entrega a mesma sensação e precisão de um carro de passeio; e a automática de seis velocidades. Esta última traz, entre outras novidades, o Grade Control Logic, que reduz a marcha automaticamente em descidas e auxilia a frenagem.
Um indicador no painel mostra a marcha ideal e orienta o motorista a otimizar a economia de combustível. As versões 4×4 da nova Ranger vêm com o aprovado botão de comando eletrônico no painel e marcha reduzida. O bloqueador de diferencial é opcional.
Dirigibilidade refinada
A caçamba da nova Ranger Global cabine dupla oferece capacidade de carga maior, mesmo com todos os passageiros a bordo. Com comprimento de 1.549 mm, 511 mm de altura e 1.560 mm de largura, ela acomoda 1,21 metro cúbico.
Segurança abrangente
Os engenheiros usaram simuladores sofisticados para aprimorar a resistência da nova Ranger Global. Esse trabalho incluiu mais de 9.000 simulações de impacto do veículo completo antes que o primeiro protótipo fosse testado fisicamente. Suas tecnologias de segurança passiva incluem, entre outros, a disponibilidade de air bags de cortina em todas as versões de cabine, pela primeira vez.