Nesta 19ª edição da SAE Brasil, mostra internacional de tecnologia e mobilidade, a BorgWarner, fabricante de turbocompressores, ventiladores e embreagens viscosas, apresentará em seu estande alguns modelos de turbocompressores para veículos leves e, ainda, lançará uma nova linha de embreagens viscosas, com acionamento eletrônico, denominada Visctronic.
Os turbocompressores BorgWarner para veículos leves, como carros de passeio, possuem a tecnologia encontrada hoje nos motores das mais conceituadas montadoras do mundo: Volkswagen, Ford, General Motors, Fiat, Peugeot, BMW e Mercedes-Benz, entre outras.
Neste segmento, a empresa já está pronta para atender clientes no mercado brasileiro – principalmente em razão das novas leis de emissões que entrarão em vigor – e na América do Sul, pois, atualmente, produz, na fábrica de Campinas, turbos de carros de passeio para exportação e mercado de reposição.
Já a nova linha de embreagens viscosas Visctronic, com acionamento eletrônico, está em processo de localização para início de produção em Campinas, ainda no segundo semestre de 2011. E a primeira montadora de caminhões (contrato fechado) a receber este produto, usufruirá da economia de combustível em seus veículos, se comparados com os dotados com embreagem viscosas de acionamento mecânico.
No estande da BorgWarner na SAE Brasil 2010, ainda estão expostos três turbos R2S – para a picape Volkswagen Amarok, do Mercedes-Benz Sprinter e do motor DO836 da MAN, e o turbo K03 do Ford Max 2.0, 4 cilindros, gasolina.