Volkswagen anuncia tecnologias expostas no Congresso da SAE 2010
Texto: Imprensa Volkswagen
A Volkswagen irá demonstrar no Congresso da SAE Brasil 2010 (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), que acontece de 05 a 07 de outubro, alguns de seus principais desenvolvimentos tecnológicos lançados no Brasil.
Para demonstrar o funcionamento da tecnologia Park Assist, disponível no utilitário esportivo Tiguan, a Volkswagen terá no Congresso uma área especial para que os visitantes possam testar o veículo.
Com o sistema, o motorista estaciona seu veículo sem esforço, sem utilizar as mãos, acionando apenas um botão no console central. O Park Assist faz toda a manobra, sem interferência do motorista, que controla apenas a velocidade no pedal do freio.
Veja abaixo outras tecnologias que poderão ser encontradas no estande da Volkswagen nos veículos Amarok, Spacefox e CrossFox:
Câmbio de Dupla Embreagem (DSG) – Enquanto uma das embreagens funciona em determinada marcha, a outra está engrenada com a marcha subsequente, porém inativa. Assim que solicitada, a próxima marcha entra automaticamente minimizando interrupções de potência. Para demonstrar a tecnologia, a Volkswagen terá em seu estande um display de direção, onde o visitante poderá trocar a marcha em um câmbio estilo borboleta e visualizar em uma tela o que acontece na embreagem do veículo.
Câmbio automatizado em veículos de entrada – A Volkswagen possui os modelos com transmissão automatizada mais acessíveis do mercado nacional presentes no Novo Gol, no Voyage, no Fox e entre outros modelos da marca. A tecnologia traz conforto similar ao das transmissões automáticas já conhecidas, por preço bem menor.
A popularidade do câmbio automático no mercado brasileiro tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. A participação de veículos nacionais equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas em 2000 para cerca de 10% em 2010.
ABS para veículos off-road – A pick-up média Amarok conta com um sistema ABS específico para utilização off-road, acionável por meio de um botão, que reduz significativamente a distância de frenagem em pisos de terra ou cascalho.
Os carros equipados com sistema eletrônico de estabilidade (ESP), em velocidades abaixo de 30 km/h, além do ABS para off-road contam também com o assistente de descida (Hill Descent Assist), equipamento que mantém a velocidade constante nas descidas, aumentando a segurança e o controle em declives acentuados. Pela primeira vez neste segmento, o motorista pode ajustar a velocidade nas descidas, desde que abaixo dos 30 km/h, através do freio ou do acelerador.
Além disso, todos os veículos com ESP dispõem do assistente de subida (Hill Hold Assist), que imobiliza automaticamente o veículo nas subidas até que o condutor acelere o suficiente para impedir o recuo involuntário.
Assistente de frenagem – O sistema HBA (Hydraulic Brake Assist – assistente hidráulico de frenagem), presente em veículos como o Tiguan e o Touareg, atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS. Ele reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo.
A Volkswagen do Brasil convida você a conhecer seu estande no Congresso SAE 2010, que acontece de 05 a 07 de outubro, no ExpoCenter Norte, Pavilhão Azul – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.
05/10 – 9h30 – Cerimônia de Abertura.
Horário do Congresso:
05/10 – das 12h as 20h30
06/10 – das 12h as 20h30
07/10 – das 12h as 19h30
06/10 – das 12h as 20h30
07/10 – das 12h as 19h30
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.