Itaipava GTBR4 termina temporada com disputa imprevisível entre Valter Rossete e Renan Guerra

    0
    Diferença de pontos entre os dois primeiros colocados não é pequena, mas circunstâncias impedem qualquer tipo de previsão para Interlagos

    Texto: Imprensa Itaipava GT Brasil
    Foto: Fernanda Freixosa

    De uma forma geral, foi a surpresa mais agradável do Itaipava GT Brasil. A nova categoria Itaipava GTBR4 chega à última etapa, neste sábado (27) e domingo (28), com a disputa ainda em aberto, dois candidatos ao título pilotando carros de marcas diferentes e saldo extremamente positivo em 2010. O primeiro campeão da história da Itaipava GTBR4 será conhecido neste fim de semana no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace.

    Pode ser o líder do campeonato, Valter Rossete, parceiro de Fabio Greco na pilotagem do modelo Ferrari Challenge. Pode ser o vice-líder, Renan Guerra, de Maserati Trofeo. A diferença entre eles não é pequena: 24 pontos no total, ou onze pontos se considerado o descarte obrigatório do pior resultado de cada piloto nesta segunda metade do campeonato. A vantagem permite que Valter Rossete e Fabio Greco adotem qualquer estratégia na decisão. Inclusive a defensiva.

    “Estamos prontos. O carro está revisado, checado e apenas esperando a hora de ir para a pista. Interlagos é um circuito que exige muito do motor e infelizmente estaremos carregando 65 kg de lastro de sucesso, o que fará uma brutal diferença no desempenho. Por isso, nossa idéia é conseguir uma boa posição de largada e ficar marcando o ritmo do Renan Guerra. Se conseguirmos acompanhá-lo teremos uma enorme chance de sair com o título”, revela Fábio Greco.

    Renan Guerra também vai carregar o chamado lastro de sucesso – peso previsto no regulamento como forma de equilíbrio da categoria, calculado de acordo com os resultados recentes. Mas em quantidade bem menor: no carro dele, serão 25 kg. “Mesmo o Ferrari sendo mais potente, acho que podemos vencer pela diferença de peso. Essa será uma vantagem muito boa para nós e estou contando com isso para me ajudar na disputa pelo título, que será muito apertada”, destaca Renan Guerra.

    Não é só isso. A questão da durabilidade também preocupa os dois lados. A temperatura durante as duas corridas do fim de semana pode chegar a 28ºC, levando os carros ao limite. “O restritor às vezes provoca um superaquecimento no Ferrari Challenge. Sabemos que é um carro superior ao Maserati Trofeo nesta pista, mas antes de tudo precisa aguentar o tranco”, destaca Marcello Sant’Anna, companheiro de equipe de Valter Rossete e Fábio Greco.

    O piloto, que alcançou seu melhor resultado na temporada na etapa passada, é um dos nomes que podem aparecer no meio desta briga, embora sem chances de título. Caso também de Carlos Burza e Leonardo Burti, de Ginetta G50, que vêm de duas vitórias seguidas. Ou os modelos Ferrari Challenge de Sergio Lagana e Alan Hellmeister e Cristiano Federico e Leo Medrado. A lista é extensa. Diante dela, dá para prever pouca coisa além de uma bela decisão em Interlagos.

    Classificação do campeonato (após 14 de 16 corridas)
    Itaipava GTBR4
    1 Valter Rossete 205 pontos
    2 Renan Guerra 181
    3 Fábio Greco 177
    4 Alan Hellmeister/Sergio Lagana 148
    5 Cristiano Federico/Leo Medrado 141
    6 Henrique Assunção 132
    7 Marçal Mello/William Freire 129
    8 Carlos Burza 105
    9 Gustavo Sondermann/Ricardo Ribeiro 103
    10 Carlos Kray 95
    11 Leonardo Burti 67
    12 Marcello Sant’anna 64
    13 Otávio Mesquita 62
    14 João Marcelo 61
    15 Oswaldo Federico/Rodrigo Navarro 49
    16 Eduardo Furlanetto 41
    17 Roberto Amaral 25
    18 Roberta Amaral 16
    19 Fulvio Marote 15
    20 Rodrigo Stefanini 10
    21 André Posses 9
    21 Mauricio Olio 9
    23 Felipe Roso/Vinicius Roso 4

    NO COMMENTS

    Sair da versão mobile