No ano passado, a Audi Brasil registrou crescimento de 61% em relação às vendas alcançadas em 2009. O desempenho marcante deve-se principalmente a bem-sucedida estratégia da marca, que teve inicio em 2009 e foi mantida no ano passado: a subsidiária brasileira ampliou de forma significativa o portfólio de produtos e o número de concessionárias no país.
Entre os lançamentos realizados pela fabricante em 2010, estão os modelos: Audi S6, RS 6 A5 Sportback, A8, RS 5, e o R8 Spyder (foto). “Os modelos recém-lançados são específicos para atenderem diferentes públicos e contam com a sofisticação, a esportividade e a progressividade características da marca Audi”, afirma Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil. “Além de incrementar nosso portfólio, demos atenção especial também a nossa rede de concessionárias”, completou o executivo. Em 2010 a Audi passou a atender seus consumidores em 22 pontos do Brasil. Até 2009 a marca contava com 17 pontos.
Reconhecimento
Além do aumento significativo registrado no número de vendas, 2010 também foi marcado pela conquista de premiações importantes no segmento automotivo. A Audi levou todos os prêmios a que concorreu na tradicional premiação da revista Autoesporte: Carro Premium do Ano – com o modelo Audi A8, e Motor do Ano acima de 2.0 – por meio do modelo Audi R8 com propulsão V10 FSI.
No Prêmio Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), a Audi igualmente se destacou com o Audi Q5, vencedor entre os utilitários esportivos e, nesta mesma categoria, o SUV conquistou o prêmio Top Car TV, realizado pelos jornalistas que comandam programas especializados de automóveis nas emissoras de televisão.
Outra importante publicação nacional que reconheceu os esforços da marca alemã foi a revista Consumidor Moderno, que elegeu a Audi como empresa que mais respeita o consumidor na categoria Automóveis de Luxo.
Inovação e crescimento
Para 2011, os planos da companhia são ambiciosos. A Audi pretende dobrar o número de carros comercializados e ultrapassar as seis mil unidades entregues aos clientes. Para isso, pretende manter o ritmo acelerado de lançamentos, entre eles, do compacto A1, o primeiro modelo importado da marca abaixo dos 100.000 reais.
Além do preço atrativo, o novo carro de entrada da empresa chega com pacote tecnológico e motorização diferenciada para disputar espaço no mercado brasileiro. Com dimensão de um modelo hatchback, bastante apreciado pelo consumidor brasileiro, o lançamento A1 traz diversos itens tecnológicos presentes no A8, principal sedã da companhia no mundo. Outra aposta da Audi para o primeiro semestre de 2011 no Brasil é o lançamento do sedã A7 Sportback, que chega para incrementar o portfólio de veículos executivos.
Ano recorde na AUDI AG
O crescimento da marca Audi pode ser observado também em outras operações. Em 2010 a AUDI AG bateu recorde histórico de vendas e encerrou o ano acima das expectativas. Ao todo, foram entregues aproximadamente 1.092.400 veículos Audi no mundo, o que representou aumento de 15% em relação ao ano de 2009.
Nos Estados Unidos, a marca das quatro argolas comercializou 101.629 veículos – esta é a primeira vez que a Audi ultrapassou as 100 mil unidades vendidas no país.
Outro mercado que se destacou foi o asiático, impulsionado pelo bom desempenho da China. Com a demanda por novos veículos crescendo mais rápido que o esperado, as concessionárias chinesas esgotaram seus estoques e entregaram 227.938 veículos aos clientes, entre janeiro e dezembro de 2010, 43% a mais que no ano anterior.
Seguindo o fluxo do mercado mundial da Audi, as operações europeias também encerram o ano acima do esperado. Ao todo, o mercado europeu comercializou 647.600 modelos e reafirmou a posição da Audi como líder do mercado automotivo na Europa. Só no mês de dezembro, as concessionárias europeias venderam 52 mil carros Audi, 18% a mais que no mesmo período de 2009.
Na Alemanha – país sede da empresa -, o grande protagonista do bom desempenho da marca foi o Audi A1. Durante o ano de 2010, a Audi alemã entregou 229.157 unidades a seus consumidores. No mês de dezembro, o mais rentável para a operação alemã, a companhia vendeu 23.950 unidades ou 36% a mais que no mês de dezembro de 2009.
OuvirLer foneticamenteDicionário – Ver dicionário detalhado
Para mais informações sobre a Audi Brasil acesse o endereço eletrônico www.audi.com.br.