O relacionamento das locadoras de veículos com os motoristas é avaliado constantemente pelo site Reclame Aqui, especializado em defesa do consumidor. Em um comparativo entre empresas do setor, e tomando como base as cinco maiores companhias do mercado, o histórico de acontecimentos do espaço virtual registra hoje 282 depoimentos sobre as condições dos carros, formas de pagamento, entre outras reclamações. Na relação, a Movida Rent a Car, além de possuir o menor número de depoimentos negativos (oito), é a única empresa que respondeu a todos os casos, sugerindo soluções para os problemas. Os índices de satisfação dos internautas e os registros de relacionamento com as locadoras podem ser analisados no www.reclameaqui.com.br.
Para a diretora comercial e de Marketing da locadora, Lucila Castro, mais que manter o bom relacionamento com o cliente é negociar condições que agradem às duas partes quando o assunto é a venda de um produto ou serviço.
“Toda prestadora de serviço passa por situações desagradáveis com seus clientes. É natural. O mercado como um todo enfrenta esta situação. Acredito, porém, que está na frente quem oferece retorno imediato, prepara um atendimento compreensivo e respeitoso com a opinião do locatário e, claro, tenha um histórico cada vez menor de reclamações. Trabalhamos com este pensamento diariamente, e os resultados comprovam isso”, considera ela.
Entre os diferenciais no momento da compra, a executiva destaca o programa Carbon Free, baseado na neutralização do carbono gerado pela locação de um veículo. Com uma pequena quantia (R$ 2 ou R$ 2,50, dependendo da motorização do veículo), o cliente ajuda a empresa a plantar árvores no território nacional. Em cerca de um ano e meio de projeto já foram plantadas mais de 1,5 mil mudas.
Outra ação que merece destaque é o conceito Mova Movida, voltado ao atendimento multicanal. Os seguidores dos perfis da empresa no Twitter (@movidarentacar) e no Facebook (facebook.com/movidarentacar) têm acesso exclusivo a novidades, concursos culturais, e o melhor: promoções exclusivas. As redes sociais possibilitam, inclusive, a reserva imediata via mensagem, sem a necessidade de ligações ou outros processos.
Já o blog “Vá de Carro” (movida.com.br/blog) traz dicas de lugares e roteiros onde só é possível chegar de carro. Para o setor corporativo, a Movida Rent a Car utiliza o site de relacionamento Linked in (linkedin.com/companies/movida-rent-a-car). O canal foi criado para que empresas também possam aproveitar novidades e promoções da locadora.
Hoje, a Movida possui 28 lojas no País e uma frota de mais de três mil veículos. A empresa está presente nos 11 principais aeroportos do País, que, juntos, representam 77% do movimento aéreo no Brasil. Até 2014, a empresa praticamente triplicará sua frota, chegando a oito mil carros (novos ou com, no máximo, um ano de uso) e, antes disso, já para este ano, todas as 12 cidades-sede da próxima Copa do Mundo de Futebol possuirão bases da Movida (restam Cuiabá-MT, Manaus-AM e Natal-RN
).
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