Equipamento monitora a condução do veículo e deve ser checado pelos pais antes da contratação do serviço
Com o recente retorno às aulas, a VDO, uma das marcas do Grupo Continental para o mercado de reposição, alerta profissionais do transporte escolar para a importância da utilização correta do tacógrafo. A empresa reforça ainda a necessidade de atenção dos pais às condições do instrumento, um dos principais itens de segurança do veículo, antes da contratação do serviço.
O tacógrafo tem como função registrar as velocidades desenvolvidas pelo veículo, tempos de parada, distâncias percorridas e freadas bruscas, entre outras informações sobre o percurso. Esses dados são registrados de forma contínua e inalterável em um disco diagrama, que possui capacidade de 24 horas ou sete dias, de acordo com o modelo.
Por suas características, o disco diagrama registra de forma inalterável todas as informações, de maneira que qualquer adulteração se torna facilmente perceptível.
Os dados registrados pelo tacógrafo permitem uma reconstituição da viagem. Dessa forma, é possível obter informações sobre o comportamento do motorista durante o trajeto e pode-se, então, atuar preventivamente quando há a constatação de irregularidades.
Em caso de acidente, o disco diagrama armazena informações relevantes sobre as circunstâncias do fato ocorrido. Além disso, os laudos periciais, gerados a partir dos mesmos, são aceitos judicialmente.
Os veículos escolares, os de carga com PBT (peso total bruto) acima de 4.536 kg e os de transporte de passageiros com mais de 10 lugares não equipados com o tacógrafo ou com o aparelho operando de forma ineficiente cometem infração grave. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da multa, o condutor pode sofrer a medida administrativa de retenção do veículo para regularização. A vistoria dos veículos escolares, a qual inclui o tacógrafo, é realizada pelos órgãos de trânsito dos municípios ou por convênio com os órgãos estaduais.
Inmetro
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) exige a checagem periódica do tacógrafo, para que o veículo obtenha o Certificado de Verificação do Tacógrafo, documento expedido pelo órgão, que comprova que o instrumento está em perfeitas condições.
Por isso, na hora da contratação do serviço, os pais devem exigir que o veículo esteja em dia com as verificações dos tacógrafos. Em caso de dúvidas, basta consultarem o site do Inmetro (www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo).
A fiscalização do tacógrafo está a cargo dos órgãos executivos do Sistema Nacional de Trânsito, conforme definido em resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), do Inmetro e de seus órgãos delegados, os IPEM’s. Os veículos de transporte escolar também estão sujeitos à fiscalização dos órgãos municipais de transporte e de trânsito.
Sobre o Grupo Continental
Com um faturamento de mais de €25,5 bilhões em 2010, o Grupo Continental é um dos líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automobilística. Seu portfólio oferece sistemas de freios, sistemas e componentes para motores e chassis, instrumentação, soluções de infotainment, eletrônica, pneus e elastômeros técnicos que contribuem para maior segurança no trânsito e atenção especial com o meio ambiente. O Grupo conta globalmente com 149.000 colaboradores, em 46 países.
Presença local
No Brasil, o quadro de colaboradores do Grupo Continental é composto por mais de 6 mil pessoas, que atuam em treze unidades espalhadas em pontos estratégicos do País: Barueri (SP), Camaçari (BA), Gravataí (RS), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Paulínia (SP), Ponta Grossa (PR), Resende (RJ), Salto (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Várzea Paulista (SP).
Com ampla produção local, destacam-se artefatos de borrachas automotivos (correias, coxins, selos e conjuntos montados de mangueiras para direção hidráulica e ar condicionado), atuadores, cockpits, gerenciadores de frotas, instrumentos combinados, módulos de gerenciamento de motor, pneus, rádios automotivos, rastreadores, sensores e sistemas de freios, entre outros.
A Continental atende a todos os padrões internacionais de qualidade e meio ambiente. Prova disso é que a empresa conta com importantes certificados, como a ISO/TS 16.949 e a ISO 14001. O grupo também possui premiações que comprovam a satisfação de seus clientes. Entre os destaques estão os prêmios Ford Supply Awards, Renault Supplier Quality Award; Supplier Merit Awards da General Motors do Brasil como melhor fornecedora de Sistemas de Ventilação e Sistemas Elétricos; e o Supply Award da Volkswagen Caminhões e Ônibus na categoria Excelência Comercial, commodity Elétrico, entre outros.