Outros
Veículos mundiais e nacionais da Ford trazem cores modernas e atraentes
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
O New Fiesta, o Fusion e o New Edge, veículos mundiais da Ford, e as linhas de automóveis locais Ka, Fiesta RoCam e Focus trazem ao Brasil uma nova aposta de cores modernas e vibrantes, seguindo uma tendência. Vermelho Magenta ou vermelho Bordeaux, azul Montecarlo, verde Coimbra e branco Ártico, por exemplo, são algumas das novas cores incorporadas no portfólio da linha de veículos Ford. Mesmo as clássicas, como o preto e o prata, foram renovadas com novas tecnologias que criam efeitos especiais.
“Foi-se o tempo em que o consumidor podia escolher um carro de qualquer cor – desde que fosse preto, como dizia a máxima popular atribuída a Henry Ford. Atualmente, com os veículos globais, as paletas de cores são montadas com a participação de todos os centros mundiais de design da Ford, incluindo o Brasil”, explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.
Segundo ela, o acesso a uma nova gama de cores possibilita maiores opções aos clientes, sem impor uma mudança radical no seu ranking de preferências. “As cores de impacto, vibrantes, são muito marcantes e derivadas da moda atual. No Brasil, um país tropical, as cores estão na própria natureza o ano inteiro. Nos lugares onde isso não ocorre, os consumidores gostam também de quebrar a monotonia com carros de cores mais chamativas”, continua Adília.
A escolha da cor pode ser determinada por aspectos econômicos, climáticos ou de moda. “As cores tradicionais, como preto e prata, são ainda preferenciais, mas o importante é contar com uma variedade capaz de atender o gosto de todos os consumidores, em harmonia com a sua proposta de vida e a personalidade de cada veículo”, afirma a designer.
Muitas opções
O prata e o preto ainda mantêm o primeiro lugar entre as cores mais vendidas, seguidas do vermelho. Uma mudança recente é o crescimento do branco na aceitação dos compradores, principalmente nas tonalidades perolizadas. Entre os carros de luxo, como o Fusion, ela é a cor que mais tem avançado. Os pedidos do New Edge 2011 nos distribuidores confirmam também esse avanço do branco no segmento de luxo.
Na linha do Ka, surpreende o número de fãs do vermelho, cor que já alcança o mesmo percentual de vendas da prata. Neste produto, o branco, o azul e o verde também têm boa aceitação. A mesma tendência se verifica na linha do Fiesta RoCam, na qual o vermelho tem crescido muito nos últimos anos.
No Focus, a novidade é o verde, que também conquistou espaço. No EcoSport, chama a atenção o avanço do dourado, que se tornou a terceira cor com maior volume nas vendas. Reforçando a sua proposta inovadora de design, o New Fiesta é um veículo que ousa ainda mais na oferta de cores, com tonalidades luminosas e vibrantes. Além de duas tonalidades de vermelho, uma das quais Magenta, ele conta com o azul e o verde, ao lado dos tradicionais preto, prata, cinza e branco. O vermelho e o azul estão presentes também na cartela do Fusion.
São as seguintes as cores disponíveis para as linhas de automóveis Ford: Ka – as sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Bari e as metálicas prata Geada, azul Noronha e verde Laguna; Fiesta RoCam – sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Arpoador, as metálicas prata Enseada e prata Riviera e as perolizadas cinza Camburi, vermelho Icaraí e azul Marau; New Fiesta – a sólida branco Ártico, as metálicas cinza Varsóvia, prata Dublin e vermelho Magenta e as perolizadas azul Montecarlo, verde Coimbra e vermelho Córdoba; Focus – a sólida branco Ártico, as metálicas prata Madrid e prata Geada e as perolizadas azul Mônaco, cinza Ubatuba, preto Gales e verde Lisboa; Fusion – as perolizadas preto Bristol, cinza Berlin, prata Dublin, vermelho Bordeaux, branco Sibéria, azul Montecarlo e azul Dijon; Edge – as perolizadas branco Sibéria, preto Bristol, prata Dublin, azul Creta, vermelho Bordeaux, vermelho Córdoba e terra Lucerna.
Processo de pintura
Tanto no aspecto de design como de tecnologia, a Ford emprega os processos de pintura mais modernos em suas fábricas, que começam com o tratamento fosfatizado das chapas metálicas da carroceria. As etapas seguintes são a aplicação de base de primer e camada de cor, seguida de acabamento com verniz de alto brilho e resistência. Os ambientes de pintura são controlados para impedir a contaminação por partículas e também para evitar a dispersão de evaporações e tinta, com um sofisticado sistema de filtros. Robôs permitem um controle apurado e homogêneo da cobertura em pontos críticos da carroceria.
Na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, uma das mais modernas do mundo, a pintura é feita com tintas à base de água, sem o uso de solventes químicos, um cuidado a mais para a preservação ambiental. A secagem em estufas é usada para a obtenção da cura perfeita de cada camada, o que garante uma cobertura de grande durabilidade e beleza.