Connect with us

Outros

Vibracoustic expande na indústria automobilística sul-americana

Published

on


Em 2010, empresa do Grupo Freudenberg instalada em Taubaté (SP) fatura 20% a mais e anuncia investimento de parte desta receita em 2011 para ampliar capacidade produtiva e para trazer nova tecnologia (Airspring) ao mercado da América do Sul.

Texto: Assessoria de Imprensa

A Vibracoustic do Brasil tem obtido resultados crescentes e conquistado cada vez mais espaço na indústria automobilística da América do Sul. A empresa fechará este ano com faturamento 20% superior ao de 2009 e anuncia investimento para aumento de 12% da capacidade produtiva da planta que mantém em Taubaté (SP), para trazer novas tecnologias para o mercado sul-americano e para incrementar o TechCenter, centro técnico de engenharia e tecnologia.

“Obtivemos um crescimento constante nos últimos três anos, com alta de 9, 10 e 20%, respectivamente. Isso representa um desempenho muito positivo, sobretudo quando lembramos que ele ocorre desde a época da crise econômica global, que causou impacto em um alto número de empresas de autopeças”, comenta o diretor geral da Vibracoustic do Brasil, Edney Corrêa.

Empresa do Grupo Freudenberg, de origem alemã, a Vibracoustic desenvolve, produz e comercializa artefatos de borracha, componentes de suspensão e de tecnologias e sistemas antivibração de veículos. Em 2011, Corrêa conta que o aumento da capacidade produtiva se dará pela aquisição de novas máquinas e equipamentos. Além disso, o executivo informa que, também no próximo ano, a empresa trará a tecnologia da linha Airspring para o mercado de veículos pesados da América do Sul, sendo composta por molas pneumáticas que atuam e isolam vibração e regulam a altura da carga e da cabine.

Outro ponto alto do planejamento para 2011 é o investimento de quase 5% do faturamento especificamente para o incremento do TechCenter, um centro técnico de engenharia e tecnologia para desenvolvimento de soluções antivibração para indústria automobilística que mantém em sua planta. “Nossos engenheiros focados em pesquisa e desenvolvimento criam soluções que são exportadas, inclusive, para a nossa casa-matriz, na Alemanha, para onde enviamos, recentemente, uma equipe de engenheiros para troca de know-how”, conta Corrêa.

Segundo Corrêa, estes investimentos fazem parte de plano do Grupo Freudenberg de investir R$ 100 milhões em cinco anos (2007 a 2012). Com objetivo de fortalecer a presença na América do Sul, um importante investimento do grupo ocorreu na própria Vibracoustic do Brasil, quando adquiriu no início de 2010 os 50% de participação acionária de seu sócio nesta joint venture, o Grupo Anvis (alemão), tornando-se o único proprietário da empresa no País.

Sobre a perspectiva de crescimento da indústria automobilística na América do Sul, Corrêa cita o mercado brasileiro como exemplo de oportunidade, pois o setor trabalha com previsão de crescer 40% até 2015, chegando à produção anual de 4,5 milhões de veículos. “A produção está em ritmo acelerado, tanto que a Vibracoustic registrou recorde de produção em alguns meses deste ano.

Neste sentido, se este mercado crescer entre 30% e 35% neste período já será um excelente resultado”, comenta o executivo, que completa: “Estamos preparados tanto para o crescimento das montadoras já instaladas no mercado sul-americano como para atender aquelas que devem se estabelecer no continente nos próximos anos. Ao se colocar na dianteira deste cenário otimista, a Vibracoustic do Brasil está, inclusive, diante dos reflexos positivos desta expansão, com investimentos na contratação de novos talentos e no desenvolvimento dos profissionais que já compõem a equipe”.

TechCenter: engenharia e tecnologia com desenvolvimento local

A Vibracoustic, com atuação global, investe tradicionalmente cerca de 5% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Isso ocorre também no Brasil, com excelentes resultados. Os projetos e produtos de engenharia e tecnologia desenvolvidos pelo TechCenter local, por exemplo, são muitas vezes exportados para a matriz, na Alemanha. Segundo Corrêa, os investimentos neste departamento serão diferenciais para a empresa continuar a dispor soluções inovadoras em tecnologias antivibração para a indústria automobilística da América do Sul, em tempo recorde. “Contamos com uma equipe de engenheiros altamente capacitada, que consegue oferecer às montadoras soluções às suas necessidades em tempo recorde”, reforça o executivo.