Sucesso no País, hatch tornou-se referência em esportividade no segmento
Texto e Foto: Imprensa Volkswagen do Brasil
A Volkswagen do Brasil comemorou o marco de 500 mil Golf produzidos na fábrica de São José dos Pinhais (PR), uma das mais modernas do mundo. Lançado no Brasil em 1994, quando começou a ser importado do México na versão esportiva GTI duas portas, o hatch passou a ser produzido no Brasil em 1999, ano de inauguração da quarta unidade da empresa no País.
Mais um produto de sucesso da Volkswagen no Brasil, o Golf é frequentemente citado como um dos melhores do segmento. E não apenas pela mídia especializada, já que quase 100% dos proprietários têm alto nível de satisfação com o hatch.
Equipado com motores 1.6 e 2.0 Total Flex, o Golf consegue arrebatar admiradores por suas inúmeras qualidades. O hatch oferece um excelente conjunto mecânico que tem um casamento perfeito entre motor e câmbio; elevado conteúdo de itens de série; baixo nível de ruído interno; muita segurança (freio a disco nas quatro rodas em todas as versões, ABS e air bag duplo de série nas versões top de linha); custo de manutenção reduzido; alta robustez; ótimo acabamento interno; baixo consumo de combustível e bom valor de revenda. Também é elogiado pelas excelentes dirigibilidade e estabilidade, confiabilidade, durabilidade e qualidade de construção.
Nos 12 anos de produção nacional, o Golf teve algumas versões memoráveis. Além da GTI, de 193 cavalos, a Volkswagen lançou, em abril de 2003, a exclusivíssima GTI VR6, equipada com motor de seis cilindros e 24 válvulas, que desenvolvia 200 cavalos de potência. Esta edição foi limitada a apenas 99 unidades produzidas.
Atualmente o modelo possui seis versões de acabamento, com transmissões manual ou automática Tiptronic de seis velocidades. No fim de 2010, foi lançada a série limitada Golf Limited Edition para a motorização 1.6 Total Flex. Baseada na versão Sportline 1.6, oferece um conteúdo atraente de equipamentos de conforto e estilo com ótima relação custo-benefício. A série será produzida até o fim do primeiro semestre de 2011.
Além da alusão ao golfe (esporte) e ao status que ele representa, o nome do carro deriva originalmente das palavras “Golf Storm” (corrente do Golfo), a corrente de ar úmida que parte do Golfo do México, atravessa o Atlântico e ameniza o clima na Europa Ocidental.
São José dos Pinhais: uma das fábricas mais modernas
Instalada em terreno de 1 milhão e 300 mil² e com área construída de 300 mil m², a fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em janeiro de 1999, e é uma das mais modernas do mundo. Projetada para ser ecologicamente correta – foi pioneira no Brasil na utilização de pintura à base d’água –, conta com cerca de 3.500 colaboradores e responde pela criação de um total de 15 mil empregos na região. Além do Golf, são produzidos o Fox, o CrossFox e o Fox modelo exportação Europa.
No início das operações, a capacidade de produção era de 550 carros por dia. Atualmente, são 870 carros/dia. Em 12 anos foram produzidos mais de 1,6 milhão de veículos na fábrica. Outro marco da unidade foi atingido em junho de 2010, quando a Volkswagen do Brasil comemorou na planta a fabricação de 1 milhão de Fox.
Por meio da Fundação Volkswagen, a fábrica implementou, em parceira com a Prefeitura de São José dos Pinhais, o Projeto Educacional Brincar, que investe na formação de professores da educação infantil. Em 2010, esse projeto beneficiou 65 escolas e 2.100 crianças da cidade.