Chinesa JAC Motors faz sua estreia no Brasil com abertura simultânea de 50 lojas
Outros

Chinesa JAC Motors faz sua estreia no Brasil com abertura simultânea de 50 lojas

Garantia total de 6 anos sem limite de quilometragem é totalmente pioneira no mercado nacional
Texto: Imprensa JAC Motors Brasil

Uma das marcas mais aguardadas da nova safra de montadoras de automóveis que chegam ao País, a JAC Motors Brasil anuncia sua abertura oficial, com a inauguração de uma rede inicial de 50 concessionárias. A abertura simultânea de toda a estrutura comercial e de serviços acontece no próximo dia 18 de março, em 28 cidades brasileiras. É a primeira vez na história que uma fabricante de automóveis faz um lançamento desta proporção.

Estatal chinesa de capital misto, 25% do capital negociado na bolsa de valores de Shenzen, a Jianghuai Automobile Co., mais conhecida como JAC Motors, chega ao Brasil com a promessa de movimentar o setor automotivo, com uma nova geração de carros que aliam segurança, robustez, desempenho e conforto. O responsável pela chegada da marca em solo brasileiro é o empresário Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, reconhecido como o maior grupo de revendas de automóveis do País. Habib torna-se presidente da JAC Motors Brasil, empresa responsável pelo marketing, comercialização, assistência técnica, serviços pós-venda e distribuição de peças originais da marca no Brasil.

Com investimento superior a R$ 380 milhões, que inclui a formação da rede de concessionárias – das 50 lojas iniciais, 35 são próprias, as demais são de investidores nomeados -, marketing, adaptações nos carros e despesas operacionais, a JAC Motors Brasil nasce estruturada para ganhar espaço considerável no mercado nacional. “Até o final de 2011, pretendemos atingir 35 mil veículos comercializados, o que representa 1% do mercado nacional”, afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

Os modelos de estreia

A partir de 18 de março, os brasileiros poderão adquirir os modelos de estreia da JAC Motors Brasil, o J3 e o sedan J3 Turin. Ambos terão versão única, com todos os itens de série: air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS de 8ª. geração e EBD, ar condicionado, MP3 Player para CD e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15″, faróis de neblina, farois com regulagem elétrica e suspensão traseira independente. Os preços são R$ 37.900 para o J3 e R$ 39.900 para a J3 Turin. O único opcional é a pintura metálica, por R$ 990 bancos em couro são oferecidos como acessórios pela rede.

A estratégia adotada pela empresa para conquistar esta representativa fatia do mercado é a oferta de carros que foram pensados para consumidor brasileiro. No total, foram 242 alterações no modelo, se comparado à plataforma original que é comercializada no mercado de origem. “Não adiantaria simplesmente trazermos um carro, sem o entendimento das exigências e das particularidades do brasileiro quando o assunto é carro. Estudamos todos estes fatores e estamos entregando, seguramente, carros competitivos para o mercado”, afirma o executivo.

Garantia de 6 anos sem limite de quilometragem e assistência 24 horas

Exaustivos testes de performance e durabilidade foram executados ao longo dos últimos dois anos, resultando em mais de 2 milhões de km rodados. Os resultados, extremamente satisfatórios, fizeram com que a JAC Motors Brasil tomasse uma decisão inédita no mercado: oferecer, neste início, a garantia total de 6 anos sem limite de quilometragem. De modo complementar ao período de garantia, a JAC Motors Brasil proporciona, ainda, assistência 24 horas nacional por 2 anos após a compra, em parceria firmada com a Porto Seguro. Através de uma agressiva política de preços de peças, os modelos J3 e J3 Turin terão, desde já, os componentes de reposição mais baratos do seu segmento. Por ocasião disso, inclusive, os modelos da JAC terão as mais baixas cotações de seguros do mercado.

Tecnologia na produção e crescimento do negócio

As instalações industriais da JAC Motors em Hefei, na China, são uma das mais atuais linhas de montagem de mundo. Reconhecida como uma tradicional fabricante de caminhões – em 2010, foram mais de 140 mil unidades produzidas, número superior a todo o mercado brasileiro –, a JAC emprestou a qualidade e o expertise exigidos por este segmento para, a partir de 2005, iniciar a fabricação de automóveis, respaldada por um centro próprio de pesquisa e design de interiores, em Tóquio, no Japão, e um estúdio de design em Turin, na Itália, que conta com consultoria do estúdio Pininfarina.

A linha de produção, com capacidade de 1 milhão de motores/ano, possui sete linhas de estamparia, com 40 prensas, três linhas de soldagem totalmente robotizadas, com 140 robôs suecos e alemães de última geração. A pintura utiliza solvente à base d’água, com tecnologia alemã da Dürr, conferindo alta eficiência energética e baixos níveis de emissões de poluentes.

Todo o investimento realizado pela companhia nos últimos anos reflete-se no crescimento dos números: em 2009, foram vendidos 320 mil carros e 450 mil em 2010. E o objetivo para 2011 é alcançar a marca de 650 mil carros. Ou seja, a vendas praticamente dobrarão em apenas dois anos. Em 2010, o faturamento global foi de US$ 12 bilhões.

Investimentos em marketing e na força de vendas

Para a campanha de lançamento da marca e dos modelos, a JAC Motors Brasil dedicou uma verba de R$ 145 milhões em mídia. Um contrato foi firmado com apresentador Fausto Silva, que será o garoto-propaganda da marca até o final de 2011, emprestando sua popularidade em campanhas nacionais e regionais na TV, rádio, mídia impressa e online. “O Fausto é uma figura pública que representa muito bem o brasileiro, um consumidor que acreditamos, muito em breve, terá uma relação de confiança com nossa marca”, diz Sergio Habib.

Desde dezembro, a JAC Motors vem trabalhando no treinamento de sua equipe de vendas nacional, que já ultrapassa 700 colaboradores. Para tanto, montou uma loja experimental no Auto Shopping Aricanduva, em São Paulo. No local, a interação com clientes resultou em mais de 200 pré-vendas até o final de fevereiro. E os primeiros 200 clientes da JAC receberão seus veículos em uma grande festa no dia 18 de março.

Estrutura de pós-vendas

Respaldado pela experiência de mais de 20 anos na comercialização de veículos do Grupo SHC, a JAC Motors Brasil está estruturada para prestar um dos melhores atendimentos de pós-venda do mercado. Alguns dos diferenciais da marca neste quesito serão as oficinas com serviços completos e equipe técnica treinada inclusive na fábrica da JAC, na China, além de preços de revisões fixos e altamente competitivos nos respectivos segmentos de mercado.

Além disso, para resolver a questão de disponibilidade de peças em veículos importados, a empresa conta com um Centro Nacional de Peças, com uma área com 15 mil m2, em Barueri, na Grande São Paulo, que já abriga mais de 10 mil itens diferentes para reposição. E o compromisso é que todos os pedidos recebidos pelo Centro dentro do horário determinado em contrato sejam expedidos no mesmo dia. Para concessionários que estiverem localizados em um raio de 500 km, a entrega do pedido ocorrerá no próximo dia útil, até às 12h00.

Os preços das peças são competitivos, cerca de 10% inferiores aos concorrentes mais baratos, tanto no J3 como no J3 Turin. Terão preços unificados, em todo o Brasil.

Deixe um comentário