Iveco apresenta o novo Stralis NR Eurotronic
Destaque do novo modelo é a transmissão automatizada
Texto e Fotos: Sérgio Dias
A Iveco apresentou na última terça-feira para a imprensa o novo Iveco Stralis NR Eurotronic, onde a maior novidade é a transmissão automatizada ZF 16AS 2630T com 16 marchas sincronizadas à frente e duas à ré. Trata-se da transmissão mais moderna disponível no mercado.
Além do conforto que a transmissão automatizada traz ao motorista, ela economiza cerca de 7% de combústivel quando comparado com o modelo atual, garantido um ganho para os frotistas.
O presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, explica que esta evolução se deu em razão da da empresa “ouvir sempre os desejos dos nossos clientes”. Para ele o novo Iveco Stralis NR Eurotronic com a transmissão automatizada “é um produto excelente, econômico, de grande segurança, com reduzido custo operacional e que permite às empresas profissionalizar automaticamente suas frotas, conquistando maior lucratividade na operação”.
Os novos modelos já estão disponíveis nas concessionárias nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco, espera “vender mais de 3 mil unidades do Iveco Stralis NR Eurotronic no Brasil em 2011”. Os preços dos novos modelos são R$430 mil para a versão 4×2, R$457 mil para a versão 6×2 e R$542 mil para a versão 6×4.
Transmissão automatizada ZF 16AS 2630T
O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas com as letras “D”, “N”, “R” no painel. E o sistema elimina completamente a necessidade do pedal de embreagem. “Basta apertar a tecla D e acelerar. O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa, com engates suaves e precisos, permitindo uma condução mais confortável, econômica e eficiente do caminhão”, explica Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.
A tecla “D” coloca em operação as 16 velocidades à frente. Com a tecla “N” aciona-se o ponto morto. E com a tecla “R” entram as duas marchas à ré. Quando o motorista precisa manobrar em espaços reduzidos, engatar ou desengatar um implemento ou dar ré para entrar numa doca, aperta-se a tecla “D” ou “R” por dois segundos e, assim, aciona-se o modo slow, que troca marchas em ritmo mais lento, evitando acelerações bruscas ou trancos, garantindo a precisão da manobra.
Modelo sendo testado por jornalistas
Os novos modelos podem ter o opcional intarder, sistema de freio que motor que chega a uma potência de frenagem de 985cv, de forma segura e progressiva. “O motorista mantém sempre o caminhão ‘na mão’, com total controle do veículo”, comenta Túlio Rabelo, especialista em transmissões da Iveco. “Caminhões com esses sistemas de freios podem trafegar em velocidades médias mais altas sem ultrapassar o limite da segurança, aumentando a produtividade”, diz o engenheiro.
Em relação as manutenções, seus prazos ficaram maiores. “A manutenção inicial do Iveco Stralis NR para aplicações bitrens e rodotrens, por exemplo, foi fixada nos 30.000km, contra os 10.000km anteriormente recomendados”, exemplifica Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco. As revisões periódicas, antes feitas a cada 20.000km, passam a ser feitas a cada 30.000km. Filtro de combustível dura 50% mais e pode ser trocado a cada 30.000km. O intervalo para a troca da correia do motor também é 50% maior (90.000km). “Nosso custo de manutenção está abaixo da média praticada pelo mercado em três anos de manutenções programadas”, afirma o diretor.
A apresentação do novo modelo aconteceu no Hotel Transamérica Ilha Comandatuba
Com o modelo Iveco Stralis NR Eurotronic, a gama Stralis NR chega a 22 versões disponíveis no mercado brasileiro e doze cores: seis sólidas e seis metálicas.
Mais informações podem ser obtidas visitando o site http://www.iveco.com.br e o blog http://www.blogiveco.com.br
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