Iveco

Linhas FH e FM têm cabines ergonômicas e mais espaço e conforto para cada aplicação

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
As linhas FH e FM de caminhões Volvo oferecem uma ampla gama de cabines projetadas para atender à todas as necessidades dos transportadores em suas diferentes aplicações. Além de uma extensa oferta de opções, garantem muito mais conforto ao motorista, por conta dos atributos internos das cabines. “A Volvo sabe que, para muitos motoristas, a cabine do caminhão não é apenas um local de trabalho, mas também o quarto, a sala de estar e a cozinha”, afirma Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F da Volvo do Brasil.
“Com cabines maiores, é mais fácil encontrar uma posição de assento ideal, graças ao espaço extra. O banco do condutor dos caminhões da linha F se adequa perfeitamente aos usuários, independentemente de qual seja o porte do motorista, pois tem uma grande variedade de regulagens”, diz Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil. Uma altura maior também é uma grande vantagem, por exemplo, ao proporcionar mais conforto quando é necessário ficar de pé dentro da cabine.
Os bancos são o que há de melhor em termos de conforto e segurança, pois têm ajustes de altura e para a coluna lombar, entre outros. Têm tecidos apropriados para este fim e muito fáceis de limpar, além de ter uma espuma com densidades que proporcionam uma viagem mais confortável, pois é mais macia em alguns pontos e mais rígida em outros.
O banco tem apoio de cabeça integrado ao encosto, que é bastante envolvente. E o cinto é integrado ao encosto, evitando que o efeito da suspensão tencione o cinto e cause desconforto.
Para o gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, Alvaro Menoncin, nas cabines maiores é possível especificar um número maior de acessórios e conexões, possibilitando oferecer ao motorista alternativas para uso de equipamentos durante as horas em que o veículo não está rodando.

Conforto
Por suas peculiaridades e exigências, algumas operações de transporte não permitem que o motorista tenha uma rotina programada de parar todos os dias para fazer refeições em lanchonetes ou restaurantes. Nestes casos, o motorista precisa ou prefere fazer suas refeições dentro da cabine. “Cabines espaçosas são mais adequadas para essas situações”, lembra Menoncin.
Com as cabines amplas, é possível também duplicar o espaço para guardar objetos pessoais. No caso do Globetrotter XL, por exemplo, existem 250 litros a mais de espaço. Além disso, o motorista tem melhor acesso aos seus pertences e equipamentos.

Ergonomia
“As cabines espaçosas e ergonomicamente desenhadas da Volvo são um grande auxílio para os motoristas que, muitas vezes, têm um período intenso de trabalho, percorrendo cententas de quilômetros ao longo do dia”, destaca Gomes. As cabines dos caminhões Volvo proporcionam ao condutor o conforto ideal para dormir bem, e também o espaço adequado para descanso do motorista ou do acompanhante durante a viagem. As camas para dois motoristas são largas (de 600 milímetros a 760 milímetros no Globetrotter e no Globetrotter XL), com a possibilidade de escolha de colchão e travesseiro apropriados ao gosto de cada um.
“Mas todos estes atributos de conforto, espaço, qualidade de vida e menor nível de estresse são muito importantes também para aumentar a produtividade da operação de transporte”, ressalta Fedalto. “Um motorista mais disposto e trabalhando num ambiente planejado nos mínimos detalhes para atender suas necessidades chega ao final de sua jornada mais satisfeito”, diz o executivo. Citando a caixa de câmbio eletrônica I-Shift, outro importante equipamento oferecido pela marca, ele lembra que o compromisso da Volvo é garantir mais produtividade ao transportador.