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Montadoras chinesas movimentam web

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Logo após lançamento no Brasil, JAC Motors lidera as menções em redes sociais e também na mídia on-line

Texto: Assessoria de Imprensa


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A MITI Inteligência realizou um estudo inédito sobre a presença on-line das montadoras de automóveis chinesas e constatou que a recém-lançada JAC Motors movimentou comentários entre os usuários. Em um período de apenas cinco dias (24 a 28 de março), foram capturadas mais de 500 interações em redes sociais envolvendo as palavras-chaves JAC, Cherry, Effa e “montadoras chinesas”. A JAC Motors, que teve seu lançamento no Brasil em 18 de março, foi responsável por 89% dos posts. A Cherry, primeira montadora chinesa a entrar no país – em 2007, teve menos de 10% das interações, enquanto a Effa não atingiu 0,5% das menções.


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“A JAC iniciou suas atividades no Brasil com grande apelo de marketing, investindo na divulgação por diferentes canais de comunicação. Como consequência, foi amplamente citada nas mídias on-line e também pelos usuários nas redes sociais”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência. A comunicação efetiva da marca trabalhada na campanha de lançamento atende o principal questionamento do consumidor na hora de pensar em adquirir um produto de fabricação chinesa: a qualidade


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No período monitorado, observa-se um pico de menções sobre a JAC, no dia 28 de março, quando a marca promoveu uma ação no Facebook com o objetivo de gerar um buzz positivo. “Realizar ações nas próprias mídias sociais pode auxiliar na promoção da marca no meio on-line. Praticamente 30% das citações sobre a JAC capturadas durante o estudo aconteceram no dia da ação pelo Facebook”, ressalta Elizangela.


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Mais de 60% das interações envolvendo a JAC nas mídias sociais foram neutras por se tratarem da replicação de notícias. Entretanto, a marca teve uma grande repercussão positiva, que representou cerca de 30% das citações. Entre a mídia on-line, a marca recém-lançada foi assunto de mais de 65% das notícias sobre as montadoras chinesas.


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No caso da Cherry, percebe-se que a falta de ações de marketing recentes faz com que a marca não chame a atenção dos consumidores, resultando em pouca repercussão nas mídias sociais. Enquanto a maioria das citações sobre a montadora são neutras (77%), o número de interações positivas foi muito próximo ao de negativas, mostrando uma divisão na opinião do público sobre a marca.


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“Apesar do mercado ter sido aquecido com o sucesso inicial da chegada dos novos automóveis chineses, os comentários nas redes sociais mostram que o consumidor brasileiro ainda está em um processo de adaptação e as opiniões sobre o consumo de produtos chineses ainda estão divididas”, observa Elizangela.


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Monitoramento realizado no mesmo período nas redes sociais mostrou que os produtos chineses de forma geral – eletrônicos, roupas e acessórios – têm fama de má qualidade entre os usuários e que ainda há pouca confiança sobre sua durabilidade. “Com o monitoramento das mídias sociais, é possível verificar as dúvidas, objeções e expectativas sobre esse mercado cada vez mais crescente. Cabe às marcas acompanhar o buzz online para reverter esse quadro por meio de investimentos em qualidade e manutenção de relacionamento com o público”.


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