Nova diretoria da ABM toma posse nesta quarta-feira
A cerimônia tem início às 17h30, na sede da entidade
Texto: Assessoria de Imprensa
Nelson Guedes de Alcântara, professor doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Alfredo Huallem, vice-presidente Executivo Comercial da Gerdau, assumem, nesta quarta-feira, 27, o comando da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM.
Os engenheiros foram eleitos respectivamente como presidente e vice-presidente para o biênio abril 2011 a abril 2013, com 99% dos votos válidos, em eleição ocorrida entre os dias 12 e 15 de abril.
Nelson Guedes substituirá o engenheiro Karlheinz Pohlmann, que agora assume o cargo de presidente do Conselho da Associação. O engenheiro Hideyuki Hariki, assessor da vice-presidência de Negócios da Usiminas, mantém-se no cargo de diretor de Patrimônio, que ocupa desde 2002.
O novo presidente eleito da ABM, que é diretor executivo do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (CCDM/UFSCar), diz que pretende desenvolver atividades interdisciplinares, com foco em resultados do ponto de vista humano, econômico e sócio-ambiental.
“Com uma visão holística e interativa, vamos buscar novas oportunidades que promovam a excelência no desenvolvimento das atividades de formação de recursos humanos, criação do conhecimento, prestação de serviços e produção industrial dos setores minerometalúrgico e de materiais”, promete o presidente eleito. Para isso, complementa, manterá uma estrutura flexível, ágil, relevante e pró-ativa em relação às constantes mudanças de mercado.
Com 67 anos de existência, a ABM tem abrangência nacional, possuindo 17 sedes em regiões estratégicas para os segmentos de siderurgia, metais não-ferrosos (alumínio, zinco, cobre etc) e mineração.
Para o diretor-executivo da Associação, Horacídio Leal Barbosa Filho, o novo presidente está plenamente alinhado com a missão da entidade de desenvolver ações coletivas que promovam a evolução técnico-científica e a inovação nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.
“Nelson Guedes conhece profundamente o setor e a ABM e, por estar na diretoria há quatro gestões, é responsável pelo desenvolvimento apresentado pela entidade nos últimos anos. É engenheiro de materiais e professor desenvolvimentista voltado para a área de inovação, tema que vai ao encontro dos objetivos da ABM”, ressalta Leal. “Quanto ao vice-presidente eleito, Alfredo Huallem, temos certeza que ele emprestará a experiência profissional de sucesso do Grupo Gerdau para o crescimento da Associação”, comenta.
A nova diretoria que toma posse no dia 27 de abril é composta por 129 profissionais, ligados à indústria e à academia.