ZF participa da Agrishow 2011 com seus produtos para o segmento
Além dos lançamentos, a ZF apresenta produtos fabricados pelas Divisões ZF Lemförder e ZF Parts, como as barras de direção e de reação e componentes que equipam as picapes Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. Para o mercado de reposição, a fabricante expõe produtos como engrenagens planetária e dentada, eixo, articulação de suspensão e terminal de direção completo.
Transmissão T-600
A família T-600 de transmissões sincronizadas para tratores, projetada e fabricada no Brasil, é composta pelas transmissões T-620, T-640 e T-660, que atendem máquinas agrícolas na faixa de potência entre 120 cv e 185 cv. A série T-600, com 12 marchas à frente e 5 à ré, é de fácil operação e possibilita o acionamento eletro-hidráulico da tração dianteira com o simples apertar de uma tecla no painel.
A transmissão proporciona maior economia, durabilidade e facilidade de operação. O sistema de mudança de marchas por cabo permite um salto em ergonomia em comparação ao sistema tradicional, além de ter cursos e esforços de engate reduzidos.
Eixo para aplicação canavieira
Desenvolvido pela ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora-de-estrada especificamente para a aplicação canavieira, o eixo dianteiro AS-3065 proporciona melhor contato com o solo e garante elevado nível de conforto e segurança na condução do trator. Com as mesmas características técnicas peculiares à família AS-3000, o eixo AS-3065 possui bitola de três metros e é destinado a tratores com potência de até 185 cv. Por ter uma maior extensão, permite que o trator seja adequado à distância entre uma trilha e outra nos canaviais e evite que as rodas passem na área de plantio, mantendo o espaçamento ideal entre as fileiras de cana, o que aumenta a produtividade.
3MD Driveline
Transmissão 3MD-40
O sistema de transmissão 3MD-40 e redutor S-1250 são ideais para colheitadeiras com peso máximo de 24 toneladas. A transmissão 3MD-40 permite a aplicação em colheitadeiras de diversas tonelagens, pois pode ser combinada com os redutores S-800, S-950 S-1050 e S-1250, dependendo do porte da máquina. O redutor é um sistema que liga a roda ao chassi da colheitadeira e é responsável por transmitir o torque às rodas.
As transmissões da série 3MD, com três velocidades, foram desenvolvidas para sistemas mecânicos ou hidrostáticos e, projetadas em sistema modular, que podem ser instaladas individualmente.
Barra de Direção
A barra de direção ZF apresenta uma das extremidades regulável e utiliza luva de ajuste, o que possibilita montagem mais precisa, impedindo qualquer esforço. Para atingir os elevados padrões de segurança, o componente é submetido a processos de melhoria contínua em sua qualidade e desenvolvimento. O produto transfere o movimento de direção aplicado à caixa de direção para as rodas. Os veículos com a direção à esquerda possuem a barra ligada ao braço de direção da ponta de eixo da roda esquerda.
Barra de Reação em “V”
Instalada, principalmente, em eixos traseiros de cargas elevadas, a barra de reação em “V” apresenta maior resistência e durabilidade. O componente posiciona e alinha o eixo, que se conecta ao chassi, e absorve forças nos sentidos longitudinal e lateral, além de controlar o eixo em conjunto com as duas barras de reação.
ZF Lemförder
Os terminais de direção e tirantes da barra estabilizadora presentes na picape Toyota Hilux foram desenvolvidos em parceria entre as engenharias da ZF Lemförder na Alemanha e no Brasil, num esforço coletivo que contou também com grande apoio e parceria das equipes da Toyota, no Japão, e da unidade brasileira.
A articulação de suspensão ZF Lemförder, componente que liga o chassi com todo o conjunto da suspensão, equipa as picapes Volkswagen Amarok e Toyota Hilux, proporcionando maior segurança e durabilidade para os veículos e para o condutor.
Inaugurada em 2001, a Divisão ZF Lemförder começou suas atividades com 39 colaboradores em uma unidade com área total de 80.630 m² e área construída de pouco mais de 8.000 m². Com o progressivo crescimento e a conquista de novos clientes, a empresa deu início, em 2008, ao plano para duplicação de suas operações, que consumiram investimentos de R$ 8,5 milhões somente no novo edifício industrial. Hoje, a empresa conta com 564 colaboradores, área construída de 17.038 m² e, com os novos equipamentos sendo instalados, terá capacidade para produzir cerca de 15 milhões de peças por ano.
ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora-de-Estrada
A ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora-de-Estrada é líder brasileira na produção de eixos e transmissões para o mercado agrícola. A Divisão da ZF já fabricou quase 300 mil unidades desde o início de suas operações, em 1980. Naquela época surgia a necessidade por equipamentos mais modernos, eficientes e potentes para atender às novas áreas de cultivo. O eixo dianteiro tracionado passou a ser essencial para que os tratores pudessem puxar os novos implementos e executar as operações mais pesadas.
Em 1985, lançou a família APL, para tratores Massey Ferguson e Valmet. Esses eixos tracionados permitiram a produção local de máquinas agrícolas de maior potência e revolucionaram o conceito de produtividade no País.
Nesses mais de 30 anos, a ZF forneceu componentes para todos os principais fabricantes brasileiros de tratores e colheitadeiras. Hoje, os produtos da ZF equipam máquinas das marcas Massey Ferguson, Valtra, John Deere, New Holland, Agrale e Ursus, exportando também para New Holland e Pronar (Polônia), RSM (Rússia), ITMco (Irã), Erkunt (Turquia), além das vendas dentro do Grupo (Estados Unidos e Alemanha).
A Agrishow, feira mais importante de agrobusiness da América Latina, abrange área de 360 mil metros quadrados e conta com 765 expositores nacionais e internacionais. Para este ano são esperados cerca de 140 mil visitantes profissionais do setor no evento.