Estação exige mais força da bateria para a partida do motor
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Com a aproximação do inverno, a Baterias Heliar alerta os proprietários de veículos sobre a importância de revisão no sistema elétrico e da própria bateria para garantir partidas eficientes e fazer o motor funcionar neste período de baixa temperatura.
Marcos Randazzo, engenheiro de aplicações da empresa, ressalta que, da mesma forma que é preciso conferir a pressão dos pneus, o nível de óleo do motor e do fluído de freios, a inspeção periódica da carga da bateria e do sistema elétrico deve fazer parte dos hábitos do motorista que se preocupa com a manutenção do veículo.
A bateria ganha importância pelo aumento de sistemas elétricos e eletrônicos que são gradativamente agregados aos veículos e que, no inverno, exigem maior força para o funcionamento do motor, porque os lubrificantes ficam mais densos e as peças do carro apresentam menor folga, o que demanda maior consumo de energia.
Por essas razões, com a chegada do inverno a bateria, mesmo o produto livre de manutenção, precisa de cuidados especiais, assim como todo o sistema elétrico, que envolve o alternador, responsável pela recarga da bateria; o motor de partida e o regulador de tensão, que precisam estar dentro das especificações do veículo para evitar falhas no fornecimento de energia.
Randazzo acrescenta que a manutenção do sistema elétrico envolve o estado dos fios que conduzem a energia elétrica para todos os pontos de iluminação. Um fio desencapado em contato com a chapa da carroceria, por exemplo, contribui para a fuga de energia e, como consequência, a redução da vida útil da bateria.
Da mesma forma, o motorista precisa atenção para evitar esquecer luzes acesas, rádio ligado e, principalmente, ao instalar equipamentos adicionais, confiar o veículo à concessionária da marca ou a um profissional de reconhecida confiabilidade. É importante lembrar que som, alarme, vidros e teto solar elétricos, assim como sensores de estacionamento mal-instalados, podem comprometer o funcionamento correto do sistema elétrico, com influência direta na bateria.
Recomendações:
· Antes da chegada do inverno, é recomendável uma revisão do estado de carga da bateria e de todo o sistema elétrico do veículo, por um profissional especializado;
· Como qualquer produto, as baterias disponíveis no mercado têm diferentes níveis de qualidade e de características técnicas que precisam ser avaliadas antes da compra. Por isso, se a escolha for incorreta, poderá comprometer o funcionamento dos diferentes sistemas do veículo, principalmente no momento da partida;
· A bateria deve ser substituída por outra com o mesmo padrão, que tenha idêntica capacidade de armazenamento de energia do modelo original. Se a bateria instalada no veículo tem, por exemplo, 60 Ah (capacidade igual a 60 Ampères/hora), deve-se observar a informação contida no rótulo e escolher o modelo com capacidade igual ou superior, especialmente se o veículo for equipado com muitos dispositivos eletroeletrônicos, como som, alarme, vidros elétricos, GPS, ar-condicionado e outros sistemas. Com esse procedimento, o consumidor evita problemas futuros, especialmente com capacidade de armazenamento de energia, potencial de partida e durabilidade do produto;
· Ao substituir uma bateria esgotada, o consumidor deve entregá-la à loja em que adquirir um novo produto para que seja encaminhada ao processo de reciclagem. As baterias substituídas são enviadas à fábrica para o processo de reciclagem, que seleciona o plástico das caixas e o chumbo para a produção de novas baterias e destina o ácido para utilização na agricultura, com absoluta preservação do meio ambiente.