Outros
Alpha Notícias: AES Eletropaulo instala LED em semáforos de São Paulo
A AES Eletropaulo fechou parceria com a Prefeitura e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a substituição de 67 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas com a tecnologia LED. A concessionária investirá R$ 22 milhões no projeto, previsto para ser concluído até 2012. No ano passado, a AES Eletropaulo já havia instalado 7,6 mil LEDs. Com a nova parceria, 50% dos semáforos da capital terão iluminação mais eficiente e mais econômica.
A distribuidora fornecerá mão de obra e material para a substituição de 32 mil lâmpadas incandescentes dos semáforos indicados pela CET e fornecerá outros 35 mil LEDs para que a CET faça a substituição.
As principais vantagens da utilização de lâmpadas LED em semáforos são:
• redução do consumo de energia de até 85%, comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes de mesma intensidade luminosa;
• a vida útil de um LED é de aproximadamente 50.000 horas (o que representa mais de 5 anos ligada ininterruptamente), contra 4.000 horas das lâmpadas incandescentes;
• a queima de alguns LEDs não compromete totalmente a indicação luminosa, pois resta uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos, mantendo a luminosidade necessária para o bom funcionamento do equipamento;
Além da economia do consumo de energia, o uso das lâmpadas LED não apresenta o efeito fantasma, ou seja, o efeito produzido pela incidência da luz solar no conjunto ótico do semáforo (lente/refletor) que produz a falsa sensação de iluminação do foco, confundindo o usuário.
“Não é só a economia que conta na utilização desse tipo de iluminação. A queima de um LED mantém a operação normal do semáforo e a lâmpada oferece maior qualidade de iluminação do foco, garantindo assim, mais segurança dos usuários do sistema viário”, explica Roberto Di Nardo, diretor executivo comercial da AES Eletropaulo.
A capital paulista possui aproximadamente 51.000 semáforos. Em 2010, 7.610 lâmpadas foram substituídas na capital paulista, e a previsão é de que mais 35 mil lâmpadas LEDs até o fim de 2011.
You must be logged in to post a comment Login