Iveco
Connect with us

Outros

Alpha Pesados: Volvo mostra sua tecnologia em evento sobre “Evolução da Mobilidade Urbana”

Published

on

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A Volvo Bus Latin America estará presente na 3ª edição da Transpúblico e do 25º Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). Durante o evento que acontece até o dia 26 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o público terá a oportunidade de conhecer os novos modelos B270F, primeiro ônibus com motor dianteiro da marca e o chassi híbrido (diesel e elétrico), que alia tecnologia e sustentabilidade.

Advertisement

Durante os três dias do seminário serão debatidos temas atuais sobre o sistema de tráfego urbano no Brasil, como as parcerias público privadas no transporte público, os novos negócios e a conjuntura econômica e perspectivas para o País com as demandas geradas com a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. O Seminário Nacional da NTU e a Transpúblico estão consagrados como um dos mais importantes espaços de discussões sobre o futuro do transporte urbano no Brasil.

Advertisement
Os dois modelos de ônibus Volvo que estarão expostos no estande da marca na Transpúblico mantêm a tradição da empresa de apostar em inovação com respeito ao meio ambiente. “A Volvo tem consciência que inovar não consiste apenas em desenvolver novas ideias, produtos ou tecnologias, mas gerar resultados com sustentabilidade, soluções viáveis que atendam à demanda mundial para o transporte de pessoas no presente e no futuro”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Motor frontal

Advertisement

O modelo, batizado de B270F, foi lançado recentemente e é o primeiro chassi de ônibus com motor dianteiro fabricado pela Volvo desde que começou a produzir ônibus no País, em 1979. Equipado com um motor de 7 litros, molas parabólicas, volante ajustável e chassi em aço especial que fazem dele o mais leve de sua categoria, o novo veículo teve seu projeto inteiramente desenvolvido no Brasil, atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade, segurança, e respeito ao meio ambiente que constituem os valores essenciais da marca.

Um dos principais trunfos do novo veículo está no fato de ser inspirado na plataforma dos caminhões Volvo VM, já consagrados pelo mercado de caminhões, principalmente devido à sua robustez e economia de combustível. “O projeto para o ônibus, contudo, priorizou as necessidades específicas do transporte de passageiros, com atenção especial a itens de conforto, segurança, e cuidado ambiental, até porque o veículo terá uma parte expressiva das vendas destinadas ao mercado de urbanos”, explica Gilcarlo Prosdocimo, líder comercial do projeto de introdução do novo chassi.

Advertisement

Híbrido

Advertisement
O modelo híbrido é uma avançada alternativa de energia limpa, uma solução que conjuga economia de 35% de combustível e uma redução de até 90% na emissão de poluentes. “O sistema híbrido da Volvo reduz não somente as emissões de CO2 (gás carbônico, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa), mas também de NOx (Óxidos de Nitrogênio, responsáveis por alergias e ardência nos olhos, por exemplo) e de materiais particulados”, explica Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da empresa.

A tecnologia “Híbrida em Paralelo” tem dois motores para tracionar o veículo, um a diesel e outro elétrico, que podem funcionar em conjunto ou de forma independente. O motor elétrico é responsável pelo arranque do veículo e o mantém até uma velocidade de cerca de 20 quilômetros por hora. A partir daí, o motor a diesel é acionado. Cada vez que o híbrido precisa parar, num congestionamento, por exemplo, o motor elétrico entra novamente em ação; assim, o motor à diesel é desligado, cessa o consumo de combustível e a emissão de poluentes e o nível de ruído são reduzidos sensivelmente.

Advertisement
Advertisement