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Alpha Esportes: GP de Cingapura de F1 exigirá estratégia de pneus
Texto: Assessoria de Imprensa
A etapa de Cingapura da Fórmula 1, última da temporada em circuito de rua e única realizada à noite, a ser disputada neste domingo, 25, terá a estratégia de pneus entre os diferenciais das equipes.
Isso porque o circuito, inaugurado em 2008, tem como palco as ruas da cidade, o que se traduz em superfície irregular e proporciona baixa aderência dos compostos à pista, além de faixas brancas e bueiros que atrapalham os pilotos e, consequentemente, também exigem muito dos pneus. Para cumprir tantas exigências, os dois compostos que a Pirelli irá levar para Cingapura são o PZero Amarelo (macio) e o P Zero Vermelho (supermacio).
Paul Hembery, diretor de Esportes a Motor da Pirelli, afirma que, com tantas especificidades, é difícil para as equipes chegarem ao melhor acerto dos carros e que é comum surgirem diferentes soluções. “Cabe aos pneus trabalhar de maneira igualmente eficaz dentro de muitos parâmetros, e este tem sido um dos maiores desafios para a fornecedora ao longo do ano. Os treinos livres em Cingapura serão cruciais para as equipes acertarem seus carros para os dois compostos que estarão disponíveis”.
Além de ser disputado na rua e de ter iluminação artificial feita por 1.500 refletores, a umidade é outra característica típica da prova. Cingapura é um dos mais quentes e, certamente, o mais úmido circuito de rua da temporada, com temperaturas mínimas ao redor de 28 graus durante a corrida e umidade entre 75% e 90%. Em seus três anos no calendário, porém, o GP não foi disputado debaixo de chuva.
Com 23 curvas, das quais duas feitas a mais de 160 km/h, Cingapura perde apenas para o GP de Valência em número de curvas (a prova espanhola têm 25), o que o torna um circuito bastante exigente para os pneus assim como para os pilotos. O último setor da prova é, por exemplo, um dos mais técnicos de toda a temporada.
“Muitos pilotos dizem que esse circuito demanda mais do que o de Mônaco. Como vimos no passado, particularmente no Canadá, a combinação de pneus macios e supermacios oferece muitas oportunidades para as equipes colocarem em prática algumas estratégias interessantes, como o uso do supermacio, que deve assegurar um melhor desempenho”, complementa Hembery.
