Nona geração do ESP é o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa no mundo
Texto: Assessoria de Imprensa
A Bosch leva para o Congresso SAE a nona geração do ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade -, que representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa no mundo. Este sistema é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo, freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade durante manobras bruscas de emergência.
Pesquisas em todo mundo comprovam que o ESP é o sistema mais eficaz para evitar a derrapagem do carro, situação responsável por grande parte dos acide ntes. Um regulamento da União Europeia, aprovado em 2009, determina que todos os novos modelos de veículos de passageiros e comerciais produzidos naquela região, a partir de 2011, devem ser equipados com ESP.
Para incentivar a adesão cada vez maior dos sistemas de segurança ativa por parte das montadoras, o New Car Assessment Program (EuroNCAP), na Europa, incluiu o ESP em seus critérios de avaliação. Desde o ano passado, apenas os modelos de veículos que possuírem o ESP como equipamento de série podem receber a classificação máxima de cinco estrelas.
ABS 9 e Airbag
Outros destaques em segurança que a Bosch leva para o Congresso SAE são a geração 9 do ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem – para automóveis e a unidade eletrônica de controle do airbag. O ABS 9, frente à geração anterior, está menor e mais leve, além de apresentar maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal na hora da frenagem.
Já o airbag, item de seguran ça passiva e que atua no momento do acidente, busca minimizar os ferimentos dos ocupantes do veículo. A Bosch fornece para o mercado os sensores e a unidade eletrônica de controle do airbag, que funcionam como o cérebro de todo o sistema de airbags, controlando o acionamento dos dispositivos.
Graças a Resolução 311 do Contran, publicada em 2009, que tornou o ABS e airbag frontal obrigatório para todos os veículos de passageiros a partir de 2014, já foi possível observar um aumento na taxa de instalação desses sistemas na frota de veículos nacional.
Segundo pesquisa realizada pela Bosch, com base em estatísticas de vendas, 23% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2010 tinham freios ABS. Em 2008, esse número era de 19% e, em 2006, 13%. A pesquisa também mostra aumento na instalação de airbag. Em 2008, apenas 19% dos carros possuíam o equipamento; enquanto que, em 2010, esse índice chegou a 26%.
Driver Assistance
Com o objetivo de oferecer novas tecnologias de segurança e assistência ao motorista, a Bosch apresenta na SAE seus sistemas de Radares e Vídeo, que são capazes de desempenhar múltiplas funções. O Radar de Média Distância (MRR) e o Radar de Longa Distância (LRR) trazem funções inovadoras como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Quando conectados ao ESP, por exemplo, esses radares podem oferecer funções de segurança avançada, como o Sistema de Frenagem de Emergência Preditivo (PEBS).
Já a Câmera de Múltiplas Funções (MPC) conta com tecnologia de vídeo de última geração, que é capaz de reconhecer as faixas de rolagem na pista e alertar o motorista quando o veículo muda de faixa de forma não intencional, por exemplo. Este sistema também é capaz de ler as placas de trânsito e informar no painel do veículo qual a velocidade máxima daquele trecho onde o veículo está trafegando.





