Outros
Alpha Notícias: Continental apresenta tecnologias-chave do futuro no IAA 2011
Sob o lema “Driving Future Mobility”, a fornecedora de autopeças Continental apresenta-se no 64.º Salão Internacional do Automóvel (IAA), até 25 de setembro (pavilhão 5.1). No âmbito das megatendências automotivas – “Segurança”, “Meio Ambiente”, “Informação” e “Veículos Accessíveis” – bem como do tema “Eletromobilidade”, a Continental oferece, em uma área de 900 metros quadrados, uma visão focada no futuro tecnológico da mobilidade individual. Modernos sistemas de as sistência ao condutor e sistemas de freios, conceitos de acesso ao veículo e de interligação, conceitos de utilização, tecnologias de acionamento, sensores, materiais de revestimento e pneus são apenas algumas das inovações a serem apresentadas. Palestras de especialistas, bem como ações interativas para visitantes do estande completam a presença na feira. Além disso, com a abertura da mostra ao público, a Continental apresenta-se como um potencial empregador, sobretudo para engenheiros, cientistas naturais e especialistas em gestão de empresas que querem tomar parte na estruturação da mobilidade individual e sustentável do futuro. A empresa emprega, anualmente, mais de 1.500 formandos de escola superior e jovens profissionais, bem como oferece oportunidades de carreira diversificadas no ambiente econômico internacional. “As nossas contribuições para o futuro da mobilidade individual são mais seguras, eficientes, interligadas e confortáveis, pois elas estarão marcadas, sobretudo, pela diversidade e complexidade tecnológica”, disse o diretor-presidente da Continental, Dr. Elmar Degenhart, e acrescentando: “Com a presença no IAA deste ano, pretendemos – no âmbito das megatendências automotivas – mostrar que estamos muito bem equipados para esse desafio, pois dispomos de um amplo portfolio de produtos, de uma alta competência de sistemas e de uma excelente gestão de qualidade. Seja motor de combustão, acionamento híbrido e elétrico ou célula combustível – podemos oferecer produtos de alta qualidade e soluções de sistemas para todas as formas atuais e futuras de mob ilidade individual”. Na área da megatendência “Segurança” do estande da feira estarão em foco sistemas de assistência ao condutor e de travões. Com a câmera estéreo, a Continental está abrindo novos caminhos na área da detecção do campo periférico. Uma vez que a câmera estéreo possui dois “olhos”, ela consegue – em oposição a uma monocâmera – medir a distância e o tamanho de possíveis obstáculos. Assim, pode ser desenvolvida uma nova geração de assistentes de frenagem de emergência, prospectivos no verdadeiro sentido da palavra, que conseguem evitar ainda mais acidentes, bem como reduzir a gravidade dos mesmos. Um marco importante para a “Vision-Zero” da Continental. O novo travão eletro-hidráulico da Continental integra o acionamento de travão, travão assistido e o sistema antideslizamento (ABS, ESC) em um módulo de travagem compacto e de menos peso. A pressão de travagem pode ser constituída muito mais rapidamente do que em sistemas hidráulicos convencionais, o que atende aos requisitos referentes a novos sistemas de assistência ao condutor para a prevenção de acidentes e a protecção da segurança, bem como pode ser integrada, sem medidas adicionais, em um sistema de travagem regenerativo. Ambos os sistemas serão apresentados no estande de feira no âmbito do conceito de segurança ® ContiGuard, que integra sistemas de segurança ativos e passivos de forma abrangente. Produtos e soluções para a redução de emissões de CO2 serão apresentados na área da megatendência “Meio Ambiente”. O recém-desenvolvido sensor da qualidade do combustível, por exemplo, contribui para a protecção do motor e do meio ambiente. A determinação da qualidade do combustível pode, entre outros, otimizar a injeção de combustível. O novo turbocompressor que a Continental, a partir de setembro, passará a fornecer a um grande fabricante dos Estados Unidos, caracteriza-se em alto grau pelo seu comportamento de reação otimizada. Concebido para motores de ciclo Otto “downsizing”, o turbocompressor garante, graças à sua montagem totalmente automatizada, não só alta qualidade e baixas cotas de er ros, mas também vantagens de custos. Com o novo ContiEcoContact 5, a Continental apresenta no IAA um pneu que combina percurso curto de frenagem em estrada molhada e seca, com baixa resistência de rolagem. Graças à resistência de rolagem otimizada em 20%, um carro equipado com o novo ContiEcoContact 5 pode funcionar com aproximadamente 3% a menos de combustível do que se estivesse equipado com um pneu padrão. Outra inovação é o revestimento interno para veículos TEPEO®. O seu peso significativamente menor do que o dos revestimentos de PVC convencionais gera uma economia de até 2kgs por veículo. Além disso, a não utilização de plastificantes proporciona emissões altamente mais baixas e um clima saudável no interior do veículo. A área da megatendência “Informação” dedica-se, principalmente, a conceitos de acesso ao veículo e de interligação, bem como a conceitos de utilização. Um celular equipado com o Near Field Communication Technik (NFC), por exemplo, torna-se uma “chave virtual”: Ele não só consegue abrir a porta do carro como, após o condutor ter entrado no mesmo, dar partida no motor. A Continental planeja, além disso, serviços de internet para possibilitar, via celular, também um maior grau de personalização e configuração do carro – desde as emissoras preferidas de rádio, passando pela posição do assento, até a iluminação do ambiente. Isso oferece maior conforto particularmente a condutores que compartilh am o seu carro com outros usuários. Essa função é interessante especialmente para conceitos de mobilidade inovadores como o “carsharing”, uma vez que com a personalização cria-se também uma alta atratividade para os usuários. Mesmo em termos de comando do veículo, a Continental possibilita uma olhada no futuro próximo: o conceito “Magic UI” (Magic User Interface) agrega de forma inteligente os mundos de informações e entretenimento próprios do lar, do escritório, dos terminais móveis e do automóvel de forma que o condutor pode administrá-los facilmente e utilizá-los, a qualquer momento, de forma inteligente, confortável e segura. Produtos e soluções para a crescente área de veículos dos chamados “Affordable Cars” serão expostos na área “Veículos Acessíveis”. Produtos desenvolvidos e produzidos em países emergentes como a unidade de controle escalável de airbags SPEED, a unidade de controle do motor EASY-U e o Basic Function Controller, responsável pelas funções de conforto, são o foco desta área. Os produtos estão equipados com funções baseadas nas tecnologias mais recentes. Elas foram desenvolvidas de acordo com o princípio “nenhuma condescendência quando se trata de qualidade, segurança, sustentabilidade e conforto de utilização”, bem como criadas sob medida para os clientes e para as suas necessidades regionais. Um destaque especial na área do tema “Electromobilidade” é o primeiro motor ativado independentemente. Pontualmente para o IAA, a Continental inicia a produção em larga escala deste motor para equipar a frota de veículos elétricos de um fabricante europeu. Sua produção não necessita de metais de terras raras, que são relativamente caros e cuja disponibilidade a longo prazo é vista de modo crítico pelos especialistas. Além disso, o motor elétrico caracteriza-se por sua alta eficiência. Com outra inovação, o eCar Tire – pneu desenvolvido e otimizado quanto à resistência de rolagem exclusivamente para veículos elétricos – a Continental mostra a sua competência no desenvolvimento de produtos e de sistemas para veículos elétricos.