Superesportivo apresenta uma síntese perfeita de prazer ao dirigir, excelente dinâmica de direção e construção sistematicamente leve

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Devido aos destaques tecnológicos, o conversível SLS AMG pode ser considerado como o ABC de engenharia de carros modernos esportivos: a combinação de uma carroceria de alumínio com quadro espaçoso, um motor AMG 6.3 litros V8 com lubrificação a seco que desenvolve uma potência máxima de 420 kW (571 hp) e 650 Nm de torque, uma transmissão de embreagem dupla de sete marchas e uma suspensão esportiva com braços duplos horizontais garantem excelente dinâmica de condução e prazer ao dirigir.

A capota de tecido do SLS AMG Roadster abre e fecha em apenas onze segundos e pode ser operada em movimento até a velocidade de 50 km/h. A nova suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, com amortecimento controlado eletronicamente, está disponível como item opcional. Com o AMG DRIVE UNIT, o motorista consegue escolher seus próprios ajustes da suspensão. Há três modos disponíveis: Comfort, Sport e Sport plus.

O AMG Performance Media é um inovador sistema multimídia inspirado no automobilismo esportivo, que oferece uma combinação de telas telemétricas com diversas informações disponíveis, como aceleração lateral e linear, dados do motor e tempo de voltas de uma pista de corrida. Também possui acesso à internet via celular.

O Dr. Dieter Zetsche, presidente do Board da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, afirma: “O conversível SLS é um super esportivo, um carro-sonho altamente desejável. Em sua maneira distinta, ele dá continuidade a uma sucessão de carros esportivos únicos da Mercedes-Benz.”

Ola Källenius, presidente da Mercedes-AMG GmbH, comenta: “Construção sistemática, peso leve, desempenho exemplar e design de tirar o fôlego combinados com o prazer sensorial de dirigir a céu aberto – o novo SLS AMG Roadster incorpora com perfeição a filosofia alemã AMG de engenharia e bom acabamento. O modelo asa de gaivota já é o sonho dos fãs de carros esportivos do mundo todo e, setra com a versão conversível, promete causar ainda mais sensação.”

Design de conversível purista com perfeitas proporções

O responsável pela área de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, diz: “Como no modelo asa de gaivota, o design purista e esportivo chama a atenção. Seja com a capota aberta ou fechada, o conversível SLS AMG tem um visual impressionante!” As proporções perfeitas merecem destaque: um capô longo, extremidade traseira curta, aerofólio traseiro automaticamente extensível, amplo entre eixos, bitola larga e projeções curtas – em resumo, o SLS AMG de capota aberta transpira dinamismo. A potência é sugerida pelas rodas largas de tamanho 265/35 ZR 19 (frente) e 295/30 ZR 20 (traseiras). O acabamento em pintura metálica marrom AMG e as rodas com peso otimizado, com design de 10 raios,pintadas de preto fosco com aro de alto brilho, estão disponíveis como novos opcionais.

Algumas características remetem ao conversível 300 SL, o clássico carro dos sonhos dos anos 50, como a ampla grade do radiador com a estrela da Mercedes e a aleta transversal em forma de asa, além das aletas no capô e nos flancos do veículo. Como o SLS AMG Roadster, o 300 SL conversível parecia ser um pouco posterior do que o original asa de gaivota 300 SL, porém a despeito do caso anterior, ambos os carros-sonho AMG estão disponíveis ao mesmo tempo.

Atmosfera interna semelhante à cabine de uma aeronave

No interior, o design também impressiona pelas semelhanças com a cabine de uma aeronave: painel de instrumentos na forma de uma seção de asa, entradas de ar com bicos ajustáveis em forma de cruz – reminiscência dos jatos -, console central prolongado de metal fosco e a nova alavanca de seleção E-SELECT na forma de um controle de comando de aeronave. Outro detalhe de sofisticação é o emblema em relevo AMG na alavanca de seleção.

O recurso AMG DRIVE UNIT – que está disponível em fibra de carbono real – é o módulo de comando no console central. Ele permite que o motorista selecione uma configuração personalizada para o veículo, incluindo ajuste da suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL (opcional). O volante Performance AMG, com seu revestimento em couro e seção do aro inferior mais achatada, permite total controle do veículo. As haletas do câmbio estilo borboleta e o aro do volante são de metal maciço.

Capota flexível totalmente automática

A experiência de dirigir o SLS AMG Roadster é realçada ainda mais quando a capota flexível é aberta e o motor aspirado de oito cilindros com 420 kW (571 hp) e 650 Nm de torque emite seu som típico de AMG. O teto flexível pode ser aberto e fechado enquanto o carro se move até 50 km/h; o processo totalmente automático de abertura/fechamento leva apenas onze segundos. Quando está aberta, a capota é recolhida de forma sanfonada para economizar espaço atrás dos bancos. Três cores de capota flexível – preta, vermelha e bege – estão disponíveis para combinar com as nove cores do exterior e oito do interior.

A capota flexível com tecido de três camadas tem uma configuração de magnésio/aço/alumínio com peso otimizado, que contribui muito para o baixo centro de gravidade do carro. A transição suave e contínua entre a camada externa da capota e a janela de trás mantém baixo o nível de ruído do vento. Em dias de chuva, uma bolsa de água flexível, que passa debaixo da capota, capta a água da chuva e a direciona para a parte inferior do veículo através de duas aberturas de cada lado. A capacidade do porta-malas é de 173 litros com o teto aberto ou fechado, sendo quase igual ao do SLS AMG Coupé (176 litros).

Qualidade de material e alto padrão de acabamento

O couro, metal maciço com acabamento fosco ou, opcionalmente, revestimentos de fibra de carbono criam um ambiente exclusivo e a sensação de um autêntico cockpit. O revestimento com pontos contrastantes realçam o design e chamam atenção aos detalhes – o que é a marca registrada do design Mercedes.

Os equipamentos de série do SLS AMG Roadster incluem couro preto Designo, bancos esportivos AMG com aquecimento, COMAND APS com DVD player, sistema de alarme anti-furto com proteção contra rebocamento e monitoramento do interior, controle de clima de luxo THERMOTRONIC e a função de partida sem chave KEYLESS-GO. O sistema disponível como opcional AIRSCARF®, exclusivo da Mercedes-Benz, atua como um cachecol invisível aquecendo as regiões da cabeça e pescoço dos ocupantes. Ele é integrado nos encostos dos bancos esportivos AMG e exala ar quente a partir das aberturas nos dispositivos de apoio de cabeças. O fluxo de ar pode ser adaptado para diferentes tamanhos dos ocupantes por meio das entradas de ar ajustáveis e o nível de aquecimento pode ser selecionado em três estágios ao toque de um botão.

AMG Performance Media

Além do eficiente sistema de som Bang & Olufsen BeoSound AMG, outro destaque opcional é o AMG Performance Media. Esse sistema inédito, inspirado nas corridas de carros, combina numerosas telas de telemetria com informações, tais como dados do motor, aceleração lateral e linear, e tempos das voltas em um circuito de corridas. Também proporciona acesso à internet de alta velocidade por celular. O AMG Performance Media é ativado pressionando-se a tecla AMG do AMG DRIVE UNIT e usando o controle COMAND. As funções principais, em resumo, são:

• Exibição em tempo real da temperatura do óleo do motor, líquido de arrefecimento e do fluido da transmissão

• Exibição em tempo real da potência do motor, torque e da posição do acelerador

• Exibição em tempo real das pressões de cada um dos pneus

• Exibição em tempo real do tempo de aceleração de 0-100 km/h

• Exibição em tempo real da aceleração lateral e linear combinada com desempenho da frenagem e posição do acelerador, incluindo função de memória

• Gravação do tempo de cada volta de circuito fechado de corridas, com tempos por setor e função de memória

• Integração das funções DRIVE UNIT para salvar os dados da configuração na memória e inicializar o RACE START

As diferentes funções do AMG Performance Media são exibidas em uma tela colorida integrada no painel de instrumentos. Três telas são mostradas a qualquer momento, com as informações mais importantes posicionadas no centro.

Acesso à internet de alta velocidade por celular

O AMG Performance Media também proporciona acesso à internet de alta velocidade por celular: quando o carro está parado, o motorista pode navegar na internet, fazer downloads, instalar aplicativos e enviar e receber emails – esse sistema possui funções comparáveis aos do computador, notebook ou smartphone. O AMG Performance Media usa o sistema operacional de alto desempenho e bem difundido Android. Esse novo desenvolvimento exclusivo também será instalado nos outros carros de alto desempenho AMG no futuro.

Chassi e carroceria de alumínio reforçado

Além de alto nível de conforto para os ocupantes, o fator chave do prazer de dirigir o novo SLS AMG Roadster é também o excelente desempenho. A base disso é o design inovador da carroceria: o chassi e a carroceria são feitos de alumínio, tem um design que combina construção inteligente de peso leve com alta resistência. Com um peso de 1.660 quilos, o conversível tem só 40 kg a mais do que o cupê. O resultado é uma relação força/peso notável de 2,9 kg por hp.

Para obter o mesmo nível de dinâmica na direção, apesar da falta de um teto fixo, o conversível SLS AMG possui recursos projetados especificamente para a rigidez da estrutura da carroceria, como, por exemplo, saias laterais com maior espessura e mais câmaras. A barra transversal do painel de instrumentos é apoiada contra o quadro do para-brisa e túnel central por suportes adicionais e um suporte curvado entre a capota flexível e o tanque reforça o eixo traseiro. O SLS AMG Roadster tem uma barra transversal de reforço atrás dos bancos para apoiar o sistema de proteção contra capotamento. Ele também acomoda o subwoofer de 250 watts do sistema de som Bang & Olufsen BeoSound AMG.

Tudo isso evita vibrações indesejáveis e torna desnecessário usar amortecedores de vibrações que aumentariam o peso do automóvel.

Mistura inteligente de materiais e baixo centro de gravidade

Cinquenta por cento da carroceria é composta por seções de alumínio 26 % de chapa de alumínio, 18 % de alumínio fundido e 6 % de aço. A segurança máxima dos ocupantes requer o uso de aço ultra- resistente fundido a quente nas Colunas A.

O conceito do automóvel foi projetado para conseguir o mais baixo centro de gravidade possível. Isso se aplica tanto às baixas conexões do trem de força e eixos quanto à disposição do conjunto da estrutura condutora de rigidez do quadro da carroceria, que foi mantido o mais baixo possível.

Segurança passiva em alto nível

O chassis de alumínio proporciona a base para a excelente segurança passiva. Os extensos recursos de segurança incluem o sistema fixo de proteção contra capotamento, cintos de segurança de três pontos com tensores e limitadores de força e oito airbags: airbags adaptáveis dianteiros e airbags dos joelhos, dois airbags laterais integrados nos bancos e dois airbags de janela.

O sistema Blind Spot Assist (Assistência para ponto cego), disponível como opcional, ajuda o motorista com um aviso visual e sonoro se houver perigo de colisão com outro veículo que seja detectado durante as trocas de faixas.

Motor potente AMG de 6,3 litros V8

O SLS AMG Roadster possui o mesmo motor potente que o modelo asa de gaivota. O V8 de 6,3 litros com potência máxima de 420 kW (571 hp) a 6800 rpm faz do SLS conversível o mais potente dos carros esportivos de seu segmento. Sua relação potência/peso é de 2,9 kg/hp. Esse motor, naturalmente aspirado, gera torque máximo de 650 Nm a 4750 rpm. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge velocidade máxima de 317 km/h (limitada eletronicamente) – o que significa que o conversível tem um desempenho comparável ao da versão asa de gaivota.

O motor V8 com a capacidade cúbica de 6208 cc tem características típicas dos potentes motores de corrida. Ele responde imediatamente aos movimentos do acelerador. O centro de gravidade mais baixo permite alta aceleração lateral e garante uma emocionante dinâmica de direção.

Atingindo as metas de consumo de combustível mais exigentes

Apesar de sua personalidade esportiva, o SLS AMG atinge ótimos resultados de consumo de combustível. O modelo consome 13,2 litros a cada 100 quilômetros (NEDC), correspondendo a emissões de CO2 de 308 gramas por quilômetro. Medidas de aprimoramento da eficiência incluem o revestimento exclusivo otimizado quanto ao atrito da AMG com arco de spray de fio duplo nas paredes dos cilindros, abastecimento de óleo otimizado conforme mapeamento e gerenciamento do gerador inteligente: durante as fases de sobregiro do motor, a energia cinética é usada para carregar a bateria em vez de ser desperdiçada simplesmente gerando calor. De forma convergente, o gerador reduz a carga do motor durante a aceleração. A avançada tecnologia de catalisador permite que as normas atuais e futuras de emissões, tais como a Euro-5, LEV 2 e ULEV sejam atendidas.

Transmissão de embreagem dupla com tubo de torque

O motor AMG de 6,3 litros V8 entrega sua abundante potência ao eixo traseiro por meio de um eixo de transmissão de fibra de carbono ultra leve – similar a configuração usada nos carros da Classe C na DTM. A transmissão por embreagem dupla é montada na traseira e conectada com o corpo do motor via tubo de torque. Um eixo de fibra de carbono gira na velocidade do motor no tubo de torque. As vantagens dessa solução sofisticada estão na ligação rígida entre o motor e a transmissão e, por sua vez, no ótimo suporte para as forças e torque gerados.

A transmissão esportiva de 7 marchas AMG SPEEDSHIFT DCT ostenta trocas rápidas sem perda de força de tração – em somente 100 milésimos de segundos. O motorista tem a opção de quatro diferentes modos de direção: “C” (Eficiência controlada), “S” (Esportivo), “S+” (Mais Esportiva) ou “M” (Manual). Nos modos Sport, Sport plus e Manual, a função de dupla embreagem automática fica ativada; todos os modos podem ser selecionados facilmente via controle giratório no AMG DRIVE UNIT. A função RACE START proporciona tração otimizada e também faz o bloqueio mecânico do diferencial.

Sofisticado layout da suspensão com eixos duplos

A configuração escolhida com motor dianteiro atrás do eixo frontal e ligação transaxle (componente mecânico que associa a transmissão e o diferencial ao eixo de direção) garante uma distribuição ideal do peso entre a parte dianteira/traseira de 47 para 53%. Ao instalar o motor atrás do eixo dianteiro, criou-se condições ideais para dinâmica de direção precisa, agilidade, baixa inércia com mudanças direcionais espontâneas e excelente tração. Com eixo de braços duplos, a localização da roda e funções da suspensão continuam separadas. Os suportes de molas/amortecedores são apoiados no braço inferior. Esse conceito proporciona ao motorista ótima sensibilidade em relação ao contato com a estrada quando está dirigindo em alta velocidade.

Os braços em formato de “wishbones”, articulações da direção e “hub carriers” na frente e atrás são feitos interiamente de alumínio forjado– substancialmente reduzindo as massas, essa configuração também melhora claramente a resposta da suspensão. O amplo entre-eixos de 2.680 milímetros não só resulta em excelente estabilidade em linha reta, como também em baixas mudanças de carga nas rodas, reduzindo significativamente a tendência do veículo de se inclinar nas frenagens e acelerações. A larga bitola garante menores trocas nas cargas das rodas quando se está fazendo curvas, permitindo que os pneus mantenham mais aderência.

Nova suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL

A nova suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com amortecimento eletronicamente controlado está disponível como opcional. Usando um botão na AMG DRIVE UNIT, o motorista do SLS AMG pode escolher sua própria configuração de suspensão. Três modos estão disponíveis: Comfort, Sport e Sport plus.

O modo Comfort apresenta respostas suaves de amortecimento, enquanto o modo Sport tem uma resposta muito mais dura dependendo da situação de direção. O Sport plus é ideal para os circuitos de corridas: além de maior força de amortecimento, esse modo vem com algoritmos de controle específicos que foram customizados para um estilo de direção radicalmente esportivo em superfícies de estradas niveladas. Essa nova suspensão variável também será disponibilizada como opcional para o SLS AMG Coupé no futuro.

Direção direta, bloqueio do diferencial e ESP® de três estágios

A engrenagem de direção cremalheira proporciona uma sensação direta consistente na direção com a relação mecânica constante de 13.6:1, que corresponde às altas expectativas que são depositadas em um carro super esportivo. A direção hidráulica proporciona adaptação à velocidade e melhora o feedback para o motorista conforme aumenta a velocidade na estrada. O SLS AMG também possui o ESP® de três estágios de série, proporcionando ao motorista acesso aos modos ESP ON, ESP SPORT e ESP OFF ao toque de um botão.

A lógica do sistema de tração ASR (controle de deslizamento da aceleração) fica ativada nos três modos do ESP®. Se uma das rodas motrizes começar a girar, é aplicada pressão no freio específico para melhorar a tração – especialmente em conjunto com o diferencial de múltiplos discos de limitado deslizamento, mecânico, que é equipamento de série. Isso significa que a força do motor é transferida para a estrada de forma mais efetiva quando se está dirigindo em um estilo dinâmico.

Sistema cerâmico de alto desempenho de frenagem

O sistema de frenagem de alto desempenho AMG com discos de freio de composto na frente garante distâncias de frenagem extremamente curtas mesmo sob cargas enormes. De agora em diante, pinças de freio pintadas inteiramente de vermelho estarão disponíveis, por encomenda. Recentemente desenvolvidos, os freios opcionais de compostos cerâmicos garantem melhor desempenho de frenagem, graças à sua maior dureza, combinado com uma redução de peso aproximada de 4%. Essa redução garante uma melhora tanto do conforto como da aderência, além de uma resposta mais rápida da direção.

As rodas AMG de liga leve baseadas no princípio inovador de formação de fluxo também reduzem as massas suspensas, melhorando a dinâmica de direção e o conforto da suspensão. Além das rodas de liga leve AMG de 7 raios de série, as rodas de 5 raios gêmeos e as de peso otimizado de 10 raios estão disponíveis como opcionais. Os pneus 265/35 R 19 (dianteiros) e 295/30 R 20 (traseiros) desenvolvidos exclusivamente para o SLS AMG garantem ótimo desempenho. Um sistema de monitoramento da pressão dos pneus é incluído de série para monitorar a pressão dos pneus permanentemente nas quatro rodas, com um display individual para cada pneu.

Lançamento no mercado europeu ainda em 2011

O conversível SLS AMG foi projetado e desenvolvido em paralelo com o coupê pela Mercedes-AMG GmbH. O superesportivo será produzido na maior fábrica da Mercedes-Benz, em Sindelfingen. O motor AMG de 6.3 litros V8 vem diretamente da oficina de motores AMG, de Affalterbach, onde é montado manualmente de acordo com a filosofia tradicional “Um homem, um motor”.

As vendas do Mercedes-Benz SLS AMG Roadster no mercado europeu terão início no outono (hemisfério norte) de 2011.