FPT
Connect with us

Outros

Alpha Esportes: Citroën vence na França e coloca duas duplas na luta pelo título

Published

on


Triunfo de Ogier/Ingrassia os deixa apenas três pontos atrás de Loeb/Elena
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Três duplas separadas por apenas três pontos. O Campeonato Mundial de Rali (WRC) terá duas provas finais de arrepiar, com total indefinição sobre quem será campeão. A vitória de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia no Rali da França deixou a segunda dupla da equipe Citroën Total WRC apenas três pontos atrás dos companheiros de equipe Sébastien Loeb/Daniel Elena, que não completaram a prova. Além deles, também estão na luta os finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen.
Com uma pilotagem sem erros, Ogier/Ingrassia sustentaram uma disputa empolgante pela liderança com o Mini John Cooper Works tripulado pelos espanhóis Daniel Sordo/Carlos del Barrio. A dupla espanhola chegou a assumir a ponta, mas a partir da metade do segundo dia Ogier/Ingrassia não perderam mais o primeiro lugar. O duelo prosseguiu nos cronômetros, com Ogier/Ingrassia terminando o rali apenas 6 segundos na frente dos adversários.
Após a vitória, Ogier se mostrava feliz, principalmente, por poder relaxar. “Foi um rali muito difícil e todas as chances de vitória da equipe estavam em meus ombros. É claro que vencer o Rali da França significa muito, também, pelo aspecto pessoal. Agradeço à equipe, que me deu um carro perfeito. E parabéns a Dani Sordo, que guiou muito durante todo o final de semana. Não foi fácil ficar na frente dele”, afirmou o vencedor.
Fréderic Banzet, presidente mundial da Citroën, também estava feliz com a vitória da Citroën em seu “rali nacional”: “Foi fantástico ver Ogier vencendo aqui. O final da temporada vai ser um pouco tenso, já que nossa meta é vencer os dois campeonatos, de pilotos e de fabricantes. E demos mais um passo para que isso aconteça”.
Os heptacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena saíram na frente e lideraram o rali após os dois primeiros estágios. Uma pane no motor os levou ao abandono durante o terceiro estágio. “Não há muito o que dizer: a luz de aviso da pressão de óleo acendeu e paramos para evitar danos maiores. Se havia um rali onde eu não queria ter tido este tipo de problema era justamente este!”, explicou o campeão, usando uma pequena dose de ironia para conter seu desapontamento.
As duplas que tripulam o Citroën DS3 de equipes particulares não tiveram melhor sorte. Petter Solberg/Chris Patterson terminaram em terceiro lugar, mas foram desclassificados porque o carro estava quatro quilos abaixo do peso mínimo (1.200 kg). Kimi Räikkönen/Kaj Lindstrom abandonaram no primeiro dia após sofrer um acidente. Peter van Merksteijn/Erwin Mombaerts também não chegaram ao final.
O resultado do Rali da França deixou Ogier/Ingrassia com 193 pontos. À frente deles, estão Loeb/Elena, líderes com 196, e Hirvonen/Lehtinen, da Ford, também com 196, mas classificados em segundo lugar por terem menos vitórias.
Restando duas provas para o final do campeonato, tudo pode acontecer: em cada rali, pontuam os dez primeiros colocados na classificação final (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1), escala idêntica à da Fórmula, e os três primeiros do “Power Stage”, o estágio final de cada rali (3, 2 e 1 ponto para cada um). Vai ser um final de campeonato para colocar à prova os nervos dos concorrentes.
Advertisement