Projeto terá foco na redução de emissões de carbono, aposta em energias renováveis e aumento na diversidade dos recursos
Texto: Assessoria de Imprensa
A Nissan Motor anunciou hoje seu novo plano ambiental de seis anos, o “Nissan Green Program 2016” (NGP 2016). A nova estratégia estará focada em três áreas: redução das emissões de carbono, mudança para energias renováveis e aumento na diversidade dos recursos utilizados pela Nissan. 
Ao final do ano fiscal 2016, o “Nissan Green Program 2016”, terceiro plano ambiental de médio prazo da companhia, visa: 
•  Tornar a Nissan a nº 1 em Veículos de Emissão Zero, com vendas acumuladas de 1,5 milhão de unidades pela Aliança Renault-Nissan;
•  Liderar a eficiência em combustível com a melhoria em 35% na economia de combustível quando comparada à meta de 2005, com base na média corporativa entre todos os veículos Nissan vendidos no Japão, China, Europa e nos Estados Unidos;
•  Ser líder corporativa de baixa emissão de carbono com a redução de 20% na emissões por veículo em atividades corporativas comparada com a meta de 2005;
•  Ser líder na reciclagem, aumentando a taxa de utilização de materiais reutilizáveis em 25%.
“Cada vez mais consumidores demandam produtos alinhados com seus valores, incluindo veículos e picapes com baixa emissão de carbono. Ao mesmo tempo, estamos lançando mão da tecnologia para fazer nossas fábricas mais verdes e mais eficientes”, disse o presidente da Nissan e CEO Carlos Ghosn. “A Nissan quer fazer parte da solução rumo a uma sociedade sustentável, pelo bem do planeta e como uma significativa vantagem competitiva e diferencial estratégico no setor de produção global.”
O NGP2016 representa o pilar da sustentabilidade da “Nissan’s Blue Citizenship” (Cidadania Azul da Nissan), a plataforma estratégica da companhia que cobre a área de responsabilidade social. A “Cidadania Azul” foca em três áreas: Sustentabilidade, Mobilidade e Comunidade. O anúncio do NGP 2016 é a primeira de muitas iniciativas corporativas da “Cidadania Azul”.
As ações detalhadas sob o NGP2016 incluem:
1)        Nº 1 em Veículos de Emissão Zero. Em nome da Aliança, a Nissan liderará o desenvolvimento de uma nova célula de combustível para veículos elétricos (FCEV) em conjunto com sua parceira estratégica, a Daimler. 
2)        Liderança na eficiência de combustível: melhoria de 35% na economia de combustível comparado com 2005, com base na médica corporativa através do lançamento de produtos que entreguem liderança mundial na economia de combustível em toda a gama de segmento no Japão, China, Europa e Estados Unidos como:
·      Um novo modelo híbrido com tração dianteira;
·      Um novo modelo híbrido plug-in baseado na tecnologia exclusiva da Nissan;
·      Introdução de nova geração do câmbio CVT e alcance da marca de 20 milhões de unidades cumulativas deste câmbio desde o lançamento, em 1992.
3)        Liderança na baixa emissão de carbono: reduzir as emissões de CO² correspondentes às atividades corporativas em 20% por veículo comparado com 2005 através de:
·      Ampliação do escopo de objetivos mensuráveis, incluindo logística, escritórios e concessionários adicionalmente aos locais de produção;
·      Introdução de fontes de energia renovável para produção e plantas relacionadas.
4)        Liderança da reciclagem em circuito fechado, tornando-se a primeira indústria automotiva a estabelecer objetivo de reciclagem e a adotar um amplo esquema de reaproveitamento, incluindo aço, alumínio e plástico. Os destaques incluem:
·      Alcançar a taxa de 25% de utilização de materiais reciclados até 2016;
·      Aplicar materiais reciclados a partir de resíduos de produção ou em fim de vida em veículos e peças novos;
·      Reduzir o consumo de elementos escassos.