Outros
Alpha Pesados: Euro 5 impulsiona ainda mais o mercado de aço leve de alta resistência da SSAB no Brasil
Texto: Assessoria de Imprensa
A SSAB anunciou na FENATRAN 2011 que está investindo US$ 330 milhões de dólares em suas plantas siderúrgicas no exterior para aumentar a produção de aço leve de alta resistência em 500 mil toneladas por ano e o Brasil está tendo um grande papel nisso. Segundo o diretor geral do Brasil, Paulo Seabra, as vendas no país devem ser 45% superiores este ano, e as perspectivas para 2012 são ainda maiores. “Com os cerca de 300 quilos a mais que os caminhões pesarão com o Euro 5, a busca por implementos mais leves para evitar prejuízos na capacidade de carga deve impulsionar ainda mais os negócios”, afirma.
Segundo o executivo, o uso dos aços produzidos pela empresa pode diminuir o peso dos implementos rodoviários de 30% a 35%. O principal lançamento da empresa na 18ª Fenatran são as espessuras de 0,5mm a 3mm do aço Hardox, específico para equipamentos que precisam resistir a grandes desgastes e impactos, comuns na indústria de mineração. Com as novas espessuras, aumentam os clientes em potencial no transporte de areia e de arroz, por exemplo.
Outros lançamentos incluem o aço Domex, com principal aplicação no Brasil para a fabricação de semi-reboques basculantes. A SSAB também está trazendo ao país o software Instant ValueCalc, que permite calcular as vantagens financeiras e ecológicas de se utilizar aço de alta resistência em comparação ao aço comum de acordo com os projetos dos clientes finais.