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Alpha Pesados: Novos caminhões Mercedes-Benz Atego são apresentados na FENATRAN

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Linha Atego 2012 recebe motorização com avançada tecnologia BlueTec 5

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Os caminhões médios e semipesados da linha Atego da Mercedes-Benz chegam ao mercado, em 2012, com grandes novidades. O primeiro impacto é visual, com o design totalmente novo, moderno e atrativo da cabina, que reflete a força e a robustez superior do veículo.

Dois modelos da nova linha (o médio Atego 1419 4×2 e o semipesado Atego 2426 6×2) estão expostos no estande da marca na 18ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, de 24 a 28 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

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Contando com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, que atende ao PROCONVE P-7 de forma mais econômica e ecológica, os caminhões Atego da linha 2012 oferecem também mais potência e torque, assegurando elevada produtividade para a distribuição urbana e para o transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias.

“Essas inovações ampliam ainda mais as vantagens da linha Atego, que se destaca no mercado pelas amplas possibilidades que oferece aos clientes para a escolha do caminhão que melhor atenda sua demanda de transporte”, diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Cabinas modernas

A família Atego posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de caminhões médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (standard, estendida, leito teto baixo e leito teto alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta é uma variedade exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.

Os modelos rodoviários da nova linha Atego possuem spoiler no parachoque, com farol de neblina, o que aumenta a sensação de força e de vocação estradeira do caminhão, bem como a segurança nas viagens.

Os retrovisores externos destacam-se pela ampla área de visão e pelo espelho grande angular para o motorista, contribuindo para manobras mais fáceis e seguras. As novidades externas da cabina incluem ainda maçanetas maiores e mais modernas nas portas, de fácil manuseio.

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Interior mais confortável, funcional e prático

No interior da cabina, a nova linha Atego traz novidades que garantem excelente ergonomia, propiciando maior comodidade e praticidade para o motorista e os ajudantes. A começar pelo novo volante com estrela cromada no centro, mais atrativo e com empunhadura mais cômoda para o condutor do veículo.

O novo tecido do banco, além de mais elegante, assegura maior conforto para os ocupantes. A predominância de tonalidades mais escuras nos revestimentos internos e no tapete de nova textura ressalta a modernidade no interior da cabina. O novo tipo de tecido das cortinas oferece um maior bloqueio da luz externa.

A alavanca do freio de estacionamento está posicionada agora no próprio painel de instrumentos, assim como o freio da carreta no caso do cavalo-mecânico 1729. Isso traz mais facilidade de operação e mais conforto interno para o motorista.

Novo painel ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica

O novo painel de instrumentos do Atego tem design mais clean e visão noturna facilitada pelo uso de luz em tonalidade âmbar. Extremamente prático e funcional, oferece melhor visualização e simplifica o uso pelo motorista. Além disso, a moderna grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação das informações.

Outra vantagem muito importante é que o novo painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l e do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Ambos são itens de série no Atego.

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Mais força e desempenho para o dia a dia do transporte

Além de mais econômicos e ecológicos, os novos motores com tecnologia BlueTec 5 da linha Atego 2012, que atendem ao PROCONVE P-7, oferecem mais força e desempenho. Com maiores potências, os caminhões ganham acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já o maior torque favorece as arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuição e transporte.

Outra grande vantagem dos novos motores são os maiores intervalos de troca de óleo. Na aplicação rodoviária, por exemplo, o Atego passará de 45.000 km para 75.000 km, o que reduz custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão para o trabalho. Ou seja, mais rentabilidade para o cliente.

O exclusivo freio-motor Top Brake é um item de série nos caminhões Atego, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.

Amplas opções de configuração para atender todas as demandas dos clientes

A nova linha Atego é formada agora pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426 e 2429 (veja tabela de motores, potências, PBT e entreeixos no final do texto). Conforme o modelo, são oferecidas três versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

Independentemente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6×2, dependendo da cabina utilizada. Com isso, a nova linha preserva a excelente capacidade de carga dos veículos, assegurando a ótima produtividade no transporte. Consequentemente, aumenta a rentabilidade do cliente.

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Devido a sua robustez, força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú carga seca, isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversas outras aplicações. Isso inclui a possibilidade de instalação de um 4º eixo nos modelos 6×2, o que é feito por terceiros no mercado.

Graças a sua versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de transporte de carga, transporte de carga própria e autônomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos, como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de construção, distribuição de água e prefeituras, entre outros.