O lançamento da linha de caminhões 2012 da Mercedes-Benz marca a chegada ao mercado da inédita família Atron, sucessora da atual Linha Tradicional de médios, semipesados e pesados. O grande destaque é a manutenção da cabina semiavançada para alguns modelos, o que atende à preferência de expressiva parcela de clientes, agregando ainda mais arrojo e modernidade ao design externo e também mais conforto e praticidade ao seu aconchegante ambiente interno.
O novo caminhão médio Atron 1319 4×2 e o semipesado 2324 6×2, assim como o pesado 1635 4×2 cavalo-mecânico, são atrações do estande da marca na 18ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, de 24 a 28 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
“Os caminhões ‘bicudos’ da nossa marca têm uma imagem muito forte no mercado brasileiro, desfrutando de grande preferência e confiança junto aos clientes. Isso se deve a atributos como qualidade, robustez, durabilidade e ótimo valor de revenda”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “Com o Atron, aprimoramos e atualizamos a Linha Tradicional, especialmente os nossos campeões de venda, como o L 1620 6×2, que se torna agora o Atron 2324 6×2”.
De acordo com o executivo, a nova família Atron também se destaca pela avançada tecnologia BlueTec 5 e pelos motores mais potentes, econômicos e ecológicos, que atendem ao PROCONVE P-7. “Ou seja, vamos oferecer muito mais aos nossos clientes, contribuindo para que alcancem maior produtividade e rentabilidade no transporte”, diz Joachim Maier.
Ao lado do semipesado Atron 2324 6×2, que substitui o L 1620, a nova linha inclui o caminhão médio Atron 1319 4×2 (sucessor do atual L 1318), o pesado Atron 2729 6×4 (em lugar do 2726) e também o pesado Atron 1635 4×2 cavalo mecânico (substituto do LS 1634). Veja no fim desse texto, a tabela de modelos, motores, potências, PBT e entreeixos.
O caminhão médio Atron 1319, o semipesado Atron 2324 e o pesado Atron 1635 são os únicos de seus segmentos a contar com cabina semiavançada, agora muito mais moderna e atrativa. Já o Atron 2729 mantém a cabina avançada de seu antecessor 2726, com design alinhado aos novos caminhões Mercedes-Benz.
Graças à diversidade de modelos, a linha Atron oferece amplas opções de escolha para empresas de transporte de carga ou de carga própria, bem como para os caminhoneiros autônomos, clientes que contribuem de forma importante para o sucesso dos caminhões “bicudos” da marca no País.
Os caminhões Atron são indicados para médias e longas distâncias rodoviárias e transporte urbano de cargas, assim como para operações fora-de-estrada, como nos setores da construção civil, mineração, madeira e cana-de-açúcar.
Cabina traz mais modernidade, com a reconhecida robustez da marca
Em alinhamento com a identidade visual da linha de caminhões Mercedes-Benz 2012, a família Atron destaca-se por sua cabina inédita, com design moderno, e por toda a força e robustez já reconhecidas nessa tradicional linha de produtos.
O ponto central do atrativo design externo do caminhão é a grade frontal de lâminas encorpadas, com a estrela Mercedes-Benz no centro em evidência. O conjunto ótico, o parachoque e os retrovisores harmonizam-se perfeitamente com as linhas mais modernas da cabina.
O uso de policarbonato nos caminhões Atron rodoviários amplia a resistência do conjunto ótico a condições adversas, como impactos, vibrações, umidade, poeira e altas temperaturas.
No caso do cavalo-mecânico Atron 1635, o parassol externo integrado à cabina e as destacadas entradas de ar laterais acentuam a imagem de robustez deste caminhão pesado.
Ambiente interno aconchegante e maior praticidade no dia a dia
Seguindo outras novidades introduzidas nas demais linhas de caminhões Mercedes-Benz 2012, o interior da cabina dos modelos Atron destaca-se por novas cores nos revestimentos e bancos. Isso resulta num aspecto visual mais moderno e contribui para um ambiente aconhegante.
Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis, excelente ergonomia e espaço interno, o Atron assegura muito conforto e praticidade para o dia a dia de trabalho do motorista.
Para maior comodidade do motorista, o Atron 1635 vem equipado, de série, com piloto automático, item disponível como opcional para o 1319 e o 2324. Este é um recurso especialmente indicado para longos trajetos rodoviários, contribuindo para uma condução mais confortável.
Assegurando maior praticidade na operação diária do caminhão, o motorista dispõe ainda de freio-motor, acionado por alavanca na coluna de direção no caso do Atron 1635 e por tecla no painel nos demais modelos da linha. No caso do cavalo-mecânico Atron 1635, a alavanca do freio da carreta está posicionada ergonomicamente no painel.
Importante novidade que chega com a linha Atron é a chave de ignição com imobilizador, sistema que evita que o veículo seja acionado indevidamente. Este recurso oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona maior segurança para o motorista, o veículo e a carga.
Novo painel ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica
O painel de instrumentos do Atron, com computador de bordo e tecla de navegação, tem design clean e visão noturna facilitada pelo uso de luz em tonalidade âmbar. Extremamente prático e funcional, oferece melhor visualização e simplifica o uso pelo motorista. Além disso, a moderna grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação das informações.
Outra vantagem muito importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l, e, no caso do Atron 1635, também o Econômetro, faixa verde variável que indica a rotação adequada para menor consumo na condição de uso.
Novos motores asseguram força e excelente desempenho
Além de mais econômicos e ecológicos, atendendo ao PROCONVE P-7, os motores que equipam os caminhões Atron oferecem força e excelente desempenho no transporte de cargas. As elevadas potências asseguram acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já os maiores torques resultam em melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de transporte.
Outra grande vantagem dos novos motores são os maiores intervalos de troca de óleo. No caso do uso rodoviário do Atron 2324, por exemplo, o intervalo passa de 45.000 km para 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão. Ou seja, mais rentabilidade para o cliente.
O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.
Atron 1319 e 2324, soluções rentáveis para cargas em geral
Como sucessores de dois campeões na preferência dos clientes da marca, os modelos Atron 2324 6×2 (motor de 6 cilindros e terceiro eixo de fábrica) e Atron 1319 (motor de 4 cilindros) asseguram reduzido custo operacional e excelente relação custo/benefício para transportadores de cargas em geral e diversos produtos, bem como para atacadistas, cerealistas e operadores logísticos.
Entre os implementos mais usuais aplicados a esses caminhões Atron incluem-se carroçarias carga seca aberta, baú carga seca, frigorificado ou isotérmico.
Cavalo-mecânico Atron 1635 permite diversas aplicações
O novo cavalo-mecânico Atron 1635 4×2, caminhão pesado com cabina semiavançada, é uma solução eficiente e rentável para o transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias.
Esse modelo pode ser utilizado com diversos semirreboques de 3 eixos convencionais ou distanciados, como furgão carga seca, furgão frigorificado, sider, porta-conteiner, prancha “carrega-tudo”, graneleiro, tanques de combustível, produtos químicos ou GLP, basculante e cegonheiro, além de outros implementos.
Robustez e resistência são destaques do Atron 2729 no uso severo
O novo Atron 2729 6×4, com cabina avançada e nova grade na cor preta, é um forte, robusto e resistente caminhão para múltiplas aplicações em condições severas fora-de-estrada. As versões basculante e betoneira atendem à construção civil e mineração. Já a configuração plataforma é indicada para os setores canavieiro e madeireiro.
Este modelo fora-de-estrada da linha Atron vem equipado com novo câmbio Mercedes-Benz G-181 de 9 marchas, com sistema de engate de duplo H. Esta configuração assegura melhor desempenho e mais conforto e facilidade de operação.
Com tomada de força no motor ou no câmbio, sistema externo de aceleração, suspensão assimétrica e escapamento vertical na versão betoneira, o Atron 2729 6×4 é um veículo que sai de fábrica apto para sua aplicação, preservando a originalidade dos componentes e exigindo menor tempo na montagem dos implementos.





