FPT
Connect with us

Outros

Alpha Esportes: Atego 1725 4×4 da Mercedes-Benz busca o pentacampeonato no Rally Cross Country

Published

on


Mercedes-Benz e Salvini Racing já conquistaram, em parceria, seis títulos no Rally Cross Country brasileiro
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
O caminhão Atego 1725 4×4 da Mercedes-Benz está muito próximo do seu quinto título seguido no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A equipe Salvini Racing está pronta para alcançar mais essa conquista entre os dias 12 e 14 de novembro, quando será realizado em São Joaquim, Santa Catarina, o Rally das Serras, prova válida pelas 12ª e 13ª etapas da competição nacional.
A Mercedes-Benz e a Salvini Racing acumulam seis títulos na competição, sendo os quatro últimos, de 2007 a 2010, com o Atego 1725 4×4. Essa excelente performance deixa o piloto Guido Salvini muito confiante, como também o copiloto Fernando Chwaigert e o navegador Flávio Bisi.
“Sempre encaramos o esporte com muito profissionalismo, participamos de todas as etapas e defendemos cada ponto como se fosse o último. Este tipo de conduta nos rendeu a liderança da competição e agora, na reta final, a oportunidade de sermos campeões por antecipação”, afirma Guido Salvini. “E toda essa performance só foi possível graças a união do grupo e à qualidade dos produtos que utilizamos durante as corridas. Os tripulantes, o caminhão Atego, os lubrificantes e os pneus demonstraram uma desenvoltura excepcional diante dos mais complicados obstáculos que desafiamos em 2011”.
O Rally das Serras deste ano terá 322 quilômetros, passando por localidades de São Joaquim, Lages, Rio Rufino, Bom Jardim e Urupema. Os obstáculos ficarão por conta de subidas e descidas de serras, estradas com inúmeras pedras, erosões, travessias de riachos, pastos e muito mais. Toda a concentração do rali será no Parque Nacional da Maçã, local onde serão montados os boxes das equipes.
Atego é reconhecido pela força, robustez e resistência
Os caminhões Mercedes-Benz, especialmente o Atego nos últimos cinco anos, construíram uma imagem sólida de força, robustez e resistência no rali. Isso traz confiabilidade e competitividade às equipes nos duros desafios das trilhas off-road, caracterizadas por terra, areia, lama, poeira, pedra, rios e elevadas temperaturas.
O rali é um ambiente perfeito para que o Atego demonstre nas severas condições de competição a mesma excelência que ele proporciona aos clientes no dia a dia do transporte de carga.
Os caminhões Atego 1725 4×4 da Mercedes-Benz são os únicos da categoria a contar com ar condicionado e vidros elétricos, ampliando o nível de conforto no interior da cabina. Assim, as equipes ganham ainda mais comodidade para se concentrar na dirigibilidade do caminhão.
O Atego é também o único do rali com rodas de alumínio, o que reduz o peso do veículo, contribuindo para melhor performance durante as provas.
Laboratório a céu aberto
Além do aspecto esportivo, as provas de rali funcionam como uma espécie de laboratório a céu aberto para rigorosos testes de resistência de componentes do caminhão, como motor, câmbio, eixos, diferencial, suspensão, freios e cabina.
É o rigor nos testes e ensaios que assegura a robustez e resistência do Atego, um caminhão Mercedes-Benz produzido para as severas aplicações das estradas e cidades brasileiras, bem como dos demais países para onde a Empresa exporta seus produtos.
Para participar das provas de rali, os caminhões Mercedes-Benz passam por algumas adequações visando atender a normas de orgãos internacionais e nacionais de automobilismo, que exigem que os veículos mantenham na competição grande parte de sua originalidade.
A potência do motor eletrônico do Atego 1725, por exemplo, chega a 440 cv na competição, com torque em torno de 1.800 Nm. Essa potência, a maior da categoria no Brasil, é calibrada de acordo com a característica de cada trecho da prova, buscando-se assim o melhor aproveitamento da força do motor. Para maior competitividade e segurança do caminhão no rali, o Atego 1725 recebe modificações no trem-de-força, o que garante uma relação mais adequada entre embreagem, câmbio, motor e eixos.
O Atego é o único da sua categoria que conta com eixo de carcaça fundida, o que aumenta significativamente a sua resistência e durabilidade.
Advertisement