Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Os Estados Unidos são a terra da liberdade automotiva, das grandes paisagens, da paixão por atividades ao ar livre e das grandes picapes, para viver a fundo o “sonho americano”. Contradizendo a mentalidade de que “maior é melhor”, a smart apresenta um novo e surpreendente veículo: o conceito smart for-us é pequeno, ágil e não necessita de petróleo, graças à sua tração elétrica. Com suas dimensões externas (comprimento/largura/altura: 3547/1506/1701 mm), ele poderia quase passar despercebido no espaço de carga de uma típica picape. Este modelo de estudo, construído a partir dos conceitos smart forspeed e smart forvision apresentados em 2011, será apresentado mundialmente no North American International Auto Show em Detroit (14 a 22 de janeiro).

A CEO da smart, Dra. Annette Winkler, afirma: “Nós na smart adoramos picapes – se elas forem pequenas por fora, grandes por dentro, muito seguras e extremamente confortáveis. Com o smart for-us, o posto de gasolina não é mais necessário!”

A smart está virando o mundo automotivo de ponta-cabeça novamente e desafiando ideias sobre como uma picape urbana deveria parecer. Falando sem meias palavras, o for-us sinaliza ser o carro certo para os jovens e jovens de coração com vidas ativas que dão importância a baixas emissões e a ocupar o mínimo de espaço na estrada. O smart for-us traduz a praticidade do conceito de carga de uma picape para a realidade do tráfego urbano do século 21 pela primeira vez. Graças ao avançado sistema de propulsão elétrico, com um motor magneto-elétrico, o smart for-us não produz emissões, é ágil e vivaz ao dirigir.

Como o cargo, a iniciativa globalmente vitoriosa de compartilhamento de carros da smart para maior flexibilidade no trânsito urbano, o smart for-us é um conceito de mobilidade. Identicamente ao smart fortwo, que obteve sucesso ao redor do mundo, ele tem amplo espaço para duas pessoas, mas também tem espaço atrás para duas bicicletas elétricas que podem recarregar suas baterias na área de carga ao longo do caminho. Desde um passeio na cidade a uma excursão a uma reserva natural, o smart for-us transporta com segurança duas pessoas e duas bicicletas elétricas sem produzir nenhuma emissão. As “ebikes” na área de carga ajudam a ampliar a autonomia de duas formas: graças à estação de acoplamento na caçamba do smart for-us suas baterias estão sempre carregadas e os usuários do smart podem chegar a destinos fora do alcance de seus carros – tais como zonas da cidade com restrições de tráfego ou trilhas isoladas em parques.

Exterior: estiloso e robusto, com balanços extremamente curtos

O primeiro olhar sobre o carro mostra que este smart pode fazer mais, apesar de permanecer fiel a si mesmo. Ele tem uma aparência estilosa e robusta mas, graças à visibilidade da célula de segurança tridion e outros elementos, é tipicamente um smart. Mais ainda, tanto o interior como o exterior apresentam vários detalhes charmosos, que mostram que os designers do smart se devotaram ao projeto com a alegria de viver típica da marca.

Comparado ao fortwo, produzido em série, o smart for-us tem uma atitude poderosa e sua aparência brinca com a imagem marcial das mega-picapes convencionais. Ele apresenta superfícies convexas e conformadas na carroceria. O grande emblema da marca está orgulhosamente exposto na grade e a dianteira tem um design pronunciadamente tridimensional, com uma proteção inferior dando acabamento à parte mais baixa da seção anterior.

O for-us foi elevado 50 mm em relação ao smart standard e demonstra ser perfeitamente adaptado para a condução off-road como, por exemplo, para alcançar uma área para praticar mountain bike. Em um futuro estágio de desenvolvimento, a tração elétrica poderá ser ampliada para 4×4, com dois motores montados nos cubos das rodas dianteiras.

A distância entre eixos mais longa (2.480 mm/mais 613 mm) e a bitola, que foi alargada em 50 mm para cada lado, também reforçam o visual robusto. Ao mesmo tempo, os balanços extremamente curtos na frente e atrás o tornam ainda mais compacto e provocam os fãs de picapes convencionais: o pequeno é belo – mesmo numa picape.

O smart roda sobre pneus Michelin off-road medindo 235/55 R 18. As borboletas centrais das rodas de três raios são um detalhe atraente: elas se dobram para fora para servir como alavanca para soltar as porcas das rodas.

O design das luzes rombóides dianteiras e traseiras é chocante e deriva do design do smart forvision, que causou comoção no Salão de Frankfurt em setembro passado. Os anéis externos iluminam os piscas e as luzes de condução diurna com um grande número de LEDs com formato de varetas. A lâmpadas parecem empurrar para fora como flechas – como gotas nas janelas da cabine de um avião na decolagem. As lanternas traseiras podem até mesmo ser abertas, criando espaço para guardar objetos como um cabo de carga ou latas de bebidas para praticantes de esportes.

A tampa traseira do smart for-us é movimentada eletricamente. Por meio de controle remoto ou tocando um comando integrado, o assoalho da caçamba se retrai em 280 mm e a tampa traseira desliza para baixo numa posição paralela. O acesso à carga na caçamba de 900 mm é extremamente fácil.

A pintura metálica de alto brilho do smart for-us, com a célula tridion com acabamento cinza texturisado também remete ao smart forspeed apresentado no Geneva Motor Show 2011 e à ebike smart. Por outro lado, a estrutura em favo das entradas de ar lembram o smart forvision. Os toques coloridos sutis num tom amarelo quente criam uma ligação virtual com o interior.

Interior: estiloso, descomplicado e altamente funcional

Superfícies esguias em branco perolizado, combinadas a elementos funcionais com design preciso em alumínio escovado – o interior se caracteriza pelos contrastes. O couro branco metalizado estabelece uma ligação com o painel de instrumentos, que por sua vez se relaciona com a carroceria. Os apoios de cabeças em couro metálico são uma referência à pintura texturizada fosca da célula de segurança tridion. O amarelo realça pontos específicos do interior, como nos cintos de segurança e forração dos assentos. O acabamento em couro nas portas gera um contraste de qualidade ainda mais superior.

Como no smart forvision, o cockpit tem um estilo aerodinâmico, para ventilação interna. Os elementos de controle e mostradores são voltados para o motorista. Assim como o módulo do cockpit divide o painel de instrumentos, o volante com dois raios é aberto na parte superior. No lugar do espelho retrovisor convencional, o smart for-us apresenta um smart fone acomodado acima do apoio do painel de instrumentos. O motorista pode ver o que está acontecendo atrás do carro com a ajuda de uma câmera de vídeo integrada.

Estilosos, descomplicados, altamente funcionais e fáceis de individualizar, os dois bancos deste carro conceito são tipicamente smart. As conchas dos bancos, abertas na metade, são cobertas por um tecido macio que transmite a sensação de sentar em uma rede. Práticos: quando a cobertura do assento do passageiro é removida, objetos longos podem ser carregados passando pelo banco.

O estudo tem coberturas dos assentos amarelas, com um padrão hexagonal estampado em profundidade indicando progressividade e reforçando o dinamismo do veículo. Como todas as coberturas podem ser removidas rapidamente, a individualização é fácil. Os assentos podem até mesmo ser usados em casa ou, quando necessário, ao ar livre.

O espaço de carga tem dois sulcos para as rodas dianteiras das bicicletas elétricas. Uma estação de carga especial no meio permite que as ebikes sejam carregadas enquanto são transportadas no smart for-us. Ferramentas para as bicicletas ou outros objetos podem ser acomodados nos compartimentos à direita e à esquerda da caçamba.

Propulsão elétrica: prazer ao dirigir sem nenhuma emissão local

A propulsão elétrica do smart for-us se baseia no inovador conceito de propulsão elétrica do smart fortwo, que será lançado na primavera de 2012.

Graças ao motor magneto-elétrico de 55 kW, o smart for-us é ágil e esperto ao dirigir. Com torque de 130 Nm, ele possibilita uma poderosa aceleração sem intervalos e pode ultrapassar outros veículos com muita facilidade. A velocidade máxima supera 120 km/h.

A bateria de íons de lítio tem capacidade de 17.6 kWh. Quando completamente descarregada, leva no máximo oito horas para recarregar a bateria numa tomada doméstica ou estação de recarga nos sistemas da maioria dos países.

smart ebike: mobilidade elétrica urbana em duas rodas

A bordo do smart for-us há duas bicicletas elétricas – perfeitas para andar na cidade sem emitir gases. As cores das bicicletas, que são baseadas em um modelo de produção a ser lançado pela smart na primavera deste ano, foram adequadas às do smart for-us. Alguns dos componentes, como o alojamento da bateria, por exemplo, são destacados em amarelo.

Com um design não-convencional alinhado com o estilo da marca, funções apropriadas para o uso na cidade e alto padrão tecnológico demonstrados pelo pacote de propulsão extremamente eficiente e de alto desempenho, entre outro detalhes, a ebike smart tem um posicionamento excepcional.

Componentes de alta qualidade garantem dinamismo, segurança e diversão. Freios a disco MT4 da Magura são usados na frente e atrás. A bicicleta elétrica também dispõe de um avançado sistema de informação e entretenimento: uma interface USB é equipamento de série e permite que vários dispositivos móveis sejam conectados.

Os padrões tecnológicos da smart se manifestam no pacote de propulsão extremamente eficiente e de alto desempenho. Como uma “pedalec” (Pedal Electric Cycle ou bicicleta elétrica com pedais), a smart ebike é, no fundo, um veículo híbrido. O motor elétrico, sem manutenção, sem escovas e montado no cubo, da BionX, é ligado assim que o ciclista começa a pedalar, como em uma bicicleta normal. A força muscular é transferida para a roda traseira por uma correia durável e silenciosa. Um câmbio de três velocidades integrado ao cubo da roda permite trocas de marchas com facilidade.

As qualidades da ebike incluem a agilidade: o usuário da smart ebike decide quanta potência quer que o motor elétrico de 250 watts entregue para dar apoio aos seus músculos, pressionando um botão no guidão. É possível escolher entre quatro níveis de potência, com o quarto possibilitando o máximo de força de impulso. Dependendo do nível selecionado e da maneira de andar, a bateria da bicicleta pode durar por mais de 100 quilômetros.