Em meio a muita lama, 250 pilotos enfrentaram as trilhas da região de Itupeva
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A prova de abertura da Copa EFX Pacato deu muito trabalho aos competidores. Neste domingo, 12, as trilhas da região de Itupeva, no interior de São Paulo, receberam 250 pilotos de várias partes do país para a disputa das nove categorias. Na classe Elite, a principal da competição, a briga foi boa entre o atual campeão, Felipe Zanol, e Nielsen Bueno. Zanol, atual campeão, levou a melhor já no início da temporada e saiu com a vitória ao completar a prova em 34min6s40. Enquanto isso, Nielsen, que foi prejudicado por algumas quedas ao longo do percurso fez o tempo de 35min33s52.
A disputa pela terceira colocação também foi intensa e terminou com Romulo Bottrel superando Júlio César Zavatti, o Bissinho. Vinícius Ribeiro completou o percurso na quinta colocação, seguido pelo veterano campeão de motocross Cristiano Lopes que passou perto do pódio em sua primeira participação na Copa Enduro FIM Xperience Pacato.
Composta por três voltas, sendo uma delas de reconhecimento, em um circuito cheio de surpresas e que se tornou ainda mais complicado por conta da chuva dos últimos dias, a prova foi um verdadeiro desafio e venceu quem errou menos. Quedas e imprevistos não faltaram, por isso, alguns competidores desistiram já na primeira volta. Os mais experientes seguiram até o fim e deram um verdadeiro show.
A tradicional passagem dos pilotos por dentro do Shopping Serra Azul, que fica suspenso sobre a Rodovia dos Bandeirantes, chamou a atenção do grande número de pessoas que visitavam o local durante todo o domingo.
Para Zanol, que iniciou 2012 com a disputa do Rally Dakar, este também foi um bom começo entre as competições de enduro, nas quais irá lutar pelos títulos durante o ano. “Não caí, não errei. Fui bem na segunda volta e na terceira procurei aumentar o ritmo. A última especial foi bastante técnica. A chuva deixou a corrida mais pesada, mas é assim que eu gosto. Participei de muitas provas em Portugal com esse tipo de clima e de solo e é desse jeito que eu gosto.”
Participar de todas as etapas da Copa EFX Pacato faz parte dos planos do mineiro durante o ano. “Tive uma pré-temporada bastante apertada depois do Dakar. Com a mudança de patrocínio, tive pouco tempo para me adaptar. Tive apenas um mês para treinar e evoluir um pouco. A Pacato está cada vez melhor. Tem muitos pilotos jovens e isso é legal para o esporte.”
Outros vencedores foram Eduardo Shiga (E1), Luiz Felipe Rosendo (E2), Homero Silva (E3), Cesar Peduti Filho (E4), Bruno Marafao (E5), Fabio Wolf Campos (E6), Washington da Silva (E7) e Leandro Furquim Dias (E8). A vitória na disputa por Equipes ficou com Os Aloprados (Júlio César Zavatti, Vinícius Ribeiro e Tiago Veloso) seguido pela Interatlantica/IMS/Estopa Joanita (Cristiano Lopes, Márcio Joanita e Jose Luis Alves) e Bike Box (Carlo Mônaco, Eduardo Shiga e Juliano Sacioto). Entre os Clubes vantagem também para Os Aloprados (Bruno Marafao, Fabricio Zavatti, Júlio César Zavatti e Gustavo Sena), com Bike Box (Eduardo Shiga, Cesar Peduti Filho, Carlo Mônaco e Juliano Sacioto) em segundo, e Interatlantica/IMS/Estopa Joanita (Jose Luis Alves, Luigi Colella, Cassio Camargo e Bruno Camargo) em terceiro.
Para a organização, que é feita pelo Adrenatrilha Trail Club, este foi um excelente começo de temporada, a começar pelo número de participantes. Foi um trabalho de 15 dias que tivemos para preparar a etapa e que a chuva atrapalhou e colaborou ao mesmo tempo. A prova, bastante técnica, foi a contento de todos”, disse Fábio Simões, diretor do Adrenatrilha. “O fato dos pilotos não precisarem ser filiados a nenhuma federação estadual para disputar o campeonato atraiu mais participantes. Isso é importante para dar oportunidade para que mais competidores conheçam a modalidade e abre espaço para que ele ganhe mais interesse e no futuro possa ser um piloto federado”, completou.
A Copa EFX Pacato de Enduro (Enduro FIM Xperience) é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, com patrocínio da ASW Racing, Moto Field e Red Dragon, apoio da Sacramento, Dust Off-road, Jet Fio, Estopa Joanita, Sig Visual e Tribos e Trilhas.com, além da divulgação do MotoX.com.br, Revista DNA Off-road, Revista Pró Moto, Revista Moto Verde, site Motoraid, Trilha & Motor e CorrosivoFilmes.






