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Alpha Notícias: Conheça o processo de fabricação dos pneus da Goodyear para a Stock Car

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Pneus são produzidos no Centro Tecnológico da companhia nos EUA e chegam ao Brasil para serem fornecidos às equipes da categoria
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Em qualquer categoria do automobilismo mundial, o pneu é o único item do carro a tocar o chão. E o desenvolvimento deste produto, que parece simples aos olhos do público, envolve muita tecnologia, anos de pesquisas, estudos e testes para que os pilotos e equipes tenham uma boa performance nas pistas. Com os pneus Goodyear, utilizados na Stock Car, o processo não foi diferente.
Presente na categoria desde 2008, como patrocinadora e fornecedora exclusiva dos compostos, a Goodyear tem sua produção de pneus de competição toda concentrada no Centro Tecnológico de Akron, nos Estados Unidos. “Até chegarem às corridas da Stock Car, os pneus passaram por simulações computadorizadas, foram submetidos a vários testes de laboratório, além de testes práticos nos autódromos brasileiros. Tudo isso é necessário para termos o produto mais adequado para a categoria”, conta Vinícius Sá, gerente de Marketing de pneus de automóveis da Goodyear no Brasil.
Ao longo da temporada, saem da fábrica norte-americana cerca de 9 mil pneus, sendo slick e de chuva, que são utilizados na categoria principal da Stock Car e na Copa Montana. Pelo regulamento, cada equipe pode utilizar até dois novos jogos do pneu slick para cada carro por etapa (salvo algumas exceções, como a Corrida do Milhão que permite três jogos); já o de chuva tem utilização ilimitada por se tratar de um item de segurança. “O processo de produção consiste em uma rigorosa inspeção e monitoramento, desde a matéria-prima até a produção final do pneu, garantindo uniformidade de produção. Os pneus chegam ao Brasil por navio e, em seguida, são levados para a fábrica da Goodyear em Americana/SP, onde são estocados e só então enviados para as corridas”, explica Vinícius.
Durante as 12 etapas anuais, os pneus novos são entregues para as equipes às quintas-feiras de manhã. Neste mesmo dia acontece o processo de lacração, feito pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), no qual os pneus são escaneados e associados a um determinado carro para evitar trocas.
Entre quinta-feira e domingo, a Goodyear coloca à disposição das equipes uma tenda de serviços destinada à montagem, desmontagem, inflagem e balanceamento dos pneus. A Goodyear conta com uma equipe de 15 pessoas, entre engenheiros, técnicos e operadores. “Em média são realizadas 1.500 operações por etapa. Os engenheiros da Goodyear estão constantemente acompanhando a performance dos produtos e fatores como temperatura e pressão dos pneus, além de trocarem informações com as equipes”. 
Descarte dos pneus
A Goodyear coloca à disposição das equipes o serviço de descarte dos pneus inservíveis que recebem a destinação ambientalmente correta. Todos os produtos recolhidos são devolvidos para a fábrica de Americana e encaminhados para a Reciclanip para serem reciclados. Eles são reaproveitados e viram asfalto-borracha, combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br
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