Texto: Assessoria de Imprensa
A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no ano de 2012. A China manteve sua primeira colocação no mercado automotivo no mês de abril com crescimento de 6% se comparado a igual período de 2011. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 2,3%, e o Japão, na terceira colocação, demostrando recuperação com crescimento expressivo de 93,4%.
No acumulado do ano, o mercado chinês esteve praticamente estável com 118.079 carros vendidos a mais que no ano anterior, enquanto que os EUA e o Japão tiveram crescimento significativo de 10,3% e 54%, respectivamente. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Alemanha retorna ao quarto lugar com aumento de 3,2% nas vendas mensais se comparado a 2011. Na quinta, sexta e sétima colocações, seguem os países pertencentes ao BRIC – a Rússia, a Índia e o Brasil, com diferenças mínimas nas vendas do mês e com crescimento de 12,9%, 8,3% e queda de 10,3%, respectivamente. Entretanto, as posições se invertem no acumulado do ano, no qual a Índia sobe e mantém a quarta colocação, seguido pela Alemanha, Brasil e Rússia. A França e Canadá ocupam a oitava e nona posição, ambos com queda de 1,6% e 1,7% respectivamente em relação a 2011. Em décimo lugar aparece a Grã Bretanha, que retorna a sua média normal de vendas após o mês de política pública de incentivo e a troca de placas dos veículos antigos por modelos mais novos.
Destaque para a Itália que continua apresentando forte queda nas vendas de 20,4% e 22,2% no mês e no acumulado do ano, respectivamente.
Desempenho das marcas
A Toyota manteve a liderança em vendas com 35,4% de crescimento se comparado ao ano passado e com a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas. A Volkswagen segue em segundo lugar com aumento de 7% nas vendas. Na terceira posição está a Ford com queda de 4,2% nas vendas em abril deste ano. A Chevrolet sobe para o quarto lugar mesmo com queda de 6,4% nas vendas em relação ao ano anterior. Destaque para a FIAT que apresentou resultados negativos de 12,9% no mês em razão da crise no país.