Alpha Notícias: David Kain dá dicas para concessionárias no XXII Congresso Fenabrave
Texto: Assessoria de Imprensa
Com duas décadas de experiência no varejo automotivo nos Estados Unidos, David Kain, presidente da Kainautomotive Company, mostrou, em palestra do primeiro dia do XXII Congresso Fenabrave, dirigida um público atento de empresários e profissionais de vendas de automóveis e veículos de todos os portes no País, o caminho para o sucesso do comércio via Web. O ponto de partida, segundo o especialista norte-americano, é encarar atitudes simples que, amparadas na tecnologia da informação, conduzem ao êxito nos negócios. Aos presentes exibiu, num exercício prático, a utilização dos recursos de filmagem do smartphone, empregados nas concessionárias norte-americanas para captação de imagem dos automóveis na loja, depois encaminhadas em tempo real ao cliente, via internet.
Em que pese as diferenças culturais que distanciam as realidades dos mercados dos EUA – onde 90% dos clientes estão no Facebook – e do Brasil, Kain ressaltou que o consumidor que prioriza o canal virtual para adquirir um carro é igual no mundo todo. “Ele busca a comodidade e a condição de escolher com total liberdade, de casa, vestido de pijama, ou de seu local de trabalho, e de poder finalizar a operação com um click ou por telefone”. Mas o consultor lembrou que a regra número um é transformar a experiência do cliente em algo prazeroso, “já que a compra de um carro é sempre uma data para ser celebrada”, sentencia. Sempre tendo em vista que se trata, conforme ele, de um consumidor muitas vezes melhor informado do que o próprio vendedor.
Entre as dicas de Kain estão: assegurar rapidez nas respostas; necessidade para interpretar com precisão o desejo do cliente; ter conhecimento do produto que está vendendo para manter uma conduta segura na hora da venda; conhecer o inventário do automóvel – em caso de veículo usado; estar ciente da trajetória do cliente até a chegada do mesmo à loja ou à conclusão da compra e acompanhar de forma cordial a realização do teste drive, por exemplo. Em resumo, o presidente da Kainautomotive considera fundamental que as lojas que revendem automóveis contem com ferramentas de gestão que refinem ao máximo o relacionamento com o comprador. Um percurso que vai da consulta ao vendedor, passa pela venda, abrange o pós-venda, reposição de peças e alcança até o estágio da manutenção do veículo.
Ao reproduzir pesquisa feita pela própria Kainautomotive, o executivo mostrou que 60% das concessionárias norte-americanas hoje operam vendas através da Web e que as equipes de vendas têm experiência média de 6 meses com operações através do meio virtual.
Serviço
XXII Congresso e ExpoFenabrave
Data: 16 a 18 de agosto de 2012
Horário: Congresso – dia 16, das 8h30 às 19h; dia 17, das 8h30 às 18h; dia 18, das 8h30 às 15h30
ExpoFenabrave – 9h às 18h30
Local: Pavilhão Azul do Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo
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