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Alpha Notícias: Ford introduz nova pesquisa global de satisfação dos clientes
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Ford está introduzindo no Brasil uma nova metodologia global de pesquisa de satisfação dos clientes, voltada para o aprimoramento contínuo dos seus produtos. Diferentemente das pesquisas tradicionais, esse programa é feito em clínicas em que os clientes têm contato direto com um time de engenheiros e técnicos da Ford e examinam junto com eles todos os detalhes que aprovam ou desaprovam no veículo.
Esse tipo de pesquisa é uma das ferramentas que a Ford tem usado para elevar o nível de qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. “Temos conseguido uma evolução contínua ao longo do tempo nesses quesitos e os objetivos são ambiciosos. É um trabalho contínuo, que nos dá várias oportunidades de melhorar com o desenvolvimento e lançamento de novos veículos”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Pesquisa de Mercado da Ford.
A Ford é uma das únicas empresas que faz regularmente esse tipo de pesquisa direta com os clientes, usando a mesma metodologia em todo o mundo. Um exemplo foi o encontro recente promovido em São Paulo com proprietários de veículos das linhas New Fiesta e Ka.
Os participantes foram selecionados com base nos clientes que compraram um carro novo da marca e responderam à pesquisa de satisfação no período de 3 a 6 meses. ”Além de fazer críticas e sugestões, a clínica também é uma oportunidade para o cliente de tirar dúvidas sobre o funcionamento de novos equipamentos, como o comando de voz do sistema multimídia SYNC”, explica o gerente.
Segundo ele, a avaliação positiva dos clientes ao participar desse tipo de pesquisa surpreende, mostrando satisfação por ter uma marca que dá atenção à sua voz. “O objetivo é exceder as expectativas do cliente, saber os equipamentos que ele mais valoriza e o que podemos melhorar, tanto nas linhas atuais como nos futuros veículos”, continua Fernando Pfeiffer.
Oportunidade de opinar
“O evento foi muito legal. É a primeira vez que participo de uma pesquisa como essa e achei sensacional a atenção que recebemos dos engenheiros da Ford. Aproveitei para fazer sugestões e fiquei ainda mais contente pela escolha do carro, que tem um conteúdo de tecnologia surpreendente”, diz Renato Rossi, microempresário da área de manutenção industrial, proprietário de um New Fiesta.
Maria Mendes de Andrade, proprietária de um Ka, também aprovou a oportunidade de opinar sobre o carro que comprou há um ano. “Já tive um Fiesta e hoje tenho um Ka, que atende bem as minhas necessidades. Achei o encontro muito proveitoso, adorei participar e vejo que a Ford está fazendo um trabalho para melhorar cada vez mais.”