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Alpha Serviços: Agentes que podem encurtar a vida útil do catalisador

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Combustível adulterado, motor desregulado e excesso de consumo de óleo são alguns dos problemas que interferem na vida útil do catalisador
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Com alguns cuidados básicos, os motoristas podem garantir a vida útil do sistema de exaustão, composto por tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro e ponteiras. “Combustível de má qualidade ou adulterado pode provocar maior corrosão na carcaça e até derreter a cerâmica do catalisador, peça fundamental no sistema de exaustão que converte componentes nocivos dos gases de escapamento em inofensivos”, afirma o gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Henry Grosskopf.
Motor desregulado ou com dificuldade de pegar, falha na ignição e excesso de consumo de óleo também podem danificar as peças, especialmente, o catalisador, por isso é recomendável que se faça manutenção preventiva regularmente do veículo em uma oficina de confiança. Segundo Grosskopf, lubrificantes inadequados não são permitidos, pois comprometem o funcionamento do catalisador. “O modo de dirigir também pode afetar a peça, pancadas e raspões podem danificar o catalisador. O motorista também nunca deve fazer o carro pegar no tranco”, enfatiza Grosskopf, explicando que o excesso de combustível pode derreter e soltar a cerâmica do catalisador.
O gerente de engenharia de produtos alerta os consumidores sobre os catalisadores falsos ou com defeitos. “A peça falsificada pode trazer diversos problemas ao veículo, como a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do motor”, comenta.
Seguindo as recomendações e cuidados necessários, o catalisador pode durar até os 80.000 km (original) e 40.000 km (reposição). Para garantir a qualidade da peça aos consumidores, desde abril de 2011, só é permitido a comercialização de catalisador com o selo do Inmetro no mercado de reposição. A troca da peça deve ser feita em oficina de confiança e o motorista deve exigir a peça com o selo do Inmetro. A lista dos fabricantes homologados está disponível para consulta no site do Inmetro http://www.inmetro.gov.br/qualidade/empresas_convCatalitico.
O consumidor pode optar pelo modelo universal ou específico do seu veículo, sempre levando em consideração as características do veículo, como modelo e   motorização.