Texto: Assessoria de Imprensa
A Districar, representante oficial da Haima no mercado brasileiro, lança a marca chinesa no Salão do Automóvel deste ano. Em seu estande, a empresa apresenta os três modelos de automóveis que começam a ser vendidos em novembro no País: o compacto Haima 2 GLS, o médio Haima 3 GLS (sedã) e o utilitário esportivo Haima 7, top de linha da montadora.
A importadora também expõe os modelos Haima 1 GLS e Haima 2 Sport, cujas vendas no País serão iniciadas em 2013. A 27ª edição do Salão do Automóvel acontece entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).
“A Haima considera o Brasil, juntamente com a Rússia, um dos mercados-chaves para o desenvolvimento e crescimento mundial da marca, que atualmente produz cerca de 300.000 carros por ano”, afirma Abdul Ibraimo, CEO da Districar, empresa que foi escolhida como um parceiro estratégico pela Haima neste momento que a montadora planeja sua expansão internacional.
Fundada em 1988, a Haima faz parte do Grupo FAW, que tem como parceiros marcas de prestígio, como Volkswagen, Toyota e Mazda. A Haima nasceu exatamente de uma joint-venture com a japonesa Mazda. Durante 15 anos, a marca chinesa manteve um forte intercâmbio tecnológico com a Mazda.
Como resultado desta parceria, o DNA da montadora japonesa foi integrado à Haima, trazendo mais qualidade aos processos avançados de engenharia e produção, criando uma base sólida para a fabricação de automóveis modernos, seguros, bonitos, com ótimo acabamento e capazes de oferecer um desempenho compatível com a sua proposta.
A reputação da Haima é estabelecida com base na inovação contínua de produtos e na otimização da sua produção. Boas ferramentas são pré-requisitos para a execução bem-sucedida de um trabalho. Atualmente, a Haima conta com três fábricas, nas cidades de Haikou, Shanghai e Zhengzhou, todos grandes centros automotivos, que integram o desenvolvimento de produtos, serviços automotivos, tecnologia de fabricação, controle de qualidade e gestão da informação.
A criação do sistema de garantia de qualidade fez a Haima ser a primeira fabricante de veículos na China a receber a certificação ISO 9000, em 1994. A Haima conta com um processo de fabricação completo de estamparia, soldagem, pintura e montagem.
É este conceito de qualidade que a Districar está trazendo agora para o mercado nacional. A expectativa da importadora é comercializar, ainda em 2012, cerca de 500 unidades dos modelos Haima 2, Haima 3 (sedã) e Haima 7. No próximo ano, com a chegada ainda no primeiro trimestre dos Haima 1 e Haima 2 Sport, a meta da importadora é atingir um volume de vendas em torno de 5.000 carros. As operações da Haima no mercado nacional terão início com 10 concessionárias em 2012, mas a Districar já planeja ampliar esta rede para 25 revendas até dezembro do ano que vem.
Uma das prioridades da Districar e da Haima nesse início de operações no mercado brasileiro é oferecer um serviço de pós-vendas de excelente nível, com profissionais bem treinados e com uma visão atualizada dos produtos e da filosofia da montadora. Para se ter ideia, no último mês de julho, técnicos e engenheiros do departamento de Pós-Vendas da Districar já participaram de um treinamento mundial da Haima, na China, com duração de nove dias. “É esta equipe que está treinando atualmente nossa rede de concessionárias”, acrescenta Ibraimo.
Além disso, em outubro do ano passado, a Districar inaugurou o primeiro Centro de Distribuição de Peças da Haima, localizado no bairro do Jabaquara, em São Paulo (SP), que conta com cerca de 2.000 itens estocados, o que representa um investimento em peças em torno de R$ 2,5 milhões.
HAIMA 2 GLS, O MODELO DE ENTRADA
O Haima 2 GLS exposto no Salão do Automóvel será o modelo de entrada da marca neste primeiro momento. É um hatchback confortável e com design atualizado, alta qualidade de acabamento, baixo consumo de combustível e desempenho compatível com o seu segmento. A versão que lançada no mercado nacional vem equipada com motor de 1.5 litro e 105 cv de potência.
O carro chega ao País com preço sugerido a partir de R$ 39.900,00 e uma excelente relação custo-benefício. O pacote de equipamentos de série inclui recursos sofisticados, como direção hidráulica, sistemas de freios ABS e EBD, duplo air bag, ar-condicionado, rádio com CD player, MP3 e entradas USB e auxiliar, retrovisores externos com ajuste elétrico, rodas de liga leve, travamento central das portas, vidros elétricos e controle do sistema de som no volante.
HAIMA 3 GLS, UM SEDÃ SEGURO E CONFORTÁVEL
Remodelado em abril deste ano, o sedã Haima 3 GLS traz motor de 1.6 litro (118 cv), transmissão mecânica e um espaço interno surpreendente para a sua categoria. Projetado em parceria com o Instituto Idea, estúdio italiano de design, o Haima 3 desembarca no mercado com a proposta de oferecer ao consumidor o melhor três volumes chinês em acabamento e desempenho.  O veículo vem equipado, de série, com um pacote recheado de recursos sofisticados, com destaque para direção hidráulica, revestimento dos bancos em couro, sistemas de freios ABS e EBD, duplo air bag, ar-condicionado, rádio com CD player, MP3 e entradas USB e auxiliar, rodas de liga leve, travamento central das portas, vidros elétricos e controle do sistema de som no volante. O preço sugerido do Haima 3 GLS é a partir de R$ 49.800,00.
HAIMA 7, O TOP DE LINHA DA MARCA
O elegante Haima 7 é o modelo top de linha da montadora chinesa e também o seu primeiro utilitário esportivo (ou Sport Utility Vehicle, SUV). O modelo tem visual moderno e arrojado, vem equipado com um eficiente motor a gasolina de 2.0 litros (e 110 cv) e opções de câmbio manual ou automático. O Haima 7 chega ao mercado nacional, em duas versões GLX e GLS. A opção GLX custa a partir de R$ 59.800,00.
As diferenças entre as duas versões estão nos equipamentos de série, além da transmissão (manual no GLX, automática no GLS). Nas duas opções, são de série teto solar elétrico, retrovisores externos elétricos, direção hidráulica, rádio com CD player e MP3, rodas de liga leve, travamento central das portas, controle do sistema de som no volante, ar-condicionado, indicador de temperatura interna, volante com revestimento em couro, estribo das portas com iluminação em LED, sistemas de freios ABS e EBD, barras de proteção nas portas, monitor da pressão dos pneus e duplo air bag.
O Haima 7 GLS conta, ainda, com ar-condicionado automático (no GLX é manual), bancos do motorista e do passageiro dianteiro com regulagens elétricas, controle de tração e air bag do tipo cortina frontal para os ocupantes dos bancos dianteiros.
LANÇAMENTOS PARA 2013
No primeiro trimestre de 2013, dois novos modelos da Haima serão lançados pela Districar: o Haima 1 GLS e o Haima 2 Sport (ambos ainda sem preços definidos). Apresentado ao mercado mundial em março deste ano, na China, o novo Haima 1 vem equipado com o novo motor M10-F, produzido pela própria montadora, com 1.0 litro e 55 cv de potência. É um carro compacto, com design bem moderno, bom espaço interno e que chegará ao mercado brasileiro com uma ótima relação custo-benefício para enfrentar diretamente os populares nacionais.
O Haima 2 Sport será lançado em 2013 com a mesma motorização do modelo que está sendo introduzido agora, mas com um visual e um pacote de equipamentos de série que lhe confere um estilo muito mais esportivo. Entre os recursos que o modelo trará, destaque para itens como direção hidráulica, freios com sistemas ABS e EBD, duplo air bag, ar-condicionado, regulagem de altura no banco do motorista, barras de proteção nas portas, coluna de direção com sistema de absorção de impacto, regulagem de altura do volante, rádio com CD player, MP3 e entradas USB e auxiliar, retrovisores externos com ajuste elétrico, rodas de liga leve, travamento central das portas, vidros elétricos e controle do sistema de som no volante.
NOVO SITE NO BRASIL
A Districar lançou, nesta semana, o novo site da Haima (www.haimamotors.com.br) para o mercado brasileiro. O site tem visual agradável e fácil navegação, oferecendo informações como o perfil da marca, as histórias da Districar e da Haima, as concessionárias, a linha de produtos e um serviço de atendimento ao cliente, entre vários outros temas.