Empresa fornece sistema de partida a frio para o primeiro modelo bicombustível da JAC Motors no Brasil
Texto: Assessoria de Imprensa
A Delphi Automotive apresenta no lançamento do J3 Sport, da JAC Motors – presente no Salão Internacional do Automóvel deste ano –, a solução que elimina o uso do tanque auxiliar de Gasolina em veículos Flex, também conhecido como “tanquinho”. Este conceito oferece maior conforto e segurança aos usuários que não precisam mais completar um segundo tanque de combustível no veículo.
O sistema de partida a frio da Delphi baseia-se no aquecimento do Etanol no injetor de combustível, através do aquecimento do próprio injetor, sem a necessidade de injetores adicionais ou aquecedores. Em conjunto com estratégias do sistema de gerenciamento do motor, o aquecimento ocorre já nos primeiros pulsos de injeção – garantindo maior eficiência –, podendo-se reduzir ou até eliminar o tempo de pré-aquecimento, dependendo da temperatura em que o motor se encontra.
O sistema de aquecimento integrado ao injetor de combustível permite a partida de motores Flex com uso somente de Etanol a temperaturas sub-zero. A tecnologia pode ser usada em carros ou motos e teve seu desenvolvimento concluído no final de 2011, quando sua produção tornou-se disponível para aplicação.
Do ponto de vista do usuário, a tecnologia traz mais conforto, pois não existe a necessidade de alimentação do tanque auxiliar. A solução Delphi não causa impactos na montagem, pois traz mínimas alterações nos componentes do motor.
Redução de Emissões: Sistema Multi-Fuel Delphi de Partida a Frio
A tecnologia de partida a frio desenvolvida pela Delphi é também capaz de reduzir emissões na fase fria do ciclo de emissões veiculares. Além disso, proporciona uma combustão mais completa, resultando em um funcionamento mais eficiente – até 70% de redução de emissões no uso de Etanol e até 20% no uso de Gasolina.
Novo Sistema Eletroeletrônico Inteligente para Acionamento de Injetores Aquecidos
A Delphi também leva ao Salão Internacional do Automóvel deste ano, em parceria com a JAC Motors, um display explicativo do mais novo desenvolvimento tecnológico realizado pelo time de Engenharia Avançada da empresa no Brasil.
O Sistema Eletroeletrônico Inteligente para Acionamento de Injetores Aquecidos – compatível com qualquer modelo de ECM (módulo eletrônico de controle do motor) – trabalha juntamente ao sistema de partida a frio do veículo, também reduzindo o nível de emissões durante a partida e fase inicial de aquecimento do motor, eliminando o uso do tanque auxiliar de Gasolina, o “tanquinho”.
Para que isso seja possível, é necessário que exista um controle da alta potência (mais de 1.000 W) que ocorre durante a partida do motor e durante o período em que o mesmo está frio. É neste contexto que o sistema eletroeletrônico desenvolvido pela Delphi atua. Utilizando a técnica de Modulação da Largura de Pulso, a tecnologia é capaz de dosar essa potência por meio de um relé de estado sólido de alta potência e evitando perdas de cargas nas baterias dos veículos.
A substituição de sistemas de partida a frio tradicionais pelo sistema da Delphi permite também a antecipação das exigências de novas regulamentações referentes ao controle de emissões na fase fria inicial de funcionamento do motor.






As peças que integram os carros da JAC realmente fogem ao padrão chines. Varias delas são importadas de outros paises já consolidados no setor. Espero que a marca continue com essa integridade, propondo um bom custo x beneficio.