Texto: Assessoria de Imprensa
A parceria de 42 anos entre a TOTAL e a Renault pode ter mais um desfecho emocionante e vitorioso na última corrida da temporada 2012 da Fórmula 1, no próximo dia 25, em Interlagos. Basta a Sebastian Vettel assegurar ao menos a quarta posição na última prova da temporada para sagrar-se tricampeão da categoria mais importante do automobilismo internacional. Este feito coloca as duas marcas francesas pela vigésima primeira vez no ponto mais alto do pódio na Fórmula 1. O Segundo lugar de Vettel na última corrida, em Austin, Estados Unidos, assegurou à Red Bull o mundial de construtores e mais um campeonato para a dobradinha TOTAL e Renault. Com mais esta conquista, as empresas alcançam a marca de 11 títulos no campeonato de construtores como patrocinadores. Se Vettel confirmar seu favoritismo em Interlagos será a décima ocasião em que os motores Renault e os lubrificantes TOTAl ajudam o talento dos pilotos a levantar a taça do mundial de pilotos.  Atualmente a Total é a fornecedora oficial de combustíveis e lubrificantes das esquipes Lotus e Red Bull.
  
Confira todos os campeões patrocinados pela parceria TOTAL / Renault
2011 – Sebastian Vettel (Red Bull)
2010 – Sebastian Vettel (Red Bull)
2006 – Fernando Alonso (Renault)
2005 – Fernando Alonso (Renault)
1997 – Jacques Villeneuve (Williams)
1996 – Damon Hill (Williams)
1995 – Michael Schumacher (Benetton)
1993 – Alain Prost (Williams)
1992 – Nigel Mansel (Williams)
Parceria com as equipes
Os combustíveis e lubrificantes estiveram no centro das principais mudanças nas regras da Fórmula 1 nas últimas temporadas. Em 2012, manteve-se a proibição do reabastecimento de veículos durante as corridas. Com isso, o tamanho do tanque de combustível dos veículos quase duplicou, aumentado o tamanho do veículo em cerca de 15 cm  e deixando-os mais pesados. Estas  alterações afetaram a tomada de tempo dos carros, que chegou a cair cerca de três a quatro décimos de segundo.  Para ajudar na performance das máquinas e pilotos, a TOTAL desenvolveu um nova linha de combustíveis e lubrificantes para a Fórmula 1. Para compensar o peso extra, foi desenvolvido um combustível com uma formulação mais leve. Para isso, a densidade dos combustíveis e lubrificantes foi reduzida. Isso só foi possível por meio da parceria da Total com as equipes Lotus (antiga Renault) e Red Bull.
A TOTAL acompanha de perto toda a temporada da Fórmula 1. Em todos os GPs é montado um laboratório para análise de amostras de combustíveis e lubrificantes dos carros das equipes que utilizam o motor Renault. São coletadas pequenas quantidades de material antes e depois dos veículos entrarem nas pistas. Através de testes para detectar a presença de metais, é possível monitorar o  desgaste gerado pelo atrito das peças mecânicas. Os equipamentos utilizados, como o cromatógrafo, para o combustível, espectrômetro, para os lubrificantes, ajudam a agir preventivamente na detecção de algum possível problema.
Assim, além de ajudar os pilotos a voar nas pistas e garantir aos engenheiros e mecânicos todo os respaldo técnico na hora de fazer os ajustes nos carros, a TOTAL usa todo o know-how de desenvolvimento de produtos para Fórmula 1 para oferecer ao consumidor as melhores opções em combustíveis, lubrificantes e graxas em termos de confiabilidade, manutenção e  consumo eficiente  de combustível.