Exibição de modelo elétrico ‘plug-in’ apresenta a tecnologia ecológica da marca
Texto: Redação
A Hyundai Motor faz uma prévia de suas futuras tendências no design de veículos Premium no Salão Internacional de Detroit 2013 (North American International Auto Show 2013), em Detroit, Estados Unidos, apresentando a investida da marca no segmento de luxo global.
A Hyundai Motor America, uma subsidiária da Hyundai Motor Company, fez a apresentação mundial do conceito HCD-14 Genesis no Cobo Center, onde se realiza a mostra. O luxuoso carro conceito também permite prever futuros itens de conveniência da empresa na categoria Premium, apresentando tecnologias inéditas, como um sistema de acompanhamento da movimentação dos olhos e controles através de gestos.
As vendas de veículos de luxo da Hyundai tem registrado crescimento substancial em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, China e Oriente Médio. “Os modelos Genesis e Equus da Hyundai são hoje reconhecidos como sérios competidores no mercado de luxo global. Nosso veículo conceito, HCD-14 Genesis, levará ainda mais adiante a imagem da Hyundai como marca Premium”, declarou Tak Uk Im, COO (Chief Operating Officer) e Diretor da Divisão de Operações da Hyundai Motor em Seul. “Nosso foco de desenvolvimento para o futuro está concentrado na inovação baseada na qualidade.”
Em 2012, os modelos topo de linha da Hyundai, como o Genesis e o Equus, tiveram um aumento de vendas fora da Coreia de 24%, em comparação ao ano anterior. Na região do Oriente Médio, em especial, as vendas dos dois modelos atingiram 4.132 unidades, crescendo mais de 45% em relação a um ano antes. Pela primeira vez, o Equus foi escolhido como Carro do Ano 2012 pela revista Sport Auto, a mais importante do Oriente Médio.
Nos Estados Unidos, o maior mercado de luxo para a Hyundai fora da Coreia, a marca também tem aumentado constantemente sua participação. Dando continuidade ao sucesso do Genesis, que foi escolhido como North American Car of the Year 2009, as vendas do Equus tem mostrado forte impulso desde o lançamento do veículo, no final de 2010. Na 16ª edição do prêmio Strategic Vision Total Value Awards, o Equus superou concorrentes como a BMW e Mercedes, levantando o primeiro lugar entre os carros da categoria luxo.
Veículo elétrico plug-in
A Hyundai também está exibindo em Detroit seu primeiro sistema PHEV (veículo elétrico plug-in). Baseado num sedã médio conceitual, o PHEV apresenta os últimos desenvolvimentos tecnológicos da Hyundai. A Hyundai pretende produzir em alta escala um veículo híbrido baseado neste sistema. Equipado com um motor 2.0 GDI, o PHEV da próxima geração percorre 32 quilômetros com uma única carga em modo totalmente elétrico e, quando a energia fornecida pela bateria cai abaixo de determinado nível, passa automaticamente para o modo híbrido, permitindo alcançar distâncias maiores. A bateria pode ser totalmente carregada em casa em cerca de três horas.
“Os veículos elétricos híbridos plug-in irão surpreender os motoristas por sua economia de rodagem. Uma bateria maior permite percursos mais longos em modo elétrico, enquanto a troca automática para o modo híbrido, quando ela estiver com carga reduzida, elimina a chamada ‘ansiedade da autonomia’ comumente associada aos veículos elétricos”, explica Ki-Sang Lee, Chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Ecológicos da Hyundai Motor. “Para atender com flexibilidade as demandas das políticas governamentais e do mercado, a Hyundai está estudando e investindo numa ampla gama de tecnologias ambientalmente amigáveis, como o PHEV (veículo híbrido elétrico plug-in), veículos híbridos elétricos (HEV), veículos elétricos (EV) e veículos elétricos com células de combustível (FCEV). A Hyundai continuará a buscar a liderança da tecnologia ambientalmente amigável no futuro.”
HCD-14 Genesis Concept
O HCD-14 Genesis traz uma precisa linguagem de design fluida, inspirada nos metais líquidos. A qualidade de manufatura se manifesta nas superfícies, comparáveis às das pedras preciosas. Uma dianteira imponente envolve as superfícies de metal escovado da grade, que traz uma profunda abertura vertical. Os cantos posteriores do capô incorporam detalhes lembrando extratores de calor, integrados de forma contínua com o design dos espelhos retrovisores externos.
Na silhueta lateral, as proporções clássicas de um sedã esportivo transparecem na longa distância entre eixos, balanços curtos, rodas com grande diâmetro, cabine com contorno preciso e a traseira curta. As grandes rodas foram desenvolvidas utilizando uma combinação de ligas metálicas leves, com fibra de carbono emoldurando as áreas abertas.
“Nós infundimos no HCD-14 Genesis uma personalidade esportiva de alta qualidade na forma de um cupê de quatro portas”, conta Christopher Chapman, designer-chefe da Hyundai Design North America. “Sua silhueta esguia e leve não entra em conflito com o vento, mas usa uma precisão fluídica, juntamente com superfícies que criam uma resistência natural. Por dentro, a cabine focada no condutor prioriza uma escultura dramática. Detalhes em madeira laminada e engastada criam um visual semelhante a um mapa ao longo do console central que se estende por todo o habitáculo.”
A abertura das portas traseiras se dá em sentido contrário ao convencional, com uma grande dobradiça única em alumínio escovado articulada diagonalmente a partir da moldura. Com as portas dianteira e traseira simultaneamente abertas, o HCD-14 Genesis mostra um ambiente interno cômodo e acolhedor. Dentro da cabine, o design do console central inspirado numa dupla onda vai do painel até os assentos traseiros.
O tema ‘onda’ influencia também as maçanetas das portas e os apoios de cabeça traseiros. Medições e dados são transmitidos ao condutor através de uma fusão eclética de instrumentos análogos e digitais, com toques de design derivados da aviação. O cockpit focado no motorista tem uma coluna central assimétrica, com as funções ligadas à condução separadas das que envolvem o conforto dos passageiros. O console central possui até mesmo um local para guarda de um iPad, que mantém o dispositivo em segurança mesmo quando o carro é usado esportivamente.
Se o exterior do HCD-14 Genesis impressiona, em torno do motorista a inovação tecnológica mostra todo o seu avanço. Especialistas em ergonomia eliminaram a tradicional disposição dos comandos centrais empilhados, desenvolvendo um sistema de interface intuitivo que permite ao condutor do HCD-14 manter melhor os olhos sobre a rodovia. Livres das restrições de design tradicionais, os designers criaram um conjunto de comandos sem a presença de conjuntos intimidadores de botões e interruptores.
Usando sistemas de última geração de acompanhamento da movimentação dos olhos e reconhecimento tridimensional de gestos manuais, o HCD-14 Genesis responde a comandos do motorista ao mesmo tempo em que o liberta das distrações associadas aos controles manuais. Assim que uma determinada função é selecionada através do acompanhamento do olhar, controles acionados pelo polegar ou por reconhecimento de gestos podem ser usados para acionar funções de navegação, informação, entretenimento, áudio e até mesmo conexão com smartfones.
Esta interface intuitiva permite ao motorista controle total de todas as funções mantendo os olhos com segurança acima do plano do painel de instrumentos, utilizando um display projetado no para-brisa para reduzir a distração ao mínimo possível. Esta interface exclusiva e especialmente desenvolvida representa a visão da Hyundai para a interação homem-máquina, estabelecendo um novo parâmetro em tecnologia de segurança de direção ativa.
Os inovadores controles baseados na movimentação dos olhos e gestos do HCD-14 reduzem as distrações típicas ao volante, possibilitando que o motorista, mais focado, possa apreciar melhor no dia-a-dia a satisfação proporcionada por uma excepcional dinâmica veicular. Com esse fim, o HCD-14 Genesis leva seu condutor a um novo nível de envolvimento, foco e controle.
Um chassi ultrarrígido, desenvolvido com uso estratégico de aços de alta resistência, cria uma plataforma semelhante a um cofre para a configuração com tração traseira. As sofisticadas suspensões dianteira e traseira com cinco braços reduzem as mudanças de cambagem e convergência resultantes da movimentação da suspensão, para maior aderência nas curvas. Um sistema de assistência de direção múltiplo mantém a sensibilidade à estrada, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios à eficiência através de um sistema eletrônico.
Pneus de baixo perfil para alta performance garantem rápidas repostas nas tomadas e aderência ao logo das curvas, além de manter a sensibilidade do terreno. Um sofisticado sistema de controle permite que o motorista selecione entre múltiplas opções para diferentes condições de estrada e preferências pessoais. Um sistema assim avançado de tecnologias exige um trem de força igualmente impressionante para ser usado em sua plenitude, e o novo motor V8 Tau, desenvolvido pela Hyundai, está mais do que apto para esta tarefa.
O sistema de propulsão do HCD-14 Genesis traz o premiado motor V8 Hyundai Tau com cinco litros, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT), proporcionando desempenho impressionante associado a baixas emissões e suprema eficiência. O HCD-14 Genesis utiliza reconhecimento ótico para identificar o motorista e iniciar a sequência de partida. A seleção das marchas é feita através de palhetas junto ao volante (paddle shifters).
O escapamento do HCD-14 Genesis é revestido de cerâmica e foi dimensionado para minimizar a pressão, obtendo o máximo de potência em altas rotações e emitir uma profunda sonoridade de barítono, com barbatanas de resfriamento integradas às ponteiras superlargas.






