• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Alpha Notícias: Audi RS Q3 será mostrado no Salão de Genebra

admin by admin
20 de fevereiro de 2013
in Sem categoria
Share on FacebookShare on Twitter


Modelo deve chegar em nosso mercado no primeiro trimestre do ano que vem

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Audi apresenta no Salão de Genebra, que será realizado entre os dias 7 e 17 de março, o novo Audi RS Q3, primeiro modelo da linha mais esportiva da marca para a bem-sucedida família Q de SUVs. O veículo compacto combina praticidade para o uso diário com excelente desempenho: bastam apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). O motor 2.5 litros, de cinco cilindros, produz 310 cv de potência e 420 Nm de torque. A previsão de chegada do modelo ao Brasil é no primeiro trimestre do ano que vem. Na Alemanha, começa a ser vendido em outubro.

O Audi RS Q3 combina características típicas dos modelos RS, como excelente desempenho e prazer de dirigir, com estilo e flexibilidade de uso. O veículo foi desenvolvido pela quattro GmbH, uma subsidiária integral da AUDI AG.
“O RS Q3 transfere a filosofia Audi de desempenho para o segmento de SUVs compactos, criando assim uma nova categoria”, afirma Franciscus van Meel, diretor da quattro GmbH. “Além dos RS 5 Cabriolet, RS 6 Avant e RS 7 Sportback, o RS Q3 é o quarto modelo da linha mais esportiva que estamos lançando no mercado em 2013. A família RS se amplia para oito modelos”, completa. No Brasil, a RS6 Avant está prevista para chegar em outubro deste ano, enquanto que o RS5 Cabriolet e o RS7 Sportback chegam no primeiro trimestre de 2014
O premiado motor de alta performance 2.5 TFSI trabalha sob o capô do RS Q3. Este propulsor de cinco cilindros foi eleito “Motor Internacional do Ano” por um júri internacional de especialistas automotivos por três anos consecutivos desde 2010. O motor de 2.480 cm³, com injeção direta e turboalimentação, desenvolve potência máxima de 310 cv entre 5.200 e 6.700 rpm e tem torque máximo de 420 Nm disponível entre 1.500 e 5.200 rpm. Estes dois valores significam que o RS Q3 é incomparável em sua categoria.
Já pelo seu conceito básico, o motor de cinco cilindros é especial. Utilizado no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado pela quattro GmbH para uso no RS Q3. A sequência de ignição 1-2-4-5-3, favorecida pela geometria dos sistemas de admissão e exaustão, gera uma sonoridade esportiva do motor, popularizada pela Audi já nos anos 80.
Mediante o sistema de condução de série Audi Drive Select com os módulos auto, comfort e dynamic, o motorista pode interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador. No modo dinâmico, isto se traduz em uma resposta mais ágil e num som do motor mais encorpado.
O motor 2.5 TFSI acelera o Audi RS Q3 de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos – o melhor desempenho neste segmento – com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
No modelo, o propulsor de cinco cilindros trabalha pela primeira vez em conjunto com o sistema Start-Stop, que é de série. Outras medidas de eficiência, como uma bomba de óleo que leva o lubrificante conforme a demanda, contribuem para o baixo consumo de combustível. A média (cidade/estrada) chega aos 11,36 km/litro, o que equivale a 206 gramas de CO2 por km.
O câmbio S tronic de sete velocidades é de série e foi projetado com um desenho compacto de três eixos, com a sétima marcha longa para economizar combustível. A transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou alavanca seletora com design exclusivo RS. A função Launch Control (controle de largada), como na F-1, determina a aceleração do veículo parado até alcançar a tração ideal.
O coração do sistema de tração integral permanente quattro é a embreagem multi-disco, controlada eletronicamente e com acionamento hidráulico. Localizada no eixo traseiro, ela assegura a distribuição adequada do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade. A suspensão esportiva RS rebaixa em 25 mm a altura da carroceria do SUV compacto. A bateria fica alojada no compartimento de bagagem para melhorar a distribuição de peso. A suspensão independente das rodas traseiras é controlada por quatro braços (four-links).
O sistema de direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas.
Os discos de freio são internamente ventilados, perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contornos exteriores ondulados, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm diâmetro de 365 mm e incorporam pinças de oito pistões pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilização (ESC) oferece modo esportivo e também pode ser desativado completamente.
O Audi RS Q3 chega ao mercado alemão com rodas de 19 polegadas de liga leve de série.  Três versões de rodas de 20 polegadas também são oferecidas. Uma delas é o exclusivo desenho de 5 raios duplos em V, inspirado no protótipo Audi RS Q3 apresentado no Auto China Motor Show 2012.
Além do motor, o Audi RS Q3 demonstra seu status especial dentro da família Q3 graças a vários detalhes no visual, que enfatizam o caráter RS do SUV compacto. São eles: aplicações na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio mate; grade frontal com desenho do tipo “favo de mel”, pintada em preto de alto brilho; para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.
O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com destacado difusor, o largo escapamento elíptico e uma inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, o veículo é 25 mm maior do que o Audi Q3.
O Audi RS Q3 também pode ser personalizado com dois pacotes de estilo opcionais – preto ou alumínio mate. Ambos incluem flaps nas entradas de ar laterais, acabamento do difusor e as aletas do spoiler. O Audi RS Q3 está disponível em oito cores, incluindo a exclusiva Azul Sepang com efeito perolizado.
As linhas esportivas do exterior continuam no interior: o painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. Costuras contrastantes em cinza embelezam o volante multifuncional de três raios com base achatada, assim como a alavanca de câmbio. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. O condutor pode consultar, entre outras informações, a pressão de carga, a temperatura do óleo e o cronômetro para o tempo de volta no menu do sistema de informação de motorista.
Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. Como opcional, a quattro GmbH oferece o alumínio Race ou o carbono. O revestimento do teto é em preto de série ou prata Lunar como opcional.
Os bancos esportivos com logotipos estampados RS Q3, revestidos em Alcantara preto/couro são de série. Os clientes podem escolher ainda o opcional couro Fine Nappa em preto ou prata lunar, com costuras contrastantes em cinza pedra ou o pacote Design com costura diamante.
O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outro equipamento de série é uma prática base de carga reversível. Aqueles que desejam uma capacidade de transporte ainda maior podem encomendar o suporte oferecido ao RS Q3.
Outros equipamentos de série do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, o Audi Sound System com 10 alto-falantes, faróis de xenon plus e luzes traseiras em LED  – quando não estão acesas, elas exibem uma tonalidade vermelho-escura.
Em termos de informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus. São oferecidos ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e até 465 watts de potência de saída; telefone com Bluettoth, que em conjunto com WLAN hotspot conecta o SUV à internet e serviços online do Audi Connect. Sistemas de assistência ao motorista, altamente avançados, completam a gama de opcionais.
Tags: Alpha AutosAudicarroDália Comunicaçãomodelo rs
Previous Post

Alpha Notícias: Jornal Alpha Autos disponibiliza suas duas últimas edições em formato digital

Next Post

Alpha Notícias: Audi está entre as 50 marcas mais inovadoras do mundo

admin

admin

Next Post

Alpha Notícias: Audi está entre as 50 marcas mais inovadoras do mundo

Please login to join discussion
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.