Encontro é voltado aos profissionais de toda a cadeia da engenharia da mobilidade ligados a dinâmica veicular
Texto: Assessoria de Imprensa
Discutir as inovações que a indústria da mobilidade desenvolve e promover as novas tecnologias para o mercado de dinâmica veicular são os objetivos do 3º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, que será realizado dia 13 de março, no Parque Tecnológico de Sorocaba, SP (av. Itavuvu, 11.777, Sorocaba).
O encontro que é promovido pelas seções São Carlos/Piracicaba e Campinas irá discutir temas relevantes para a indústria nacional, como o Inovar-Auto e a navegação autônoma. “Queremos compartilhar com toda a comunidade da engenharia os conhecimentos e oportunidades que o mercado desenvolve visando o crescimento da indústria nacional”, comenta Argemiro Costa, chairman do simpósio.
Segundo o engenheiro o novo regime automotivo tem como meta a redução de combustível e o aumento de investimentos em P&D, fatores que irão afetar toda a área de engenharia de montadoras e autopeças. “Para a SAE BRASIL esse simpósio é uma ótima oportunidade para discutir o que será preciso fazer para adequar o mercado a essas exigências”, complementa.
Para Costa a expertise em dinâmica veicular no Brasil cresce a cada ano, o que demonstra a preparação tecnológica da nossa indústria em curso, para absorver as demandas que virão com o novo regime. “Nosso País é um relevante mercado consumidor e produtor, e para que possa se manter competitivo perante aos demais é muito importante que passe a desenvolver, cada vez mais, tecnologias localmente”, explica.
O engenheiro comenta que as empresas instaladas no Brasil estão investindo pesado na formação de equipes para P&D e em novos centros de pesquisa e campos de prova. “Esses investimentos deixarão o País mais competitivo e cada vez mais capaz de ser desenvolvedor de tecnologias e produtos globais”, completa.
Conteúdo
A programação do simpósio conta com dois painéis temáticos: ‘Dinâmica veicular e Inovar-Auto – desafios e oportunidades’ e ‘O programa de etiquetagem do pneu e redução de consumo de combustível’.
Serão, ainda, ministradas sete palestras técnicas sobre dinâmica veicular. “Os participantes terão acesso a conteúdos atualizados além poderem fazer contato com pesquisadores e engenheiros que são referência do setor”, comenta Costa.
”Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
As seções regionais da SAE BRASIL São Carlos/Piracicaba e Campinas são dois pólos vocacionados na área de dinâmica veicular, onde se concentram três das maiores universidades com cursos dedicados à matéria (a UFSCar/Universidade Federal de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos da USP e a Unicamp/Universidade Estadual de Campinas), além de vários campos de provas em que as empresas realizam seus testes.





