Outros
Alpha Serviços: Saiba como instalar o amortecedor corretamente e não comprometer a sua vida útil
Ferramentas específicas são primordiais para realizar uma aplicação adequada
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Um dos principais componentes da suspensão, o amortecedor garante segurança, conforto e dirigibilidade aos veículos. Por isso, os reparadores devem ter especial atenção no momento da substituição da peça para que não comprometa a sua funcionalidade. “Na hora de realizar a manutenção, alguns procedimentos asseguram o máximo desempenho dos amortecedores”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Ele lembra, por exemplo, que ferramentas específicas são primordiais para realizar uma aplicação adequada de amortecedor. Instrumentos como martelo e alicate de pressão podem danificar a peça. “Ao dar o aperto final, não se deve, de nenhuma forma, travar a haste do amortecedor com alicate de pressão já que esta prática danifica a mesma”, adverte. No sobe-e-desce do amortecedor, as marcas deixadas pelo alicate funcionam como facas, que cortam o retentor e, consequentemente, há vazamento de óleo. Ferramentas, desenvolvidas especificamente para a montagem, evitam marcas e deformações nos componentes.
Outro detalhe importante está relacionado ao torque final aplicado no amortecedor que deve ser com o veículo apoiado no chão.
Haste ranhurada
O supervisor de serviços ressalta também que os amortecedores Nakata contam com acabamento levemente ranhurado em suas hastes. “Essas ranhuras são feitas na fábrica para servir de canais de armazenagem de óleo, assegurando melhor lubrificação da haste e dos componentes internos do amortecedor”, esclarece Silva, finalizando: “Ao trabalhar com lubrificação adequada, o amortecedor garante sua vida útil”.