Connect with us

Alpha Esportes: MAN e Volkswagen com times próprios na Fórmula Truck

Published

on


Veículos VW e MAN serão equipados com o motor MAN D26 de 12 litros
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Maior vencedora da Fórmula Truck desde sua estreia como time oficial, em 2006, tendo conquistado cinco títulos de pilotos e seis de marcas neste período, a MAN Latin America vai reproduzir nas pistas seu modelo de negócios para a venda de caminhões Volkswagen e MAN, com uma estratégia dual brand, assim como é feito em sua rede de concessionárias. A equipe oficial estreia na temporada 2013 o modelo TGX e o competitivo motor MAN D26 de 12 litros que, além do caminhão MAN, equipa os quatro veículos Volkswagen Constellation da equipe.
Todos os cinco veículos possuem plataforma semelhantes, valorizando os pontos fortes de cada marca. Os modelos contam com nova cabine com design arrojado, melhor aerodinâmica e maior potência e torque, que proporcionam vantagem nas retomadas e saídas de curvas. De forma geral, os chassis foram redimensionados, garantindo maior rigidez e estabilidade aos caminhões.
A grande novidade fica por conta da motorização, que coloca os veículos da equipe em outro patamar técnico, incluindo mudanças em diversas áreas vitais, como freios, suspensão e dirigibilidade. Com ele, a empresa passa a adotar na Fórmula Truck o conceito já aplicado no mercado, onde caminhões da marca Volkswagen utilizam motorização MAN.
“O novo motor MAN D26 de 12 litros é sem dúvida uma de nossas principais inovações para essa temporada. Agora temos a oportunidade de surpreender ainda mais, nos tornando mais competitivos, colocando veículos de última geração na pista”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
O caminhão MAN será comandado por Felipe Giaffone, que venceu os títulos brasileiros da temporada de 2007, 2009 e 2011, sendo neste último ano campeão também sul-americano. Segundo Giaffone, o importante para a equipe é aproveitar as primeiras etapas para acumular o máximo de informações sobre os novos caminhões, especialmente o MAN TGX.
Outra novidade está no comando de um dos caminhões Volkswagen Constellation: Leandro Totti, campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck no ano passado, que estreia na equipe oficial da MAN Latin America em 2013.
Para o paranaense de 35 anos, a contratação por uma das equipes mais tradicionais do automobilismo brasileiro é a realização de um importante objetivo cumprido em sua carreira. “O título de campeão foi especial e a minha entrada em uma equipe de fábrica, como a da MAN Latin America, e em um ambiente especial, como o da RM Competições, é um dos momentos mais marcantes em minha carreira. Espero repetir o sucesso do ano passado agora na nova equipe”, diz Totti.
Neste ano, o experiente Renato Martins, que é o maior vencedor de corridas da categoria e chefe da equipe RM Competições, responsável pela preparação dos caminhões de corrida da equipe oficial, ficará ausente das pistas para se dedicar com exclusividade ao comando do time.
“O primeiro ano de um novo caminhão é sempre desafiador, como foi no caso do Volkswagen Constellation em 2006. Estamos prontos para uma temporada de bastante trabalho e por isso reforçamos o time também com a chegada de Leandro (Totti), que, além de ter sido o campeão da temporada passada, tem muita experiência com caminhões de corrida com motor 12 litros”, diz Renato Martins.
André Marques, que ingressou na equipe ano passado, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues, única mulher a competir na categoria em 2012, seguem mais uma temporada pilotando os caminhões Volkswagen Constellation.
Das pistas para as ruas
A MAN Latin America usa a sinergia de tecnologia para desenvolver seus produtos de fábrica e seus caminhões nas corridas de Fórmula Truck, fazendo sucesso nas ruas e nas pista. A parceria da empresa com seus fornecedores permitiu até mesmo o desenvolvimento de peças sob medida para a suspensão. Coube à engenharia da fábrica propor soluções e, aos fornecedores, desenvolvê-las, transformando ideias em realidade.
Tanta tecnologia desenvolvida nas pistas não fica restrita aos autódromos. “As soluções que encontramos nas pistas podem ser repassadas aos veículos que circularão nas ruas do Brasil e do exterior, ainda mais com o alto grau desenvolvimento de nossa fábrica com as corridas”, diz Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia e responsável pelo desenvolvimento dos caminhões de competição. Entre elas, está o desenvolvimento da injeção de combustível mais precisa e de sistemas de pós-tratamento de gases. Outras soluções já beneficiarão frotistas e transportadores autônomos usuários dos veículos da marca.
Agora, a empresa prevê que o novo MAN TGX siga o sucesso do modelo Volkswagen Constellation, responsável durante sete anos por grande intercâmbio entre a tecnologia desenvolvida na fábrica e testada nas pista. “A Fórmula Truck é a categoria mais popular do automobilismo brasileiro e sem dúvida uma das maiores vitrines para nossos produtos. Já somos sucesso na competição com os caminhões Volkswagen e não poderíamos deixar o caminhão MAN de fora dessa importante ação de marketing e relacionamento. Investimos pesado para estarmos ainda mais competitivos nessa temporada”, diz Ricardo Alouche. 
Sul recebe primeira etapa
A temporada 2013 da Fórmula Truck começa no próximo dia 10 de março, no circuito gaúcho de Tarumã. São dez etapas, todas válidas pelo campeonato brasileiro com transmissão ao vivo pela TV Band. As corridas de Tarumã (RS), Caruaru (PE), São Paulo e Córdoba, na Argentina, também marcam pontos para o sul-americano.
Confira o calendário
10 de março – Tarumã (RS) 
7 de abril – Londrina (PR)
19 de maio – Caruaru (PE)  
9 de junho – Goiânia (GO) 
7 de julho – Interlagos (SP)  
4 de agosto – Cascavel (PR)
8 de setembro – Córdoba (ARG)  
13 de outubro – Guaporé (RS)
10 de novembro – Curitiba (PR) 
8 de dezembro – Brasília (DF)