Connect with us

Alpha Notícias: Honda recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente

Published

on

Projeto de redução de CO2 na planta de Sumaré foi reconhecido
Texto: Assessoria de Imprensa
A Honda Automóveis do Brasil (HAB) foi homenageada pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) durante a edição do VII Prêmio AEA de Meio Ambiente. A empresa recebeu menção honrosa pelo projeto ‘Sustentabilidade com redução da emissão de CO2 e autossuficiência da energia consumida pela planta fabril de Sumaré (SP)’.
O projeto da Honda é inédito no setor automobilístico brasileiro. A empresa decidiu investir na construção de um parque eólico na cidade de Xangri-lá (RS) que irá suprir toda a demanda de energia da fábrica de automóveis de Sumaré. Com investimento de R$100 milhões, a usina com nove turbinas de 3MW e capacidade instalada de 27MW iniciará suas operações em setembro de 2014, gerando 95.000 MWh/ano.
Após a entrada em operação do parque eólico, a Honda deixará de emitir cerca de 2,2 mil toneladas de CO2 por ano, o que representa aproximadamente 30% do total gerado pela fábrica.
Tecnologia Flex
Durante o evento, a Honda Automóveis do Brasil e a Moto Honda da Amazônia foram reconhecidas pela contribuição para o desenvolvimento da tecnologia flex no Brasil. Em 2009, a Honda lançou no Brasil a primeira moto bicombustível do mundo, sendo que atualmente a empresa possui seis modelos com essa tecnologia (Biz 125, CG 150 Fan, CG 150 Titan, NXR 150 Bros, XRE 300 e CB 300R), que representam mais de 60% das vendas da marca no país. Além disso, todos os automóveis produzidos e comercializados pela Honda no Brasil são bicombustíveis, incluindo a versão 2013 do importado CR-V que acaba de chegar ao País, com a avançada tecnologia flex sem o subtanque de partida a frio.