Connect with us

/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153

Alpha Notícias: Peugeot apresenta o 208 no Salão de Buenos Aires

Published

on

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Seguindo a estratégia global da Marca de dar ênfase a produtos topo de gama, a Peugeot da Argentina desenvolveu uma profunda renovação de seus produtos desde o início de 2010. Três anos depois e coincidindo com a 6ª edição do Salão do Automóvel de Buenos Aires, completa esse processo de evolução com a apresentação do 208.
O compacto, lançado no mercado brasileiro há dois meses, é a grande estrela da exibição, que acontece na capital argentina entre os dias 20 e 30 de junho, ratificando o caminho escolhido pela Marca: o compromisso de tornar-se líder na faixa mais alta e exigente de todos os segmentos em que atua, mantendo, ao mesmo tempo, sua característica generalista.
Em mais de dois séculos de história, a Peugeot tem se caracterizado como uma empresa capaz de combinar, de forma única, a exigência e a emoção. Nesse sentido, sempre procurou conceber seus automóveis não só como objetos racionais, mas também emocionais. A Marca do Leão considera que seus clientes procuram viver experiências e, portanto, não só esperam que seu automóvel seja uma ferramenta de mobilidade, mas também que ele seja uma verdadeira fonte de prazer.
Em 2010, quando celebrou 200 anos, a Peugeot comunicou sua decisão estratégica de dar ênfase à alta gama e, para isso, deu início a um forte processo de renovação de produtos, com modelos como o RCZ, 3008, 408, 5008, 308, 508, 208 e 4008, entre outros. O Peugeot 208, grande proposta para o segmento dos veículos compactos e lançado no Brasil há dois meses, é agora apresentado oficialmente ao mercado argentino, valendo-se do Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires 2013, para completar um primeiro ciclo de renovação de gama.
Além do 208 de produção regional e de versões de origem francesa que irão complementar sua oferta, XY e GTi, a Peugeot da Argentina exibe no Salão de Buenos Aires outras grandes atrações. Uma delas é o HX1, um concept car com arquitetura de monovolume, capaz de transportar até seis passageiros, com propulsão híbrida diesel HYbrid4, funcionalidade plug-in e 300 CV de potência. Outra novidade no país é o 508 RXH, uma SW com capacidade fora-de-estrada de tração nas quatro rodas, 200 CV de potência, também dotada de motorização híbrida diesel e opção de funcionamento 100% elétrico, como também o 4008, um SUV de tração integral que, graças a sua robustez e aptidão off road, une-se ao 3008 para propor uma oferta completa neste segmento.
O Salão de Buenos Aires 2013 é também uma oportunidade única para que o público percorra a oferta atual da Peugeot da Argentina. Assim, a Marca exibe modelos como o 207 Compact, de entrada de gama e que continua plenamente vigente como um dos carros mais vendidos do país, o 207 CC, conversível importado da França dotado de motorização a gasolina 1.6 THP de 156 CV, o 308 Sport, a versão mais potente (gasolina 1.6 THP de 163 CV) do hatchback médio de produção local, líder do segmento na Argentina, e ainda o 308 CC, outro cupê cabriolé de produção francesa que dispõe, também, do propulsor 1.6 THP de 156 CV.
No estande da Marca na mostra se destacam, ainda, modelos como o sedã médio 408, referência do segmento no mercado argentino, o 508, oferta topo de gama em nível mundial (que exibe, também, uma versão GT), o crossover 3008, o 5008, um monovolume de alta gama para famílias de até sete membros, que dispõe de elevadíssimos níveis de segurança, conforto e tecnologia, e o RCZ, a cupê “fora de série” que virou sucesso de vendas em seu segmento desde que chegou ao mercado local. Outra atração é o 408 que compete no TC2000 por meio do “Peugeot LoJack Team”.
Para completar, a Peugeot expõe, pela primeira vez, a gama de bicicletas e scooters. Trata-se de uma nova aposta da Marca em soluções alternativas de mobilidade sustentável e complementares ao carro, que pode passar a ser comercializada no mercado argentino. Para exibir todos esses produtos, a Peugeot da Argentina conta com um imponente estande que expressa os valores da Marca — exigência e emoção — e que, ao mesmo tempo, reflete seu novo posicionamento.
O piano desenvolvido conjuntamente pelo Peugeot Design Lab e o fabricante de pianos Pleyel, ao lado do “concept car” HX1, são os ícones centrais do espaço que representa o novo design da Marca e seu processo de internacionalização. O Salão de Buenos Aires também destaca o lançamento da Boutique Peugeot, um espaço elegante e requintado, no qual o público poderá apreciar e adquirir produtos oficiais da Marca.
208, o novo ícone da Peugeot
O lançamento do Peugeot 208 tem sido o marco mais importante para a Marca no mundo todo desde o 206. Mais novo representante da série “200”, que vendeu mais de 15 milhões de veículos no mundo inteiro ao longo de sua história, o 208 desembarca na Argentina para revolucionar e reformular o segmento dos compactos.
O lançamento comercial do 208 no mercado argentino é previsto a partir do mês de julho. O veículo é fabricado na planta industrial do Grupo PSA no Brasil (Porto Real, RJ) para atender a região da América Latina.
O 208, que irá conviver com o 207 Compact (agora posicionado como versão de entrada de gama), representa um grande salto de gerações. Concebido a partir de uma proposta inovadora, o modelo reinterpreta o prazer de dirigir sustentado em três eixos: um design que combina dinamismo e elegância, uma arquitetura interior totalmente renovada e um nível de equipamento à altura de veículos de segmentos superiores.
Exteriormente, o 208 expressa os novos códigos de estilo da Peugeot, marcados pelo conjunto ótico com luzes em LED, entrada de ar frontal moldada por uma grade flutuante, enquanto a linha de cintura ascendente apresenta uma lateral esculpida com linhas robustas, sugerindo o veículo em movimento constante mesmo quando parado, além da nova traseira que recebe lanternas em formato de bumerangue.
No interior, o 208 propõe um habitáculo completamente reinterpretado, em que a ergonomia do painel de instrumentos na posição mais elevada evita que o condutor desvie seu olhar do caminho para visualizar a informação. Além disso, incorpora um volante de dimensões reduzidas, que facilita as manobras e proporciona uma condução ainda mais dinâmica e prazerosa.
A tecnologia também ocupa um lugar de destaque no 208, com equipamentos inéditos para modelos de seu segmento, como a central multimídia touch screen, que permite acessar facilmente diversas funções, como navegador GPS, rádio, conexão Bluetooth ou leitura de arquivos de música por meio de conexão USB ou função “streaming”, ar-condicionado bi-zone, bem como, no exterior, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, luzes de LED, entre outros.
Na Argentina, o 208 contará com duas opções de motorização, ambas de última geração e eficiência elevada. Trata-se dos propulsores a gasolina 1.5i e 1.6 VTi 16V, que entregam 90 CV e 115 CV de potência, respectivamente, ambos associados a uma transmissão manual de cinco velocidades.
208 XY e 208 GTi: requinte e esportividade
Para complementar a gama do 208, a Peugeot da Argentina comercializará duas versões importadas, que estarão na faixa mais alta do segmento. Trata-se dos esportivos XY e GTi, ambos em configuração de três portas – a primeira, posicionada como um produto exclusivo e requintado, enquanto a segunda propõe um veículo de caráter esportivo, que dá continuidade à icônica série GTi da Peugeot. A comercialização dos 208 XY e GTI está prevista para o último trimestre do ano.
Concebidos para um cliente exigente e ativo, tanto o XY como o GTi são o fruto de um trabalho sofisticado no âmbito dos materiais e das cores. Ambos se destacam, ainda, pela identidade exterior diferenciada e por contar com entreeixos ampliados, tanto na dianteira quanto na parte de trás (10 e 20 mm, respectivamente), junto com uma carroceria mais envolvente, com caixas de roda alargadas.
Mecanicamente, o 208 XY oferecerá na Argentina a combinação de um propulsor 1.6 THP de 156 CV movido a gasolina, com transmissão manual de seis marchas, 215 km/h de velocidade máxima e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Seu consumo misto homologado é de apenas 17,25km/l.
Já o 208 GTi recebe o mesmo propulsor que o cupê RCZ, um motor a gasolina de 1.6 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com injeção direta e turbo-compressor do tipo “Twin Scroll”, que entrega uma potência máxima de 200 CV a 5.800 rpm, com um torque de 27,5 mkgf a apenas 1.700 rpm. Com tração dianteira e transmissão manual de seis velocidades, o modelo desenvolve velocidade máxima de 230 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Isso sem deixar de lado o compromisso com o meio ambiente, já que seu consumo médio homologado é de apenas 17 km/l, com emissões de CO2 de apenas 139 gr/km.
O 208 GTi também se distingue do restante da gama por ser dotado de um sistema de suspensão específico, que lhe confere maior estabilidade e permite aproveitar todo seu potencial. Além disso, possui quatro discos ventilados de maior tamanho (302 mm de diâmetro na frente e 249 mm atrás) e pinças de freio de cor vermelha. 
HX1: a metamorfose
Com o concept car HX1, a Peugeot reafirma sua capacidade de propor novas ideias e de reinventar o automóvel. O HX1 é um veículo robusto e eficiente, de design marcante, capaz de transportar até seis passageiros e proporcionar sensações de condução únicas. Para isso, o HX1 ultrapassa as noções de adaptabilidade em todos os aspectos, com uma aerodinâmica extrema (com “flaps” que se abrem em função da velocidade), uma arquitetura de veículo monovolume e motorização HYbrid4, que integra a tecnologia plug-in.
O HX1 é um conceito desenvolvido para imaginar soluções futuras em vários aspectos: arquitetura, aerodinâmica, modularidade, equipamentos, ambientação e materiais empregados no interior, além da motorização. Todas essas reflexões levaram à escolha de soluções muito ousadas, que rompem com os padrões existentes e guiadas pelo lema “metamorfose”, a fim de garantir que o veículo se adapte a quaisquer ambientes e condições de rodagem.
Com uma arquitetura de monovolume com proporções únicas — 1,37 metro de altura e 4,95 metros de comprimento — o HX1 apresenta linhas puras, elegantes e acentuadas, para um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,28, otimizado em prol de uma eficiência global máxima. Além disso, destacam-se suas quatro portas de abertura inversa, em formato de “tesoura”, para um fácil acesso ao interior em qualquer circunstância.
O habitáculo foi estudado de modo a oferecer um espaço máximo a dois passageiros da última fileira, bem como um leque de sensações aos ocupantes da primeira. Caso necessário, duas poltronas adicionais podem ser configuradas numa fileira central, graças a um engenhoso sistema que recupera a ideia proposta no concept car HR1, em que as poltronas adicionais estavam dobradas contra os encostos das dianteiras.
O HX1 integra a tecnologia HYbrid4, uma arquitetura mecânica inovadora que estreou na gama  Peugeot com o 3008 HYbrid4, primeiro híbrido a diesel do mundo, e que equipa de igual forma o 508 RXH. O princípio do HYbrid4 é simples e engenhoso: com um motor térmico dianteiro (que movimenta as rodas dianteiras) e um propulsor elétrico traseiro (que impulsiona o eixo traseiro), essa tecnologia permite dispor de tração nas quatro rodas quando os dois motores funcionam ao mesmo tempo, em benefício da segurança e da aderência em condições extremas.
Além disso, permite circular a baixa velocidade no modo “emissão zero” (ZEV) utilizando apenas o motor elétrico. Sob do capô do HX1 está um motor térmico 2.2l HDi de 204 CV, associado a uma caixa automática de seis marchas, o mesmo conjunto que coroa a gama 508 na versão GT. Associado a um  motor eléctrico de 95 CV, o 2.2l HDi eleva a potência total até 299 cavalos.
Como uma das prioridades da Peugeot é manter sua liderança em termos de respeito ao meio ambiente nos próximos anos, o HX1 dispõe da funcionalidade plug-in, na qual as baterias de íons de lítio podem ser recarregadas ligando o veículo a uma tomada de 220 volts. No modo “ZEV”, o HX1 pode percorrer até 30 km em propulsão 100% elétrica, para obter um consumo misto de apenas 31 km/l, com emissões de CO2 de apenas 83 g/km.
508 RXH: eficiência e liberdade
Outra atração no estande da Marca é o 508 RXH, um veículo destinado ao universo off road, desenvolvido a partir da versão SW do 508, que também propõe a motorização híbrida a diesel Hybrid4, tração integral e um modo de funcionamento 100% elétrico – nesse caso, o nível de emissões de CO2 é zero. O 508 RXH dispõe de dois motores que impulsionam o veículo de forma conjunta. Trata-se de um 2.0l HDi FAP de 163 CV, que atua com um motor elétrico de 37 CV, gerando uma potência total de 200 CV e torque de 46 mkgf.
Com transmissão manual sequencial pilotada de seis marchas e padlle shifts no volante, o 508 RXH é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 213 km/h. O nível de consumo é reduzido: 24,5 km/l em ciclo misto, e emissões de CO2 de apenas 107 gr/km. Para a Peugeot, o 508 RXH representa um enriquecimento de sua gama e inaugura uma denominação original que combina o nome tradicional dos modelos com o zero central e três letras, como nos outros veículos distintivos.
4008: design e robustez
Pela primeira vez no país, a Peugeot da Argentina exibe o 4008, um SUV compacto de tração integral que será comercializado no mercado local a partir do último trimestre de 2013. Por seu design distintivo e suas prestações de SUV 4×4, o 4008 é uma resposta moderna às exigências dos clientes de veículos off road num segmento de forte crescimento em nível mundial.
O Peugeot 4008 completa uma gama diferenciada da Marca, inaugurada com o 3008. Os designers da Peugeot aplicaram uma forte personalidade e originalidade ao modelo, sublinhando os novos códigos de estilo da Peugeot. Além do design marcante, o 4008 se destaca pelo conforto e robustez, além do alto nível de segurança, tanto por seu comportamento dinâmico quanto pela grande quantidade de equipamentos. Depois de sua apresentação mundial no Salão de Genebra 2012, o 4008 chegará à Argentina para potencializar a oferta local da Marca no segmento de alta gama e, junto ao 3008, conquistar clientes que desejam um veículo com características off road, como alternativa aos tradicionais monovolumes.
Fruto da cooperação entre a PSA e a Mitsubishi, o 4008 exibe uma perfeita integração dos novos códigos de estilo da Peugeot, como a grade flutuante e o design felino dos conjuntos óticos. O 4008 mede 4,34 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 1,63 metro de largura, dimensões que fazem dele um veículo compacto e ideal para se deslocar em todo tipo de situação, inclusive no trânsito urbano. Na versão com tração integral, o 4008 dispõe de três modos de utilização: 2WD, com tração nas rodas dianteiras; 4WD, com tração em ambos os eixos e engate elétrico; e LOCK, onde a tração integral é permanente com torque de engate que privilegia as rodas traseiras.
Scooters & bicicletas: mobilidade sustentável
Em sintonia com a visão global da Marca, a Peugeot da Argentina também aposta na mobilidade sustentável e, nesse sentido, apresenta no Salão de Buenos Aires a gama de scooters e bicicletas, com diversos modelos para cada segmento. Trata-se de um projeto com grande potencial e, por essa razão, a Marca se valerá da mostra para detectar a reação do público e avaliar sua comercialização no país.
Dentre as scooters, são exibidos o Kisbee (motor quatro tempos, 50 cc), um modelo pequeno, ligeiro e ágil, ideal para a cidade; o Speedfight 3 (dois tempos, 50 cc), terceira geração da icônica moto esportiva da Peugeot, com um motor refrigerado por líquido; a Citystar 125i (quatro tempos,
125 cc), um scooter médio, de aspecto esportivo e grande desempenho na cidade e na estrada, graças a seu motor que produz uma potência de 15 CV; a Satelis 300i (quatro tempos, 280 cc), o maxi scooter da Peugeot que combina requinte e luxo, apresentando atributos herdados do universo dos automóveis; e a Metropolis 400 (quatro tempos, 400 cc), um revolucionário triciclo desenvolvido pela Automobiles Peugeot em conjunto com a Peugeot Scooters, que combina as vantagens de um carro e uma moto e representa a visão moderna de um novo tipo de mobilidade tridimensional.
A Marca do Leão possui uma longa trajetória associada às bicicletas, com mais de 120 anos de experiência. No Salão de Buenos Aires, a Peugeot da Argentina exibe cinco modelos, que representam uma gama completa, pensada para satisfazer tanto aos apaixonados por esportes quanto àqueles que procuram uma opção de mobilidade ao ar livre.
Desenhadas para a competição profissional ou amadora, a RSR01 e a RSM02 foram concebidas com materiais ultraleves e os melhores componentes que existem no mercado. A primeira delas é uma bicicleta de apenas 6,8 kg, com quadro monocasco de carbono e garfo e assento do mesmo material. A RSM02, por outro lado, foi concebida para a montanha e o campo, também com quadro de carbono e grandes rodas de 29 polegadas, que fazem dela uma companheira ideal para atividades off road.
Já a CC12 é um modelo elegante, concebido para otimizar os deslocamentos, oferecendo conforto com sua transmissão Shimano Nexus 5 e garfo dianteiro com suspensão, e praticidade, graças ao porta-objetos integrado com sistema antifurto. A RG01 é fruto da aliança entre a Peugeot e Roland Garros, dotada de um design estilizado e elegante, com assentos e empunhadura decorados em couro combinado. Finalmente, a DL121 é uma concept bike de edição limitada, pensada para os amantes de produtos exclusivos. Desenhada pelo Design Lab, apresenta um cuidado especial na escolha dos materiais, associando a riqueza do cobre com a pureza do branco e o natural do couro.
408 STC2000: o leão das pistas
A Peugeot é uma marca fortemente ligada à competição e, por esse motivo, não podia faltar em seu estande do Salão de Buenos Aires um 408 “Peugeot LoJack Team”, que disputa a Super TC2000. Impulsionado por um motor V8 de 2.7 litros e 430 CV, conforme regulamento da categoria de maior nível tecnológico na América do Sul, o 408 STC2000 é conduzido por Mariano Altuna, Néstor Girolami e Matías Muñoz Marchesi em cada uma das etapas da temporada 2013, sempre sob o comando geral de Ulises Armellini.
O piano do futuro
Para finalizar a exposição especial em Buenos Aires, a Peugeot mostra o Piano desenhado e fabricado, de maneira conjunta, pelo Peugeot Design Lab e a Piano Pleyel, que rompe com todos os códigos preestabelecidos no mundo da música. O Peugeot Design Lab é um centro de estudo de design global criado pela Peugeot, cuja vocação é a criação de produtos, serviços e experiências para clientes externos de todo tipo de atividades alheias ao automóvel. De origem francesa, a Pleyel é a fabricante de pianos mais antiga do mundo, que se mantém em atividade desde sua fundação, em 1807.
Advertisement