Outros
Alpha Esportes: Wagner Duarte é o novo piloto da Alex Barros Racing
Equipe se renova e apresenta representante do nordeste para disputar o restante da temporada na categoria GP Light
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Wagner Duarte, 41 anos, residente há 17 anos em Maranguape, cidade que fica na região metropolitana de Fortaleza, será o primeiro piloto nordestino a integrar uma equipe oficial com Alex Barros. Ele, que começou a pilotar com uma Yamaha GT 50 aos 7 anos, está realizando “Um sonho que eu não ousei sonhar” como disse em suas próprias palavras. Wagner ocupará a vaga na equipe deixada por Babi Paz na categoria GP Light ao lado de André Paiato, vice líder da categoria. Assim como os demais pilotos da equipe, ele pilotará uma BMW S 1000 RR especialmente preparada pela equipe Alex Barros Racing.
Alex Barros: “Para mim é uma enorme satisfação receber o Wagner na equipe. Ele é um piloto maduro, com boa experiência em competições pelo Nordeste e que já disputou uma prova de longa duração em Interlagos, as 500 Milhas. Contar com um representante do Nordeste em nossa equipe é um passo importante para o time, já que a Região já é a que mais motocicletas vende no Brasil há alguns anos. Já estive lá ministrando cursos de pilotagem e percebi um enorme potencial, tanto do ponto de vista mercado como em termos de revelação de novos pilotos. Espero que o Wagner sirva de exemplo para outros. Iremos juntos realizar um sonho do próprio Wagner em competir um Campeonato Nacional.”
Wagner Duarte: “Eu jamais poderia imaginar que estaria um dia participando de um Campeonato Brasileiro de Motovelocidade ainda mais na equipe de Alexandre Barros. Para mim, que nasci em uma pequena cidade no interior de Rio Grande do Norte, chegar aqui é mais ou menos como chegar na Lua. Estou ansioso para estrear no time e vivendo momentos de Super Star aqui na Região. Acabo de receber um convite para comparecer em um grande encontro de motos aqui no Nordeste só pra falar sobre esta experiência de ser piloto Alex Barros Racing para um grande público. Antigamente, para poder acompanhar a carreira do Alexandre eu precisava pedir a um amigo que comprasse as revistas na capital e mandasse pra mim, pois elas não chegavam onde eu morava. É a realização de um sonho que eu nunca ousei sonhar.”
Wagner Duarte, nascido no interior do Rio Grande do Norte em 27 de janeiro de 1972, vive em Maranguape, Ceará, há mais de 17 anos. Começou a pilotar motocicletas muito cedo graças ao apoio do pai, que lhe comprou uma motocicleta Yamaha GT 50. Praticou o fora de estrada e nos anos 80 disputou o Enduro das Praias em Natal, pilotando uma Agrale, terminando em 11º na sua categoria.
Anos depois começou a disputar as provas de arrancada, sagrando-se campeão em 2006 (recorde da pista), 2007, campeão em 2008 de forma invicta, campeão em 2009 com recorde da pista novamente e vice de Arrancada. Foi também o vencedor do Fortaleza do Racing Day Nordeste, categoria 1000cc estreante em 2010.
Em 2011 foi Campeão da Cat. Força Livre e Vice na Supersport em arrancada, ano em que também disputou as 500 Milhas de Interlagos chegando na oitava colocação e o Campeonato Cearense de motovelocidade na categoria 125, terminando em 6º. No ano seguinte terminou a categoria em 9º colocado mesmo tendo perdido algumas etapas.
Atualmente ocupa a 5ª colocação na 125 do Campeonato Cearense, além de ter vencido a etapa do Fortaleza do Racing Day Nordeste, categoria 600.